Search
Close this search box.
  • Home
  • Lançamentos
  • Fábrica da Peugeot na Argentina chega a 3 milhões de unidades produzidas

Fábrica da Peugeot na Argentina chega a 3 milhões de unidades produzidas

O grupo Stellantis, responsável por marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Ram, acaba de comemorar um marco histórico em seu Polo Industrial de El Palomar, na Argentina. A planta, que hoje é responsável pela produção do SUV 2008 e do hatch 208, já fabricou diversos modelos históricos do grupo.

A fábrica de El Palomar opera desde meados da década de 1960 e produziu mais de 20 modelos (e 80 versões) das marcas mencionadas. O local abriga as linhas de produção de Estamparia, Carroceria, Pintura e Montagem, que são complementadas pelos departamentos de Logística, Qualidade e Serviços Técnicos Gerais.

Entre os mais memoráveis que também foram vendidos no Brasil, estão as minivans Peugeot Partner e Citroën Berlingo, produzidas desde 1998 e que ainda são oferecidas em versão furgão na Argentina. Também foi responsável pela fabricação dos C4 hatchback de cinco portas, entre os anos de 2008 e 2013, do sedã Pallas, entre 2007 e 2013, e do Lounge, entre 2013 e 2021.

Planta é responsável pelos Peugeot atuais

Desde 2020, a planta é responsável pela atual geração do hatchback 208, que é acompanhada ainda pela nova geração do 2008, lançada em 2024. No fim de agosto, a planta celebrou o início da fabricação dos franceses com motor 1.0 T200 eletrificado, o mesmo utilizado nos Fiat Pulse e Fastback. 

Trata-se do motor 1.0 turbo flex MHEV, de 125/130 cv, acoplado por uma correia a uma motor elétrico (BSG) de 4 cv e 2 kgfm. A bateria do sistema é de íon-lítio e 12 Volts, instalada sob o banco do motorista. Segundo a Peugeot, o peso total dos carros aumentou em apenas 10 quilos. Os motores com a tecnologia BioHybrid são fabricados em Betim (MG), seguindo depois para a fábrica argentina. Lá, são montados nos carros e enviados para o Brasil.

Segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul: “Alcançar este marco em uma fábrica que sempre foi sinônimo de inovação e referência em tecnologias de ponta é um verdadeiro motivo de orgulho. Hoje iniciamos uma nova era com a produção dos Peugeot 208 e 2008 com tecnologia híbrida desenvolvida pela Stellantis.”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…