A tendência das motocicletas de média cilindrada deslocamento continua forte no mundo do motociclismo, à medida que mais e mais fabricantes lançam, estreiam ou lançam novos modelos nessa categoria. E uma das maiores estreias da história recente, pelo menos em termos de conceito e de entusiasmo pela motocicleta, é a inédita F 450 GS da BMW.
Apesar de termos algumas pistas sobre a novidade nos últimos meses, juntamente com um novo desenho de patente de uma versão de produção e o próprio designer dizendo que a motocicleta está chegando, a BMW não tem feito barulho desde a estreia do conceito no Salão de Milão (EICMA) no ano passado. No entanto, isso pode estar mudando, pois, segundo informações, no aniversário da estreia do protótipo, a máquina de produção será mostrada na exposição deste ano.
22
Fonte: BMW
A informação vem do Le Repaire Motards que afirma que a BMW está planejando apresentar a F 450 GS pronta para produção no EICMA deste ano em Milão, Itália. Para quem não está familiarizado com a EICMA, a feira, que começará em novembro, é onde todos os principais fabricantes de motocicletas vão para apresentar suas últimas novidades, modelos de produção e, em geral, ter uma ideia do que seus concorrentes estão fazendo.
Ao longo dos anos, a participação e as estreias dos fabricantes aumentaram e diminuíram, mas nos últimos anos, depois da pandemia, o show teve uma espécie de renascimento. Provavelmente é o motivo pelo qual a BMW está escolhendo o EICMA para o lançamento da F 450 GS, pois ela pode muito bem ser uma de suas motocicletas mais importantes até hoje.

BMW Concept F 450 GS (2025)
Foto de: BMW
Quanto às especificações, espera-se que a F 450 GS use um motor de dois cilindros de 450 cm³, totalmente novo e concebido pela BMW – produzindo cerca de 47,5 cv de potência, o que a tornaria adequada para licenças para pilotos intermediários na Europa. Espera-se ainda suspensão ajustável, dianteira e traseira, e tudo supostamente foi projetado para o fora-de-estrada como uma legítima GS.
Um dos rumores é que a BMW poderia oferecer sua caixa de câmbio automatizada (ASA) nessa opção mais acessível, mas isso anularia o objetivo de baixo preço da moto. No entanto, ainda teremos que esperar cerca de 2 meses pela estreia oficial para confirmar ou não essas informações.