Nascido com a missão de suceder o histórico Escort, na década de 1990, o Focus é o último representante da antiga Ford que conhecemos. Hoje especializada em SUVs e picapes, a marca já tem planos de aposentá-lo na Europa, onde seguiu sua carreira, até o fim do ano. Mas este talvez não seja seu fim definitivo.
Segundo a revista britânica Autocar, rumores internos citam planos de manter vivo o nome nos próximos anos. A má notícia? Caso realmente saia do papel, será como um SUV. A prática de reviver nomes históricos não é exatamente uma novidade, já que o esportivo Capri e o cupê Puma renasceram como carros altinhos para a Europa.
60
Fonte: Motor1.com
Ainda de acordo com as fontes, o novo Focus SUV poderia ser lançado já em 2027, sendo construído em sua fábrica de Valência, na Espanha, com capacidade de produção anual na casa das 300 mil unidades. Ele não seria um substituto para o Kuga, que nasceu com a mesma missão em 2007.
Em vez disso, será vendido em conjunto e oferecerá várias opções de conjunto motriz, incluindo variantes híbridas e totalmente elétricas. A base na qual ele seria construído é a mesma C2 que sustenta o Focus hatchback e também os Ford Bronco Sport e Maverick, que são vendidos no Brasil.

Maverick é o caso mais emblemático: de um pony car, virou uma picape pequena
Foto de: Motor1.com
Ressuscitar nomes não é novidade na Ford
Como dissemos, a ideia de trazer de volta alguns nomes icônicos de seu antigo portfólio em produtos que o mercado deseja hoje, como SUVs e picapes, não é exatamente uma novidade para a norte-americana.
Feito originalmente para os EUA, o Maverick já foi um carro compacto, para os padrões de lá, criado para ficar abaixo do Mustang e ser o produto mais acessível da marca na América do Norte durante os anos 70. Um papel não muito diferente do desempenhado pela atual picape Maverick, que hoje é a porta de entrada da Ford naquele mercado após o fim do EcoSport.

Ford Puma era esportivo de duas portas e renasceu como SUV compacto
Foto de: Motor1 Brasil
Na Europa, o Puma era um derivado de duas portas do Fiesta dos anos 90, pensado para concorrer com o Opel Tigra, que também tinha a mesma função. Nos dias atuais, atua como principal SUV compacto da Ford na região, sendo um sucesso de vendas.
Somente nos primeiros cinco meses de 2025, a empresa vendeu mais de 64 mil unidades do Puma – mais do que qualquer outro modelo da linha da montadora. Se o novo Focus SUV seguir os passos desses outros modelos, ele poderá se tornar igualmente popular em qualquer mercado onde for vendido.