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GWM Haval H9 chega ao Brasil com 10 anos de garantia por R$ 310 mil

A GWM oficializou a chegada do Haval H9 ao mercado brasileiro. O SUV de sete lugares estreia no país em versão única, chamada Exclusive TD480, com motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 kgfm de torque, associado a câmbio automático de nove marchas. O modelo será vendido por R$ 309 mil no lançamento, a partir de 12 de setembro, com reajuste para R$ 319 mil após o dia 20 do mesmo mês.

O Haval H9 passou por seis milhões de quilômetros de testes em 76 tipos de condições ao redor do mundo, segundo a GWM. O conjunto mecânico, compartilhado com a picape Poer P30, é complementado por tração 4×4 com reduzida, bloqueio de diferenciais dianteiro e traseiro e sete modos de condução. O SUV ainda traz recursos como a função Tank Turn, que reduz o raio de giro em até 1,5 metro, e visão panorâmica de 540° com chassi transparente.

As dimensões reforçam o porte do veículo: 4,95 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,93 m de altura e 2,85 m de entre-eixos, o maior da categoria. O porta-malas acomoda 88 litros com sete assentos em uso, 791 litros com a terceira fileira rebatida ou 1.580 litros com as duas fileiras baixadas. O peso é de 2.525 kg, o tanque tem capacidade para 78 litros e a imersão máxima é de 800 mm.

Entre os dados de desempenho, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge 170 km/h de velocidade máxima, com consumo homologado de 9,1 km/l em ciclo urbano e 10,4 km/l no rodoviário.



GWM Haval H9 é lançado no Brasil

GWM Haval H9 é lançado no Brasil

Foto de: GWM

A lista de equipamentos inclui suspensão dianteira independente do tipo duplo A e traseira com eixo rígido five link, faróis matriciais Full LED, rodas de 19″, teto solar panorâmico, estribo retrátil automático e rack de teto para até 75 kg. No interior, o modelo oferece bancos dianteiros com massagem, aquecimento, ventilação e memória, painel digital de 10,25”, multimídia de 14,6” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador sem fio de 50W e sistema de som de 640 W.

Na segurança, o H9 traz seis airbags, pacote ADAS 2+, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado traseiro. O SUV também se destaca pela garantia de 10 anos, considerada a mais abrangente do segmento no Brasil.



GWM Haval H9 é lançado no Brasil

GWM Haval H9 é lançado no Brasil

Foto de: GWM

Vai dar trabalho

Se com a Poer P30 a GWM parece entregar uma proposta honesta de custo benefício, ainda que os números e potência não sejam destaque e a picape tenha uma suspensão mais firme, com o Haval H9 parece mirar “nas cabeças” mesmo. Para comparação, o Toyota SW4 mais barato já custa R$ 412.190. Antes mesmo de falar de acabamento ou de como o SUV chinês se comporta, o Haval H9 já chega com uma vantagem de quase R$ 100 mil.

Aqui fica uma dica: não julgue o livro pela capa. O SUV da GWM é mais simpático ao vivo do que nas imagens. A grade é o ponto focal na dianteira, com faróis redondos dentro de molduras quadradas. O capô é longo e reto, dando um visual robusto junto aos arcos de roda proeminentes. Na traseira, não há muito o que comentar, ficou uma homenagem ao Land Rover Defender. O apêndice na tampa do porta-malas não o estepe, este fica abaixo, no chassi. Trata-se de um porta-trecos com capacidade para 10 kg.



GWM Haval H9 é lançado no Brasil

GWM Haval H9 é lançado no Brasil

Foto de: GWM

Talvez o único ponto de atenção de fato com o Haval H9 seja exatamente a abertura do porta-malas, lateral. Pense nisso se você costuma estacionar de ré contra a parede. Mas o exterior do SUV, ainda que nem tão harmonioso, presta ao intuito de entregar um visual robusto.

E isso nos leva a cabine, acessada por meio de um estribo lateral elétrico e retrátil. Aqui não há dúvidas das qualidades do H9. O esmero de acabamento vai do couro legítimo dos assentos (que têm mais espuma que o habitual) aos materiais macios ao toque nas portas, situação que se repete fidedignamente na segunda fileira de assentos. A GWM diz que a terceira é feita para adultos e realmente há espaço para as penas e a cabeça, mas o acesso não é dos mais simples e o assoalho é muito alto, deixando os joelhos dobrados. Pelo menos todos os passageiros traseiros contam com saídas de ar-condicionado no teto, ladeando o teto solar.



GWM Haval H9 é lançado no Brasil

GWM Haval H9 é lançado no Brasil

Foto de: GWM

Assim como aconteceu na Poer P30, o painel, os instrumentos e os acabamentos aparentam ser uma versão elevada do Haval H6, não de um veículo de proposta mais utilitária. É como se a carroceria fosse uma ode ao passado, mas o interior do SUV fosse uma antecipação do futuro.

Mas há uma diferença fundamental da Poer P30 para o Haval H9: o conforto. O primeiro contato foi feito nas mesmas estradas de chão descuidadas de São Francisco de Paula (RS), mas, no SUV pareceu quase asfalto. Com acerto específico e molas helicoidais na traseira, o H9 “alisa” as imperfeições e são poucas as situações em que se sente algum tranco. Mérito também dos amortecedores que têm mais de 22 cm de curso.



GWM Haval H9 é lançado no Brasil

GWM Haval H9 é lançado no Brasil

Foto de: GWM

Mas a GWM não parou por aí e usou uma estratégia das montadoras de luxo e que nenhum rival direto oferece no Brasil hoje: os vidros dianteiros (para-brisa e os laterais frontais) são de folha dupla. Se a suspensão isola as condições ruins, o isolamento acústico termina o trabalho e o Haval H9 anda sem passar o que está acontecendo lá fora para dentro do carro. No breve contato, o SUV entregou uma experiência ao volante de carros bem mais caros.

A mecânica não tem novidades em relação à picape, ainda que o 2.4 turbodiesel aparente responder mais rápido ao acelerado do Haval H9 do que na Poer P30. O SUV mantém a tração 4×4 com reduzida e o bloqueio de diferencial traseira, mas acrescenta ainda o bloqueio no eixo dianteiro, aumentando a capacidade fora-de-estrada.

O Haval H9 me impressionou nesse primeiro contato e, posso falar? Mesmo se custasse o mesmo que um Toyota SW4, ainda seria um rival de peso.

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