Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • Bajaj amplia nacionalização e capacidade de sua fábrica no Brasil

Bajaj amplia nacionalização e capacidade de sua fábrica no Brasil

A Bajaj do Brasil anunciou a ampliação da sua capacidade produtiva no Polo Industrial de Manaus (AM). A medida já havia sido anunciada pela matriz indiana e atenderá ao aumento da demanda pelas motos da marca no Brasil. Essa expansão passa pela introdução de parcerias para localizar os processos de solda e pintura de chassis.

A soldagem dos chassis ficará sob responsabilidade da Bendsteel, com tecnologia fornecida pela Bajaj. A empresa faz parte de um grupo que iniciou suas atividades em 1986 e está presente na Zona Franca de Manaus desde 2009. Para atender a Bajaj, contará com um espaço equipado com tecnologia robótica importada da Índia, para fabricação dos chassis das motocicletas da marca.

Já a etapa de pintura dos chassis será conduzida pela Galvasistem, fundada em abril de 2008. Especializada em galvanoplastia e KTL (pintura por deposição eletrolítica, método que fornece a melhor proteção anticorrosão, além de ser o mais ambientalmente responsável), a empresa é a única do segmento instalada em Manaus (AM) com essa tecnologia disponível.

Inaugurada em junho de 2024, a fábrica brasileira da Bajaj em Manaus foi projetada inicialmente para produzir 20 mil motocicletas por ano. No primeiro ano, foram produzidas 9.004 unidades. Já entre janeiro e agosto de 2025, a produção atingiu 19.545 unidades.



Fábrica da Bajaj em Manaus (AM) em 2025 - Bend steel

Fábrica da Bajaj em Manaus (AM) em 2025 – Bend steel

Foto de: Bajaj

Até a inauguração da planta, a Bajaj já havia investido cerca de US$ 12 milhões no Brasil. Recentemente, a matriz indiana aprovou um aporte adicional de US$ 10 milhões para viabilizar a expansão. Com os novos investimentos e parcerias, a fábrica passa a ter capacidade para produzir 200 motocicletas por dia, aumentando sua capacidade para até 48 mil por ano. 

Na fábrica de Manaus são realizados processos como preparação de kits, montagem de motores e motocicletas, controle de qualidade, embalagem e expedição. Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 200 colaboradores.

“Nosso crescimento no Brasil tem superado todas as expectativas. Em pouco tempo, conquistamos a confiança dos motociclistas brasileiros, que encontram em nossos produtos qualidade, design, tecnologia e ótimo custo-benefício. A expansão da capacidade produtiva reforça nosso compromisso de longo prazo com o mercado e com o desenvolvimento do setor no País”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Mais novidades a caminho

Hoje, o catálogo de motos da Bajaj no Brasil conta com Pulsar N150, Dominar NS160, Dominar NS 200, Dominar 250 e Dominar 400. No entanto, a marca tem mais lançamentos prometidos. Um deles é a Pulsar NS400Z, uma alternativa de proposta mais esportiva sobre a plataforma da atual Dominar 400 já oferecida por aqui.

A novidade foi confirmada pela Bajaj para o nosso mercado, mas ainda não há uma data específica para isso que aconteça. Por outro lado, registros junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) mostraram que a NS400Z já está registrada no Brasil, o que pode indicar um lançamento mais próximo.

A Pulsar NS400Z usa um motor monocilíndrico de 373 cm3 de capacidade entregando 43 cv de potência e 3,6 kgfm de torque. Para comparação, a Dominar 400 fornece 40 cv e o mesmo torque. O arrefecimento é líquido em ambas, que também contam com uma transmissão mecânica de 6 velocidades com embreagem assistida e deslizante.

Segundo o site da Bajaj na Índia, a Pulsar NS400Z traz de série modos de condução selecionáveis, quickshifter bidirecional e farol de LED com projetor. É interessantes notar que os 4 modos de condução oferecidos pela moto são Road, Rain, Sport e o curioso Off-Road.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…