Em mais um mês de crescimento, o segmento de SUVs e crossovers emplacou em agosto 35.728 unidades de acordo com a Fenabrave – foram excluídos da contagem os modelos compactos. Respondendo por quase 16,7% de todos os 214.490 veículos registrados no país, os representantes das cinco categorias avançaram 26,2% frente ao mesmo período de 2024 (28.315), embora tenham recuado 2% em relação a julho (36.454).
Entre os médios, o Corolla Cross foi o preferido pelo 3º mês consecutivo. Mais do que isso, o Toyota pela 1ª vez superou a casa das 7 mil unidades (7.737) graças a um crescimento de quase 80% na comparação com agosto passado. Com o resultado, o líder agora já abre mais de 7,5 mil unidades no acumulado do ano em relação ao Compass (4.717), uma diferença que indica que o reinado de nove anos do Jeep no segmento dificilmente se manterá.
Foto de: Caoa Chery
Embora sendo o único entre os sete primeiros a vender menos do que há um ano, o Caoa Chery Tiggo 7 (3.541) se manteve no pódio, com o GWM Haval H6 (3.102) emplacando mais de 3 mil unidades pelo 2º mês seguido, mesma situação do BYD Song (3.011). Impulsionado pela reestilização, o Territory (1.191) cresceu mais de 150% – o modelo da Ford jamais havia vendido tanto desde sua chegada ao país.
Atrás do Mitsubishi Eclipse Cross (894), o VW Taos (726) chegou ao 5º mês seguido abaixo das mil unidades. Logo atrás, o Jaecoo 7 (635) atingiu seu recorde. Fechando o top 10, o Chevrolet Equinox (336) ainda não havia vendido tanto em sua nova geração. Único modelo da chinesa Geely à venda por aqui, o EX5 (159) fechou seu 1º mês completo à frente de um Honda ZR-V (138) em resultado mais fraco desde novembro de 2023 (122).
SUVs / Crossovers Médios
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VAR. AGO/JUL |
VAR. 2025/2024 |
|
1º |
Toyota Corolla Cross |
44.692 |
7.737 |
6.866 |
4.318 |
28,03% |
24,65% |
12,69% |
79,18% |
|
2º |
Jeep Compass |
37.183 |
4.717 |
4.934 |
4.004 |
17,09% |
17,72% |
-4,40% |
17,81% |
|
3º |
Caoa Chery Tiggo 7 |
21.445 |
3.541 |
3.721 |
4.015 |
12,83% |
13,36% |
-4,84% |
-11,81% |
|
4º |
GWM Haval H6 |
19.115 |
3.102 |
3.339 |
2.111 |
11,24% |
11,99% |
-7,10% |
46,94% |
|
5º |
BYD Song* |
23.662 |
3.011 |
3.163 |
2.514 |
10,91% |
11,36% |
-4,81% |
19,77% |
|
6º |
Ford Territory |
4.426 |
1.191 |
916 |
468 |
4,31% |
3,29% |
30,02% |
154,49% |
|
7º |
Mitsubishi Eclipse Cross |
6.263 |
894 |
1.096 |
613 |
3,24% |
3,94% |
-18,43% |
45,84% |
|
8º |
VW Taos |
10.160 |
726 |
882 |
1.664 |
2,63% |
3,17% |
-17,69% |
-56,37% |
|
9º |
Jaecoo J7 |
1.947 |
635 |
620 |
0 |
2,30% |
2,23% |
2,42% |
– |
|
10º |
Chevrolet Equinox |
1.415 |
336 |
123 |
364 |
1,22% |
0,44% |
173,17% |
-7,69% |
|
11º |
Ford Bronco Sport |
1.844 |
314 |
551 |
223 |
1,14% |
1,98% |
-43,01% |
40,81% |
|
12º |
GAC GS4 |
673 |
297 |
366 |
0 |
1,08% |
1,31% |
-18,85% |
– |
|
13º |
Toyota RAV4 |
2.083 |
225 |
325 |
199 |
0,82% |
1,17% |
-30,77% |
13,07% |
|
14º |
Geely EX5 |
193 |
159 |
34 |
0 |
0,58% |
0,12% |
367,65% |
– |
|
15º |
Honda ZR-V |
1.627 |
138 |
259 |
324 |
0,50% |
0,93% |
-46,72% |
-57,41% |
|
16º |
GAC Aion V |
265 |
127 |
116 |
0 |
0,46% |
0,42% |
9,48% |
– |
|
17º |
Hyundai Kona |
394 |
114 |
100 |
22 |
0,41% |
0,36% |
14,00% |
418,18% |
|
18º |
Omoda 5 |
408 |
85 |
101 |
0 |
0,31% |
0,36% |
-15,84% |
– |
|
19º |
GAC Aion Y |
212 |
71 |
105 |
0 |
0,26% |
0,38% |
-32,38% |
– |
|
20º |
Hyundai Tucson |
1.185 |
66 |
100 |
9 |
0,24% |
0,36% |
-34,00% |
633,33% |
|
21º |
Honda CR-V |
578 |
47 |
44 |
110 |
0,17% |
0,16% |
6,82% |
-57,27% |
|
22º |
Kia Sportage |
462 |
41 |
62 |
112 |
0,15% |
0,22% |
-33,87% |
-63,39% |
|
23º |
Kia Niro |
172 |
28 |
26 |
50 |
0,10% |
0,09% |
7,69% |
-44,00% |
|
24º |
Peugeot 3008 |
7 |
2 |
0 |
3 |
0,01% |
0,00% |
– |
-33,33% |
|
25º |
Renault Mégane E-Tech |
19 |
2 |
2 |
50 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-96,00% |
Total: 180.430 • Agosto: 27.606 • Julho: 27.851 • Agosto/24: 21.173 • Variação mensal: -0,88% • Variação anual: 30,38%
Já entre os modelos maiores, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.916) superou as 1.646 unidades de maio – até então seu recorde – e agora está a menos de 200 unidades do Toyota SW4 (1.174) no acumulado do ano, garantindo sua 4ª liderança nos últimos seis meses. Em momento de transição para a chegada da linha 2026 reestilizada às ruas, o Jeep Commander (1.068) completou o pódio em forte queda (-36%).
SUVs / Crossovers Grandes
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VAR. AGO/JUL |
VAR. 2025/2024 |
|
1º |
Caoa Chery Tiggo 8 |
10.823 |
1.916 |
1.440 |
598 |
37,84% |
26,25% |
33,06% |
220,40% |
|
2º |
Toyota SW4 |
10.982 |
1.174 |
1.500 |
1.360 |
23,19% |
27,35% |
-21,73% |
-13,68% |
|
3º |
Jeep Commander |
9.599 |
1.068 |
1.312 |
1.673 |
21,09% |
23,92% |
-18,60% |
-36,16% |
|
4º |
GWM Tank 300 |
1.885 |
271 |
396 |
0 |
5,35% |
7,22% |
-31,57% |
– |
|
5º |
Mitsubishi Outlander |
570 |
161 |
262 |
0 |
3,18% |
4,78% |
-38,55% |
– |
|
6º |
VW Tiguan |
1.122 |
155 |
150 |
214 |
3,06% |
2,73% |
3,33% |
-27,57% |
|
7º |
Mitsubishi Pajero |
1.455 |
142 |
165 |
322 |
2,80% |
3,01% |
-13,94% |
-55,90% |
|
8º |
Chevrolet Trailblazer |
1.326 |
134 |
238 |
176 |
2,65% |
4,34% |
-43,70% |
-23,86% |
|
9º |
Jeep Wrangler |
66 |
29 |
1 |
8 |
0,57% |
0,02% |
2800,00% |
262,50% |
|
10º |
Hyundai Palisade |
212 |
12 |
20 |
0 |
0,24% |
0,36% |
-40,00% |
– |
|
11º |
Jeep Grand Cherokee |
93 |
1 |
1 |
6 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
-83,33% |
Total: 38.133 • Agosto: 5.063 • Julho: 5.485 • Agosto/24: 4.357 • Variação mensal: -7,69% • Variação anual: 16,20%
Na disputa entre os premium de entrada, a BMW emplacou os dois primeiros colocados, com o X1 (479) à frente do X2 (201), com o Volvo EX30 (199) perdendo bastante espaço (-36,6%). Praticamente em empate técnico com o Mercedes GLA (86), o elétrico Volvo EC40 (83) completou o top 5. Aposta da Kia na categoria, o EV5 (5) emplacou praticamente a metade de todas as suas unidades do ano em agosto.
SUVs / Crossovers Premium I
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VAR. AGO/JUL |
VAR. 2025/2024 |
|
1º |
BMW X1 |
3.433 |
479 |
542 |
199 |
37,81% |
41,82% |
-11,62% |
140,70% |
|
2º |
BMW X2 |
984 |
201 |
172 |
24 |
15,86% |
13,27% |
16,86% |
737,50% |
|
3º |
Volvo EX30 |
2.437 |
199 |
203 |
314 |
15,71% |
15,66% |
-1,97% |
-36,62% |
|
4º |
Mercedes-Benz GLA |
809 |
86 |
95 |
97 |
6,79% |
7,33% |
-9,47% |
-11,34% |
|
5º |
Volvo EC40 |
239 |
83 |
50 |
0 |
6,55% |
3,86% |
66,00% |
– |
|
6º |
Audi Q3 |
957 |
55 |
81 |
210 |
4,34% |
6,25% |
-32,10% |
-73,81% |
|
7º |
Chevrolet Equinox EV |
80 |
52 |
1 |
0 |
4,10% |
0,08% |
5100,00% |
– |
|
8º |
Land Rover Evoque |
270 |
32 |
43 |
38 |
2,53% |
3,32% |
-25,58% |
-15,79% |
|
9º |
Zeekr X |
216 |
32 |
20 |
0 |
2,53% |
1,54% |
60,00% |
– |
|
10º |
BMW IX1 |
299 |
24 |
45 |
14 |
1,89% |
3,47% |
-46,67% |
71,43% |
|
11º |
BMW IX2 |
145 |
10 |
23 |
0 |
0,79% |
1,77% |
-56,52% |
– |
|
12º |
Mini Cooper Countryman |
134 |
7 |
11 |
42 |
0,55% |
0,85% |
-36,36% |
-83,33% |
|
13º |
Kia EV5 |
11 |
5 |
0 |
2 |
0,39% |
0,00% |
– |
150,00% |
|
14º |
Mercedes-Benz EQA |
55 |
1 |
8 |
5 |
0,08% |
0,62% |
-87,50% |
-80,00% |
|
15º |
Volvo XC40 |
209 |
1 |
2 |
30 |
0,08% |
0,15% |
-50,00% |
-96,67% |
Total: 10.278 • Agosto: 1.267 • Julho: 1.296 • Agosto/24: 975 • Variação mensal: -2,24% • Variação anual: 29,95%
Entre os médios premium, mais uma liderança confortável do Volvo XC60 (380), com seu melhor resultado desde novembro passado (444). Com 151 unidades, o Mercedes GLB foi novamente o adversário mais próximo, com o Mercedes GLC (119) completando o pódio. Quinto, o BMW X3 (103) foi o único entre os primeiros colocados com desempenho negativo (-42,4%).
SUVs / Crossovers Premium II
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VAR. AGO/JUL |
VAR. 2025/2024 |
|
1º |
Volvo XC60 |
2.026 |
380 |
318 |
326 |
33,90% |
28,32% |
19,50% |
16,56% |
|
2º |
Mercedes-Benz GLB |
898 |
151 |
165 |
42 |
13,47% |
14,69% |
-8,48% |
259,52% |
|
3º |
Mercedes-Benz GLC |
1.265 |
119 |
117 |
70 |
10,62% |
10,42% |
1,71% |
70,00% |
|
4º |
Porsche Macan |
1.053 |
106 |
118 |
88 |
9,46% |
10,51% |
-10,17% |
20,45% |
|
5º |
BMW X3 |
342 |
103 |
41 |
179 |
9,19% |
3,65% |
151,22% |
-42,46% |
|
6º |
Land Rover Defender |
669 |
101 |
118 |
93 |
9,01% |
10,51% |
-14,41% |
8,60% |
|
7º |
Lexus NX |
301 |
52 |
49 |
56 |
4,64% |
4,36% |
6,12% |
-7,14% |
|
8º |
Audi Q5 |
864 |
47 |
109 |
124 |
4,19% |
9,71% |
-56,88% |
-62,10% |
|
9º |
BMW X4 |
596 |
26 |
54 |
121 |
2,32% |
4,81% |
-51,85% |
-78,51% |
|
10º |
BYD TAN |
78 |
11 |
10 |
14 |
0,98% |
0,89% |
10,00% |
-21,43% |
|
11º |
Chevrolet Blazer EV |
37 |
10 |
2 |
0 |
0,89% |
0,18% |
400,00% |
– |
|
12º |
Audi Q6 E-Tron |
81 |
9 |
11 |
0 |
0,80% |
0,98% |
-18,18% |
– |
|
13º |
Jaguar F-Pace |
15 |
2 |
5 |
7 |
0,18% |
0,45% |
-60,00% |
-71,43% |
|
14º |
Land Rover Velar |
73 |
2 |
3 |
11 |
0,18% |
0,27% |
-33,33% |
-81,82% |
|
15º |
Mercedes-Benz EQB |
36 |
2 |
3 |
1 |
0,18% |
0,27% |
-33,33% |
100,00% |
Total: 8.334 • Agosto: 1.121 • Julho: 1.123 • Agosto/24: 1.132 • Variação mensal: -0,18% • Variação anual: -0,97%
Com 121 unidades, o Porsche Cayenne foi o preferido pelo 4º mês seguido entre os modelos mais sofisticados. Após três meses seguidos como vice, o BMW X5 (89) foi superado pelo Mercedes GLE (101). Terceiro colocado em julho, o Volvo XC90 (57) caiu para a 7ª colocação – o EX90, sua versão elétrica, teve apenas 4 unidades emplacadas no mês passado.
SUVs / Crossovers Premium III
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VAR. AGO/JUL |
VAR. 2025/2024 |
|
1º |
Porsche Cayenne |
1.202 |
121 |
160 |
155 |
18,03% |
22,89% |
-24,38% |
-21,94% |
|
2º |
Mercedes-Benz GLE |
635 |
101 |
73 |
39 |
15,05% |
10,44% |
38,36% |
158,97% |
|
3º |
BMW X5 |
817 |
89 |
113 |
26 |
13,26% |
16,17% |
-21,24% |
242,31% |
|
4º |
Land Rover Discovery** |
720 |
77 |
69 |
124 |
11,48% |
9,87% |
11,59% |
-37,90% |
|
5º |
Land Rover Range Rover / Sport |
532 |
70 |
68 |
74 |
10,43% |
9,73% |
2,94% |
-5,41% |
|
6º |
BMW X6 |
353 |
63 |
51 |
59 |
9,39% |
7,30% |
23,53% |
6,78% |
|
7º |
Volvo XC90 |
689 |
57 |
84 |
106 |
8,49% |
12,02% |
-32,14% |
-46,23% |
|
8º |
Audi Q8 |
154 |
37 |
13 |
26 |
5,51% |
1,86% |
184,62% |
42,31% |
|
9º |
Audi Q7 |
96 |
14 |
12 |
7 |
2,09% |
1,72% |
16,67% |
100,00% |
|
10º |
BMW IX |
74 |
12 |
11 |
42 |
1,79% |
1,57% |
9,09% |
-71,43% |
|
11º |
BMW X7 |
139 |
8 |
10 |
11 |
1,19% |
1,43% |
-20,00% |
-27,27% |
|
12º |
Mercedes-Benz Classe G |
107 |
8 |
3 |
2 |
1,19% |
0,43% |
166,67% |
300,00% |
|
13º |
Mercedes-Benz EQE SUV |
6 |
4 |
1 |
2 |
0,60% |
0,14% |
300,00% |
100,00% |
|
14º |
Volvo EX90 |
126 |
4 |
17 |
0 |
0,60% |
2,43% |
-76,47% |
– |
|
15º |
Mercedes-Benz GLS |
35 |
3 |
5 |
4 |
0,45% |
0,72% |
-40,00% |
-25,00% |
|
16º |
Lamborghini Urus |
24 |
2 |
6 |
1 |
0,30% |
0,86% |
-66,67% |
100,00% |
|
17º |
Rolls-Royce Cullinan |
10 |
1 |
3 |
0 |
0,15% |
0,43% |
-66,67% |
– |
Total: 5.719 • Agosto: 671 • Julho: 699 • Agosto/24: 678 • Variação mensal: -4,01% • Variação anual: -1,03%
Observações:
- Resultado do BYD Song* inclui emplacamentos das versões Plus e Pro;
- Resultado do Land Rover Discovery** inclui emplacamentos da versão Sport.
Fonte: Fenabrave