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Fornecedores já trabalham em picape média da Hyundai/GM; lançamento em 2028

Anunciado em agosto, o acordo de cooperação entre a General Motors e o grupo Hyundai já está em pleno funcionamento. Segundo fornecedores ligados à nova parceria, ouvidos por nossos colegas do Motor1.com Argentina, os primeiros frutos do projeto serão duas picapes.

A primeira a chegar será uma picape média, cuja fabricação ficará a cargo da Chevrolet, mas que estreará no mercado com o emblema da Hyundai. Ela competirá com VW Amarok, Toyota Hilux e Ford Ranger e, mais adiante, dará origem à nova geração da S10. A previsão é que sua chegada ocorra em 2028.

Apesar de ainda não haver informações concretas sobre o design da nova picape, a projeção criada por inteligência artificial pelo Motor1.com Brasil, exibida na abertura desta matéria de maneira ilustrativa, já oferece um indício do que podemos esperar para o futuro projeto.

Além dela, haverá uma picape intermediária, de porte semelhante a Fiat Toro e Ford Maverick. Esse modelo substituirá a atual Chevrolet Montana, que não alcançou o desempenho esperado em vendas, e também terá versão Hyundai. A montadora coreana cuidará do design, da configuração de alguns equipamentos e da estratégia comercial.

Fornecedores que já tiveram acesso aos desenhos das peças afirmam que as diferenças entre as duas picapes estarão em detalhes de carroceria, como capô, para-choques, faróis, rodas e acessórios. O interior também seguirá identidades distintas, com comandos inspirados em outros modelos de cada marca.

A produção da picape média será em São José dos Campos (SP), na mesma fábrica da S10 e do Trailblazer. Por enquanto, não há planos para um sucessor do SUV, já que a Hyundai não demonstra interesse em derivar um utilitário dessa base, tendo o Santa Fe em seu portfólio.

Já a picape intermediária da Chevrolet será feita em São Caetano do Sul (SP), enquanto a versão da Hyundai ficará em Piracicaba (SP), na planta do HB20 e do Creta. Esse projeto ainda está em estágio inicial e deve chegar apenas em 2029.

Em termos mecânicos, a picape média deverá manter versões turbodiesel e ganhar opções híbridas. A menor, por sua vez, terá variantes a gasolina e híbridas. Considerando que os motores com correia banhada a óleo da GM enfrentaram resistência no mercado, é possível que a escolha recaia sobre os propulsores TGDI (1.0 turbo com injeção direta) da Hyundai.

Além das picapes, SUV e compacto

O plano de GM e Hyundai não se restringe às picapes. As empresas já trabalham em um SUV que poderá substituir Tracker e Creta, em um hatchback baseado no novo HB20 — já visto em testes — e em uma van elétrica voltada ao mercado norte-americano. Nada foi dito sobre os sedãs Onix Plus e HB20S, tampouco sobre SUVs menores. A expectativa é de que a parceria alcance 800 mil veículos por ano quando todo o portfólio estiver consolidado.

A aliança lembra outras já vistas no setor, como a de Renault, Mercedes-Benz e Nissan para lançar Alaskan e Classe X (baseada na Frontier), ou a Autolatina entre Volkswagen e Ford, nos anos 1980 e 1990.

Esses arranjos, no entanto, nem sempre foram bem-sucedidos. Ainda assim, GM e Hyundai estão confiantes: compartilhar processos de desenvolvimento e produção pode significar economias de milhões de dólares em custos industriais.

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