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Após mega-telas, Mercedes-Benz admite que botões são melhores

Parece um tanto contraditório que a marca que nos apresentou uma tela de 39,1″ na nova geração do GLC pretenda voltar aos botões físicos, mas é essa a intenção da Mercedes-Benz daqui para frente. Ao menos é o que cita Magnus Östberg, gerente de software da marca.

Em entrevista à Autocar, o executivo disse que estatísticas coletadas pelo grupo alemão mostram que os controles físicos são bem mais práticos e intuitivos, especialmente para determinadas faixas etárias e mercado específicas. Quem diria, não é mesmo?

É por isso que, além da nova geração do sistema multimídia, o GLC e o CLA Shooting Brake EV passaram a adotar um volante totalmente redesenhado, com botões e controles deslizantes, solução que deve se tornar padrão em toda a gama. O mesmo volante também será incorporado a modelos já à venda, começando pelo novo CLA sedã, como forma rápida e de baixo custo de melhorar a ergonomia sem abrir mão do caráter digital da cabine.

O retorno dos botões, no entanto, não significa que marcas como a Mercedes-Benz abandonarão as telas grandes ou comandos de voz. Pelo contrário, a alemã continuará investindo em displays e inteligência artificial, recursos fundamentais em mercados como o chinês, onde os clientes dão preferência à interação por voz e funções digitais. Ainda assim, dificilmente veremos telas ainda maiores ou dominantes, já que os limites físicos da cabine em alguns modelos já foram atingidos.



Mercedes GLC no Salão do Automóvel de Munique 2025

Mercedes GLC no Salão do Automóvel de Munique 2025

Foto de: Motor1 Itália

Não é só praticidade

Embora o retorno dos botões físicos seja um pedido antigo dos consumidores, há outro fator decisivo por trás da mudança. A partir de janeiro de 2026, o Euro NCAP, entidade que avalia a segurança dos carros vendidos na Europa, começará a reduzir a pontuação de modelos que concentrem seus comandos apenas em telas.

A justificativa está na segurança. Ao depender exclusivamente do sistema multimídia, o motorista é obrigado a desviar os olhos da estrada e navegar por diversos sub menus, algo que aumenta o risco de acidentes. Os botões, em contrapartida, permanecem em posições fixas e familiares no painel.



Teste de estrada do Mercedes CLA (2025)

Teste de estrada do Mercedes CLA (2025)

Foto de: Mercedes-Benz

Vale lembrar que o Euro NCAP não tem poder para obrigar as fabricantes a trazer de volta os comandos físicos. Como se trata de um órgão independente de testes de colisão, suas recomendações não são vinculativas. Ainda assim, nenhuma montadora quer correr o risco de ver a nota de segurança de seus novos modelos cair em um dos mercados mais exigentes do mundo.

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