O segmento de picapes médias vive um bom momento de novidades nos últimos anos. Além da chegada de várias concorrentes chinesas, a Fiat, que era conhecida por suas picapes pequenas, resolveu apostar em um modelo do tipo para ser sua opção de trabalho, a Titano. Mas ela não ficará sozinha dentro do Grupo Stellantis.
Apostando que ainda há espaço para mais uma picape média dentro de seu portfólio, o conglomerado lançará até meados de 2026 uma picape que ficará acima do utilitário vendido pela italiana, situado entre as concorrentes mais caras e sofisticadas do segmento, como a Ford Ranger e a Toyota Hilux. Ela será a versão de produção do conceito Ram Dakota. O flagra das imagens, feito por @dario.diaz235, em seu Instagram, comprova que a picape utilizará muito do conceito apresentado em agosto.
29
Fonte: Motor1.com
Maior refinamento que a Titano
Resgatando o nome Dakota, que tem história dentro das marcas Dodge e Ram, a nova picape será mais um fruto do Projeto KP1, iniciado com a produção da Titano e que também deu origem à versão vendida pela Peugeot, a Landtrek. A plataforma é derivada da Changan Hunter e traz o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, ligado ao câmbio automático de 8 marchas e ao sistema de tração 4×4 com reduzida e modo automático já utilizado por Fiat, Ram e Jeep.

3
Fonte: @dario.diaz235
Para se distanciar da Titano, a marca apostará em sua tradição dentro do segmento de picapes e em um interior bem mais refinado, utilizando telas amplas, acabamento emborrachado e soluções mais próximas das caminhonetes norte-americanas da marca.
A ideia é seguir o que já foi feito na Rampage, que nasceu com elementos herdados da Toro, mas apostou em mais sofisticação e melhor acabamento. A receita lembra o que já acontecia com a Dakota nos anos em que foi oferecida no Brasil ainda como Dodge, trazendo um produto mais próximo das picapes médias de topo, como Chevrolet S10 e Ford Ranger.

6
Fonte: Motor1 Argentina
Conceito já adiantou exterior
No dia 13 de agosto, a Ram do Brasil revelou oficialmente o visual da Dakota Nightfall Concept, depois de diversos flagras camuflados nas ruas. A apresentação aconteceu em São Paulo e confirmou que a nova picape terá um estilo próprio, mais alinhado com o restante da linha Ram.
A Dakota será fabricada em Córdoba (ARG), na mesma planta da Fiat Titano. A arquitetura é oriunda da chinesa Changan Hunter, que também serve de base para modelos como a Peugeot Landtrek e, em alguns mercados, para a Ram 1200. Nesse último caso trata-se basicamente de um rebadge. A Dakota, por outro lado, aposta em uma dianteira exclusiva, caçamba com tampa redesenhada e conjunto óptico totalmente em LED.

Foto de: Motor1.com

Foto de: Motor1.com
Embora apresentada como conceito, a Nightfall já antecipa diversos elementos que devem estar na versão de produção. A grade com o nome Ram vazado ao centro, os faróis com assinatura superior iluminada e até o capô com tomadas de ar são pistas claras da proposta visual.
Na traseira, o modelo traz lanternas em LED com novo formato, o nome Ram em destaque e iluminação adicional no santantônio esportivo. Já itens como guincho frontal, pneus de 33”, suspensão Fox elevada e estepe exposto no Rambar dificilmente chegarão à versão de rua. O modelo final começará a ser produzido em dezembro, com chegada ao Brasil prevista para o início de 2026.