Vendido no Brasil com grande sucesso desde a década de 2000 até 2020, o Santa Fe continua sendo um carro importante para a Hyundai no mundo. A atual geração, lançada em 2023, mudou radicalmente de visual e agora lembra até alguns SUVs clássicos, como o Land Rover Defender.
Isto não impediu que o modelo seguisse relevante em mercados globais, especialmente na Europa e na Ásia. Para 2025, o Hyundai Santa Fe Hybrid ganhou melhorias consideráveis para aquele mercado, principalmente na parte do seu conjunto motriz.
24
Fonte: Hyundai
A mudança mais importante do novo Santa Fe Hybrid está na capacidade de reboque, que praticamente dobrou. Antes limitado a 1.110 kg, o SUV agora pode puxar até 2.000 kg. O dado ganha relevância principalmente no mercado europeu, onde é comum o uso de trailers e reboques para lazer ou transporte de animais.
O motor 1.6 T-GDI Hybrid também recebeu melhorias e agora entrega 239 cv, contra 215 cv do modelo anterior. O ganho se reflete no desempenho: o tempo de 0 a 100 km/h caiu para 9,0 a 9,2 segundos, frente aos 9,6 a 9,8 segundos anteriores. Mesmo com mais potência, o consumo declarado varia entre 15,2 km/l e 13,9 km/l.

Foto de: Hyundai
Na geração atual, quando comparada com a anterior, o Santa Fe de quarta geração teve seu entre-eixos ampliado de 2.765 mm para 2.815 mm e comprimento espichado de 4.785 mm para 4.830 mm. A largura 1.900 mm é a mesma nas duas linhagens, enquanto a altura varia de 1.720 mm a 1.780 mm, dependendo do rack de teto. O peso total oscila entre 2.060 e 2.295 kg
Segundo a Hyundai, os ajustes foram feitos a partir do feedback de clientes que pediam mais potência e tração em um SUV desse porte. A nova configuração pode ser combinada com tração dianteira ou integral, sempre associada à transmissão automática de seis marchas.

Foto de: Hyundai
A gama também passou por mudanças. A marca coreana reduziu o número de versões, focando agora nas linhas Signature e Blackline, ambas com mais equipamentos de série, como a chave digital 2.0. Uma nova cor externa, chamada Cinza Ecotronic, também foi adicionada.
O preço inicial subiu levemente, partindo agora de 59.750 euros (cerca de R$ 376.425). O Santa Fe Hybrid continua disponível em opções de 5, 6 ou 7 lugares, sendo que a configuração intermediária é exclusiva da Blackline.

5
Fonte: Redação Motor1 Brasil
E no Brasil?
Oferecido até 2020 no país, o Santa Fe foi mais uma vítima das mudanças de portfólio e também das discussões entre a importadora CAOA e a matriz da Hyundai, na Coreia do Sul. O imbróglio foi tão grande que acabou indo parar no litigioso.
Com o impasse, a coreana ficou dependente basicamente da linha Creta e HB20, enquanto a CAOA continuou a fabricar por algum tempo o Tucson de terceira geração e o VUC HR em Anápolis (GO). O fim do casamento aconteceu em 2025, quando os dois modelos nacionalizados deixaram de ser oferecidos e a Hyundai voltou a importar diretamente, trazendo SUVs como o Palisade e elétricos como o Ioniq 5.
O fim do casamento abre agora a liberdade para o grupo coreano estudar a comercialização de novos modelos no Brasil. Até o momento, porém, não há nenhuma notícia de que a Hyundai planeje oferecer o atual Santa Fe por aqui.