Search
Close this search box.

Porsche está comprometida com esportivos elétricos

É difícil acreditar que mais de três anos se passaram desde que a Porsche anunciou que o 718 passaria a ser totalmente elétrico. Embora a adoção de veículos elétricos não tenha progredido tão rapidamente quanto a empresa projetou, o plano de remover o motor a combustão do Boxster e do Cayman permanece inalterado. No próximo mês, suas últimas unidades movidas a combustão sairão da linha de montagem.

Há muito tempo a Porsche vem dizendo que os substitutos dos veículos elétricos chegariam em meados da década. Tecnicamente, ela não quebrou essa promessa, mas provavelmente teremos que esperar até 2026 para ver a próxima geração do Boxster e do Cayman. Se você esperava um motor a gasolina atrás dos assentos, não queremos ser portadores de más notícias. Frank Moser, vice-presidente das linhas 718 e 911, reiterou que os carros serão totalmente elétricos:

Em conversa com a revista australiana CarSales da Austrália, o engenheiro mecânico, que trabalha na Porsche desde 1996, não perdeu a chance de elogiar os 718 Elétricos Vs: “Você pode estar ciente de que esse carro será muito, muito brilhante porque é leve e potente, e essa é uma combinação para um carro esportivo de duas portas, acredite em mim.”

Moser insiste que a Porsche está totalmente comprometida em transformar o Boxster e o Cayman em carros esportivos elétricos: “Acho que não é realmente uma decisão errada”. Ele se recusou a comentar os rumores que sugerem que o 718 também pode ser projetado para acomodar motores de combustão. Isso provavelmente é apenas especulação, considerando que a Audi já nos disse que o Concept C pronto para produção será vendido estritamente como um elétrico desenvolvido em uma plataforma compartilhada com outros produtos do Grupo Volkswagen.



Porsche 718 Boxster EV

Renderização do Porsche 718 Boxster EV por Motor1

Faria sentido para a Porsche e a Audi colaborarem para distribuir os custos e obter economias de escala. Lançar um carro esportivo não é uma tarefa fácil, pois o segmento continua a encolher, e é improvável que esses modelos elétricos repercutam entre os entusiastas da mesma forma que os carros de desempenho movidos a combustão. Essa é uma realidade que as duas marcas de alto padrão terão que enfrentar.

Embora Moser tenha sido previsivelmente discreto sobre o Boxster e o Cayman elétricos, ele enfatizou que eles serão leves. Embora ele não tenha fornecido um valor aproximado, há razões para acreditar que o novo 718 não será pesado. O conceito Mission R baseado no Cayman, por exemplo, tem cerca de 1.500 kg, apesar de carregar uma bateria considerável de 82 kWh.



Conceito Porsche Mission R

Conceito Porsche Mission R

É verdade que o Mission R estava mais próximo de um carro de corrida do que de um veículo de rua. Ainda assim, a tecnologia da bateria avançou significativamente desde que o conceito foi lançado em 2021. Com maior densidade de energia, a Porsche poderia reduzir a capacidade da bateria, especialmente porque o alcance é menos prioritário para os compradores desse segmento. Mesmo assim, os fiéis aos motores a gasolina certamente zombarão da ideia de um Boxster ou Cayman elétrico. É uma jogada arriscada, que a Porsche também fez com o Macan antes de decidir lançar um sucessor com motor a combustão.

O desenvolvimento de um novo modelo a combustão para substituir o Macan de primeira geração é muito mais fácil graças à arquitetura PPC prontamente disponível que sustenta o Audi Q5. Por outro lado, os 718 elétricos exigem uma plataforma especializada com restrições de embalagem muito maiores, dificultando a integração de um trem de força convencional. Talvez nem valha a pena o investimento adicional para o que continuará sendo um produto de nicho, com ou sem um motor a gasolina.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

qual será o preço no Brasil?

A Kia Motors do Brasil, representada pelo Grupo Gandini no país, iniciou a pré-venda do…

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…