A Skoda prepara novidades para a Fabia, seu compacto que ocupa o mesmo segmento do Volkswagen Polo na Europa, compartilhando a plataforma dentro do Grupo Volkswagen inclusive. O modelo deverá passar por um facelift em 2026 e já foi visto em testes no circuito de Nürburgring (ALE), com direito a algumas pistas de que pode surgir também uma versão esportiva RS.
Protótipos flagrados recentemente exibiam mudanças discretas, mas com detalhes como splitter, spoiler maior e pinças de freio vermelhas. Esses elementos sugerem não apenas uma atualização de meio de ciclo, mas também a possibilidade de uma configuração mais esportiva.
4
Fonte: Motor1.com
Uma projeção divulgada pelo Motor1.com mostra como pode ficar o Fabia após o facelift. O hatch deve ganhar linhas mais afiadas, para-choques redesenhados e novos conjuntos de faróis e lanternas, em linha com a linguagem visual mais recente da marca.
A inspiração pode vir de modelos como o Skoda Enyaq reestilizado, que estreou a nova identidade frontal da marca. Entre os acabamentos, o Monte Carlo deve seguir como o mais esportivo, com elementos externos em preto brilhante. Caso a Skoda decida apostar em uma verdadeira versão RS, o modelo poderá combinar motor mais potente com estilo ainda mais agressivo.

Foto de: Motor1.com
Atualmente, o Skoda Fabia é oferecido na Europa com motores 1.0 aspirado, 1.0 TSI em diferentes níveis de potência e o 1.5 TSI de 150 cv, com câmbio manual ou DSG. Este último é hoje o topo de linha, mas o facelift pode abrir espaço para uma opção mais forte, possivelmente equipada com o 2.0 TSI do Volkswagen Polo GTI, com cerca de 200 cv.

Skoda Fabia Monte Carlo 2022
Outra aposta é a adoção de sistemas híbridos leves de 48V, que ajudariam a reduzir consumo e emissões sem abrir mão do desempenho.
Os valores devem permanecer próximos aos praticados atualmente. Na Europa, a Skoda Fabia parte de cerca de 20.000 euros (R$ 125 mil, na cotação atual de R$ 6,26).