Em um mercado dominado por SUVs urbanos e pouco preparados para o off-road verdadeiro, surge uma alternativa diferente: o EMC 212, distribuído na Itália pela Eurasia Motor Company. Com mecânica simples, design sem frescuras e preço competitivo, ele mira um público de entusiastas que busca um 4×4 acessível e funcional.
Produzido pela Beijing Automobile Works (BAW), uma das grandes montadoras chinesas, EMC 212 adota um visual quadrado e decidido, com paralamas largos, frente vertical e capô plano, reforçando sua identidade off-road. A grade frontal é simples, integrada a faróis LED horizontais, enquanto o para-choque robusto garante um bom ângulo de ataque. Na traseira, a roda de estepe é visível, fixada lateralmente no portão. As versões mais completas recebem rodas de liga leve de 20 polegadas, estribos laterais elétricos retráteis e vidros escurecidos.
35
Fonte: EMC
Dimensões do EMC 212:
No interior, o EMC 212 mantém sua vocação off-road sem abrir mão de conforto e tecnologia. O painel traz dois displays, sendo um digital para instrumentos e outro de 12,3 polegadas para o sistema multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Comandos físicos facilitam a ergonomia, enquanto os assentos oferecem aquecimento e massagem nas versões top. Há ainda ar-condicionado automático de duas zonas, câmeras 360°, portas USB dianteiras e traseiras, boa insonorização e amplo espaço interno.

Foto de: EMC
O motor disponível é um 2.0 turbo a gasolina com 217 cv e 410 Nm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas. A tração integral com reduzida garante bom desempenho em terrenos difíceis, embora o consumo no ciclo misto ultrapasse facilmente 10 L/100 km. A homologação atende à norma Euro 6e.
Preços e versões:
Na Itália, o EMC 212 é oferecido em duas versões principais:
-
Adventurer: básica, mas completa, com rodas de liga leve, ar-condicionado dual zone, infotainment de 12,3”, teto solar elétrico, faróis LED, bancos aquecidos e tração 4×4 inserível.
-
Officier: adiciona rodas de 20”, estribos retráteis, vidros escurecidos e acabamentos internos aprimorados.
Os preços do utilitário chinês começam em €39.900 (aprox. R$ 249.800) e chegam a €43.500 (aprox. R$ 272.400) na versão topo de linha, com garantia de 5 anos ou 100.000 km.