Maior mercado do continente europeu, a Alemanha voltou a apresentar crescimento nas vendas de veículos novos em agosto após um 1º semestre de instabilidade. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas 207.229 unidades, 5% a mais do que há um ano.
No acumulado (1.874.820), porém, as vendas ainda estão 1,7% abaixo de 2024, refletindo a dificuldade de retomada consistente. O destaque do mês foi novamente o desempenho dos elétricos, que avançaram quase 46% e chegaram a 19% do mercado, bem acima dos 13,7% de agosto de 2024 de acordo com o Best Selling Cars Blog.
33
Fonte: Volkswagen
A Volkswagen (37.467) manteve a liderança entre as montadoras com crescimento de 6%, impulsionada por promoções agressivas e ampla presença nos segmentos mais vendidos. A BMW (18.605) teve alta expressiva de 15%, enquanto a vice-líder Mercedes-Benz (19.148) foi a única do top 5 a recuar (-1,5%). Entre as marcas generalistas, a Dacia (5.198) voltou a superar a Renault (4.073), reforçando sua força no mercado de entrada.
|
POS. |
MARCA |
AGO.2025 |
% MERCADO 2025 |
AGO.2024 |
% MERCADO 2024 |
% VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VW |
37.467 |
18,1% |
35.359 |
17,9% |
6,0% |
|
2º |
MERCEDES-BENZ |
19.148 |
9,2% |
19.437 |
9,9% |
-1,5% |
|
3º |
BMW |
18.605 |
9,0% |
16.140 |
8,2% |
15,3% |
|
4º |
AUDI |
15.344 |
7,4% |
13.550 |
6,9% |
13,2% |
|
5º |
SKODA |
14.472 |
7,0% |
14.451 |
7,3% |
0,1% |
|
6º |
SEAT |
12.725 |
6,1% |
10.597 |
5,4% |
20,1% |
|
7º |
OPEL |
10.940 |
5,3% |
12.142 |
6,2% |
-9,9% |
|
8º |
FORD |
9.310 |
4,5% |
8.418 |
4,3% |
10,6% |
|
9º |
HYUNDAI |
7.385 |
3,6% |
7.954 |
4,0% |
-7,2% |
|
10º |
TOYOTA |
6.354 |
3,1% |
6.800 |
3,4% |
-6,6% |
|
11º |
DACIA |
5.198 |
2,5% |
4.502 |
2,3% |
15,5% |
|
12º |
KIA |
4.822 |
2,3% |
5.450 |
2,8% |
-11,5% |
|
13º |
FIAT |
4.379 |
2,1% |
4.057 |
2,1% |
7,9% |
|
14º |
PEUGEOT |
4.285 |
2,1% |
4.875 |
2,5% |
-12,1% |
|
15º |
RENAULT |
4.073 |
2,0% |
3.672 |
1,9% |
10,9% |
|
16º |
CITROËN |
4.054 |
2,0% |
2.981 |
1,5% |
36,0% |
|
17º |
VOLVO |
3.760 |
1,8% |
3.934 |
2,0% |
-4,4% |
|
18º |
MINI |
2.861 |
1,4% |
2.619 |
1,3% |
9,2% |
|
19º |
MAZDA |
2.769 |
1,3% |
2.684 |
1,4% |
3,2% |
|
20º |
MG ROEWE |
2.140 |
1,0% |
594 |
0,3% |
260,3% |
|
… |
… |
… |
… |
|
… |
|
|
|
TOTAL |
207.229 |
100,0% |
197.322 |
100,0% |
5,0% |
|
|
ACUMULADO |
1.874.820 |
100,0% |
1.907.226 |
100,0% |
-1,7% |

53
Fonte: Motor1 Brasil
Na disputa entre os modelos, domínio absoluto da VW com os três primeiros colocados. Preferido pelo 2º mês seguido e com crescimento de quase 23% em função de promoções para a geração que está sendo substituída, o T-Roc (7.001) encurtou para menos de 400 unidades a sua desvantagem no ano em relação ao Golf (4.632). Será que veremos até dezembro o fim de um reinado que já dura 44 anos?
Terceiro, o Tiguan (4.389) foi o único entre os oito primeiros com desempenho negativo. Melhor do resto, o Opel Corsa emplacou 4.007 unidades. Com 3.497 unidades, o BMW X1 completou seis meses seguidos no top 6. Sétimo colocado, o Audi A3 (2.901) dobrou as vendas de 2024.
Depois de um tombo que o levou a ficar fora do top 50 em julho, o VW Polo (2.660) retornou ao top 10, mesmo com retração de 26% nas vendas. Mais bem posicionado entre os Mercedes, o Classe E (2.430) foi o 15º colocado. Destaque negativo, o Opel Astra (2.333) viu desaparecerem mais de 45% de seus compradores de um ano atrás.
|
POS. |
MODELO |
AGO.2025 |
% MERCADO 2025 |
AGO.2024 |
% MERCADO 2024 |
% VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VW T-ROC |
7.001 |
3,4% |
5.707 |
2,9% |
22,7% |
|
2º |
VW GOLF |
4.632 |
2,2% |
4.258 |
2,2% |
8,8% |
|
3º |
VW TIGUAN |
4.389 |
2,1% |
4.518 |
2,3% |
-2,9% |
|
4º |
OPEL CORSA |
4.007 |
1,9% |
3.589 |
1,8% |
11,6% |
|
5º |
BMW X1 |
3.497 |
1,7% |
2.661 |
1,3% |
31,4% |
|
6º |
SEAT LEON |
3.120 |
1,5% |
1.939 |
1,0% |
60,9% |
|
7º |
AUDI A3 |
2.901 |
1,4% |
1.412 |
0,7% |
105,5% |
|
8º |
MINI COOPER |
2.861 |
1,4% |
2.619 |
1,3% |
9,2% |
|
9º |
VW POLO |
2.660 |
1,3% |
3.599 |
1,8% |
-26,1% |
|
10º |
VW PASSAT |
2.619 |
1,3% |
3.209 |
1,6% |
-18,4% |
|
11º |
SKODA OCTAVIA |
2.559 |
1,2% |
3.834 |
1,9% |
-33,3% |
|
12º |
TOYOTA YARIS |
2.532 |
1,2% |
2.486 |
1,3% |
1,9% |
|
13º |
AUDI A6 |
2.517 |
1,2% |
2.434 |
1,2% |
3,4% |
|
14º |
BMW SÉRIE 3 |
2.473 |
1,2% |
2.383 |
1,2% |
3,8% |
|
15º |
MERCEDES CLASSE E |
2.430 |
1,2% |
2.235 |
1,1% |
8,7% |
|
16º |
VW ID.3 |
2.350 |
1,1% |
869 |
0,4% |
170,4% |
|
17º |
MERCEDES GLC |
2.342 |
1,1% |
2.724 |
1,4% |
-14,0% |
|
18º |
OPEL ASTRA |
2.333 |
1,1% |
4.315 |
2,2% |
-45,9% |
|
19º |
FIAT DUCATO |
2.331 |
1,1% |
2.139 |
1,1% |
9,0% |
|
20º |
VW TRANSPORTER |
2.295 |
1,1% |
1.956 |
1,0% |
17,3% |
|
21º |
BMW SÉRIE 5 |
2.279 |
1,1% |
2.187 |
1,1% |
4,2% |
|
22º |
VW T-CROSS |
2.202 |
1,1% |
2.564 |
1,3% |
-14,1% |
|
23º |
BMW X3 |
2.129 |
1,0% |
1.984 |
1,0% |
7,3% |
|
24º |
BMW SÉRIE 1 |
2.124 |
1,0% |
671 |
0,3% |
216,5% |
|
25º |
MERCEDES GLA |
2.022 |
1,0% |
1.861 |
0,9% |
8,7% |
|
26º |
SEAT FORMENTOR |
1.988 |
1,0% |
1.492 |
0,8% |
33,2% |
|
27º |
FORD TRANSIT CUSTOM |
1.980 |
1,0% |
782 |
0,4% |
153,2% |
|
28º |
SKODA KODIAQ |
1.978 |
1,0% |
1.607 |
0,8% |
23,1% |
|
29º |
SKODA KAROQ |
1.943 |
0,9% |
2.182 |
1,1% |
-11,0% |
|
30º |
SEAT IBIZA |
1.860 |
0,9% |
1.802 |
0,9% |
3,2% |
|
31º |
DACIA SANDERO |
1.840 |
0,9% |
2.058 |
1,0% |
-10,6% |
|
32º |
VW ID.4 |
1.814 |
0,9% |
808 |
0,4% |
124,5% |
|
33º |
SKODA ELROQ |
1.731 |
0,8% |
0 |
0,0% |
– |
|
34º |
VW ID.7 |
1.717 |
0,8% |
1.438 |
0,7% |
19,4% |
|
35º |
AUDI A5 |
1.705 |
0,8% |
822 |
0,4% |
107,4% |
|
36º |
AUDI Q5 |
1.638 |
0,8% |
1.440 |
0,7% |
13,8% |
|
37º |
SKODA KAMIQ |
1.621 |
0,8% |
1.501 |
0,8% |
8,0% |
|
38º |
SKODA FABIA |
1.618 |
0,8% |
1.887 |
1,0% |
-14,3% |
|
39º |
MERCEDES CLA |
1.608 |
0,8% |
1.344 |
0,7% |
19,6% |
|
40º |
VOLVO XC60 |
1.605 |
0,8% |
1.049 |
0,5% |
53,0% |
|
41º |
VW TAYRON |
1.580 |
0,8% |
0 |
0,0% |
– |
|
42º |
SEAT TERRAMAR |
1.574 |
0,8% |
0 |
0,0% |
– |
|
43º |
HYUNDAI TUCSON |
1.550 |
0,7% |
1.615 |
0,8% |
-4,0% |
|
44º |
OPEL GRANDLAND X |
1.518 |
0,7% |
1.051 |
0,5% |
44,4% |
|
45º |
CITROËN C3 |
1.483 |
0,7% |
467 |
0,2% |
217,6% |
|
46º |
OPEL FRONTERA |
1.483 |
0,7% |
0 |
0,0% |
– |
|
47º |
FORD KUGA |
1.482 |
0,7% |
1.790 |
0,9% |
-17,2% |
|
48º |
MERCEDES CLASSE V |
1.458 |
0,7% |
1.298 |
0,7% |
12,3% |
|
49º |
SKODA ENYAQ |
1.456 |
0,7% |
1.849 |
0,9% |
-21,3% |
|
50º |
OPEL MOKKA |
1.436 |
0,7% |
2.094 |
1,1% |
-31,4% |
Ranking de Modelos
- VW T-Roc: líder pelo 2º mês consecutivo, com crescimento de 23%, sustentado por promoções da geração atual.
- VW Golf: mantém disputa apertada com o T-Roc; diferença acumulada é de menos de 400 unidades.
- VW Tiguan: garantiu pódio 100% para a marca.
- Opel Corsa: “melhor do resto”, fora do trio VW.
- BMW X1: 6º mês consecutivo entre os seis primeiros.
- Audi A3: vendas dobraram em relação a ago/24.
- VW Polo: retornou ao top 10 após cair até fora do top 50 em julho (-26%).
- Mercedes Classe E: melhor desempenho da marca, em 15º lugar.
- VW ID.3: crescimento impressionante, acima de 170%.
- Opel Astra: forte retração, perdendo mais de 45% dos compradores.