A japonesa Suzuki está em um ponto de virada no Brasil. Hoje, dependente de estoques do pequeno Jimny enquanto promete novidades para nosso mercado em breve, a montadora tem planos de oferecer um modelo eletrificado na região. Até lá, entretanto, o futuro da marca por aqui fica em aberto.
Já no exterior, a Suzuki segue com seus planos de renovação e irá mudar, pela primeira vez em mais de duas décadas, seu logotipo. Como vem acontecendo com quase todas as marcas nos últimos anos, a japonesa é mais uma que adota um rebranding minimalista, deixando de lado seu “S” tradicional tridimensional para utilizar agora um desenho fino e plano, com contornos discretos nas bordas. O acabamento cromado brilhante também foi substituído por uma “prata de alto brilho” que lembra muito alumínio fosco.
6
E o motivo disso? Adivinhe só: para caber melhor nas telas. A marca está preocupada com sua imagem em dispositivos pequenos, também conhecidos como o lugar onde as pessoas mais interagem com as empresas hoje.
A empresa confirmou que o novo emblema faz parte de uma iniciativa mais ampla de renovar sua identidade visual, sob o slogan “By Your Side” (Ao Seu Lado). Ele aparecerá pela primeira vez em modelos-conceito que serão revelados durante o Japan Mobility Show 2025, que começará em 30 de outubro.

Suzuki muda seu logotipo após 22 anos
Foto de: Suzuki
A partir daí, o novo visual será implementado gradualmente em toda a linha global da Suzuki. Como as proporções do emblema permanecem inalteradas, ele pode ser facilmente instalado em grades e tampas traseiras de modelos existentes, sem precisar esperar por um ciclo de atualização.

35
Fonte: Suzuki
No Brasil, futuro da Suzuki será elétrico?
Como dito mais acima, a Suzuki hoje ainda corre para se reestruturar no país. Dependente de estoques do pequeno Jimny feitos antes de dezembro de 2024, a marca chegou a estudar com a matriz no Japão a adaptação do SUV às novas regras do Proconve L8. As conversas, entretanto, parecem ter esfriado. A saída para esse entrave pode vir de outro modelo.

Flagra Suzuki eVitara no Brasil
Foto de: Placa Verde
Recentemente, nossos colegas do @placaverde flagraram uma unidade do eVitara com camuflagem leve sendo recarregado na região de Catalão (GO), próximo ao centro de produção da HPE, que representa a Suzuki e a Mitsubishi no país.
Baseado no conceito eVX, o eVitara mede 4,28 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura. São dimensões típicas dos SUVs compactos. Entre os possíveis concorrentes estão modelos como o BYD Yuan Pro e o Chevrolet Spark EUV, ainda que este seja um pouco menor.

Foto de: Suzuki

Foto de: Suzuki

Foto de: Suzuki
Fotos de: Suzuki
Na Europa, a Suzuki oferece o eVitara em três configurações de conjunto motriz. A versão de entrada possui tração dianteira e motor elétrico de 106 kW (144 cv). A intermediária, também com tração dianteira, alcança 128 kW (174 cv). Já a topo de linha conta com tração integral (AWD), combinando motor dianteiro de 128 kW e traseiro de 48 kW, totalizando 135 kW (184 cv).
Com a confirmação de que a Suzuki participará do Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, que ocorrerá entre os dias 22 e 30 de novembro, a possibilidade de a marca japonesa mostrar o SUV é grande.