Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • Peugeot testa SUV cupê 408 na Argentina; chega ao Brasil?

Peugeot testa SUV cupê 408 na Argentina; chega ao Brasil?

Lembra-se do 408? Vendido na década passada, o modelo era um sedã médio da Peugeot que disputava a mesma faixa de preço dos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic. Não foi exatamente um sucesso de vendas, tendo ficado apenas na 9ª posição da categoria em seu primeiro ano de vendas. Ainda assim, marcou época pelo desempenho da versão com motor THP, de origem BMW.

Fora de linha desde 2019, o 408 acabou ganhando uma nova chance no exterior, onde agora é um crossover com elementos de sedã e SUV, ao estilo do Fiat Fastback, mas com altura de solo mais baixa e dimensões bem mais generosas, medindo cerca de 4,69 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos. Ao que tudo indica, também terá espaço novamente na Argentina.

SUV eletrificado

Apresentado durante o Summer Car Show argentino no início deste ano, o modelo ficou bem mais refinado, trazendo motor 1.6 PureTech turbo a gasolina, capaz de render até 180 cv, aliado a um elétrico de 110 cv. Juntos, os dois entregam até 225 cv de potência. O câmbio é automático de oito marchas. Ele será oferecido por lá na configuração de topo, a GT, que traz diferenciais como as enormes rodas de liga leve de 21″.

O conjunto de baterias dessa versão tem capacidade de 12,4 kWh e potência de 100 kW. Com esses números, o sistema garante uma autonomia de até 55 quilômetros rodando apenas no modo elétrico. O tempo de recarga pode variar de uma hora e 40 minutos, em carregadores de 7,4 kW, até pouco mais de sete horas em tomadas convencionais.

Visualmente, o 408 se destaca pela ousadia e pelo estilo marcante nas linhas. A dianteira traz vincos bem definidos, LEDs verticais em formato de “dentes de sabre” no para-choque e faróis estreitos integrados ao conjunto. Já a traseira aposta no caimento característico de modelos cupê, além do formato arrojado das lanternas, que exibem assinatura luminosa em LED com elementos internos no estilo “garra de leão”.

Na cabine, o destaque fica para o painel i-Cockpit, que combina uma posição de dirigir intuitiva com volante pequeno e de boa pegada. Esse arranjo reforça a proposta de esportividade e modernidade do modelo, criando uma experiência de condução diferente em relação aos sedãs e SUVs convencionais.

Apesar de ser um SUV-cupê, ele é maior até mesmo que o 5008 de sete lugares vendido até pouco tempo no Brasil, com 4,68 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,47 m de altura e generosos 2,75 m de entre-eixos.

E por aqui?

Apesar de ter investido recentemente no lançamento dos 208 e 2008 híbridos-leve, com motorização 1.0 T200 emprestada dos Fiat Pulse e Fastback, não há indícios de que a francesa irá oferecer modelos mais refinados novamente no mercado brasileiro. O último movimento nesse sentido foi o registro do SUV-cupê em 2023 no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Na ocasião, o francês teve seu desenho completamente registrado, incluindo não só o design geral da carroceria, mas também diversas peças do novo Peugeot 408, como grade frontal, painéis de porta e saias laterais. Na época, cogitava-se que ele completaria a gama de elétricos da marca por aqui, ficando acima de e-208 e e-2008.

Com as vendas fracas dos dois modelos, pode ser que a Peugeot tenha voltado atrás na decisão de ofertá-lo no Brasil. Em seu lugar, caso realmente volte a oferecer um modelo médio mais refinado, a escolha deve recair sobre o 3008.

Ele utiliza como base a arquitetura STLA Medium, mais moderna e modular, que já equipa na Europa a nova geração do Jeep Compass. Este SUV poderia futuramente ser produzido na fábrica da Stellantis em Goiana (PE), onde é feita a atual geração nacional e que poderia então receber seu primeiro produto da Peugeot.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…