O mercado europeu de veículos novos registrou alta de 4,7% em agosto de 2025, de acordo com os números oficiais divulgados pela ACEA, entidade que representa os fabricantes os países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça. As 791.349 unidades consolidaram o segundo mês consecutivo de evolução e reforçaram o início de uma recuperação moderada.
O desempenho foi sustentado por altas em três dos quatro maiores mercados, com destaque absoluto para a Espanha (+17,2%), que apresentou o maior salto entre os principais países. Os 100% elétricos alcançaram 159.810 unidades, representando 20,2% do total – avanço expressivo em relação aos 16,7% de agosto de 2024.
33
Fonte: Volkswagen
Já os híbridos (incluindo PHEVs) consolidaram liderança, respondendo por 44,8% do mercado, à frente dos modelos a gasolina (25,6%). No acumulado do ano (8.691.840), as vendas estão 0,4% acima de 2024, indicando estabilidade, mas com leve viés positivo. Entre as marcas, a Volkswagen (87.322) manteve a liderança com a mesma participação de mercado do ano anterior (11%).
A Toyota (55.535) permaneceu como vice-líder, mas foi a única do top 5 em baixa pelo segundo mês seguido. A Skoda (52.246) completou o pódio pelo quinto mês consecutivo, enquanto BMW (50.625) e Mercedes (44.225) também asseguraram presença no top 5. No top 10, o maior destaque foi a Hyundai (37.411), com crescimento de 13,8%.
|
POS. |
MARCA |
AGO.25 |
% MERCADO 2025 |
AGO.24 |
% MERCADO 2024 |
% VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VOLKSWAGEN |
87.322 |
11,0% |
82.880 |
11,0% |
5,4% |
|
2º |
TOYOTA |
55.535 |
7,0% |
55.825 |
7,4% |
-0,5% |
|
3º |
SKODA |
52.246 |
6,6% |
50.101 |
6,6% |
4,3% |
|
4º |
BMW |
50.625 |
6,4% |
47.641 |
6,3% |
6,3% |
|
5º |
MERCEDES-BENZ |
44.225 |
5,6% |
43.627 |
5,8% |
1,4% |
|
6º |
AUDI |
41.335 |
5,2% |
42.353 |
5,6% |
-2,4% |
|
7º |
RENAULT |
37.840 |
4,8% |
35.681 |
4,7% |
6,1% |
|
8º |
HYUNDAI |
37.411 |
4,7% |
32.866 |
4,4% |
13,8% |
|
9º |
DACIA |
36.936 |
4,7% |
34.068 |
4,5% |
8,4% |
|
10º |
PEUGEOT |
33.617 |
4,2% |
36.008 |
4,8% |
-6,6% |
|
11º |
KIA |
31.512 |
4,0% |
33.850 |
4,5% |
-6,9% |
|
12º |
FORD |
25.930 |
3,3% |
26.294 |
3,5% |
-1,4% |
|
13º |
OPEL/VAUXHALL |
24.644 |
3,1% |
25.957 |
3,4% |
-5,1% |
|
14º |
CITROËN |
20.871 |
2,6% |
15.534 |
2,1% |
34,4% |
|
15º |
CUPRA |
19.354 |
2,4% |
12.319 |
1,6% |
57,1% |
|
16º |
VOLVO |
16.101 |
2,0% |
20.445 |
2,7% |
-21,2% |
|
17º |
SAIC |
16.000 |
2,0% |
11.071 |
1,5% |
44,5% |
|
18º |
TESLA |
14.831 |
1,9% |
19.136 |
2,5% |
-22,5% |
|
19º |
FIAT |
14.689 |
1,9% |
13.630 |
1,8% |
7,8% |
|
20º |
SEAT |
13.478 |
1,7% |
16.149 |
2,1% |
-16,5% |
|
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
|
|
TOTAL |
791.349 |
… |
755.473 |
… |
4,7% |
|
|
ACUMULADO |
8.691.840 |
… |
8.660.168 |
… |
0,4% |
Observações:
– Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido; e
– Números da Suzuki (*) fornecidos pela JATO.
Já entre os modelos, o VW T-Roc (14.693) manteve a dianteira pelo 2º mês seguido, beneficiado por promoções da geração atual. Esse resultado representa a sexta liderança do SUV de acordo com o Best Selling Cars Blog. O Dacia Sandero (13.834) foi vice em agosto, mas segue nº 1 no acumulado do ano, enquanto o Toyota Yaris Cross (12.201) repetiu a 3ª colocação de julho, marcando novo recorde.

Foto de: Motor1.com
Após liderar entre abril e junho, o Renault Clio (12.091) ficou em 5º lugar, mas permanece vice no acumulado de 2025. Já o Hyundai Tucson (11.350) atingiu a 6ª posição, igualando sua melhor marca histórica de maio de 2022, segundo o BSCB.
O novo Citroën C3 (7.929) surpreendeu com crescimento acima de 100%, destacando-se entre os lançamentos recentes. No segmento elétrico, o Tesla Model Y (8.330) manteve a posição de honra, mas em forte queda (-38%). Entre os modelos premium, o GLC (4.606) foi o único representante da Mercedes a conseguir figurar no top 50.
|
POS. |
MODELO |
AGO.25 |
% MERCADO 2025 |
AGO.24 |
% MERCADO 2024 |
% VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VW T-ROC |
14.693 |
1,9% |
12.853 |
1,7% |
14,3% |
|
2º |
DACIA SANDERO |
13.834 |
1,7% |
15.653 |
2,1% |
-11,6% |
|
3º |
TOYOTA YARIS CROSS |
12.201 |
1,5% |
13.201 |
1,7% |
-7,6% |
|
4º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
12.157 |
1,5% |
11.523 |
1,5% |
5,5% |
|
5º |
RENAULT CLIO |
12.091 |
1,5% |
12.180 |
1,6% |
-0,7% |
|
6º |
HYUNDAI TUCSON |
11.350 |
1,4% |
8.875 |
1,2% |
27,9% |
|
7º |
DACIA DUSTER |
9.813 |
1,2% |
11.655 |
1,5% |
-15,8% |
|
8º |
TOYOTA YARIS |
9.666 |
1,2% |
10.294 |
1,4% |
-6,1% |
|
9º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
9.585 |
1,2% |
9.369 |
1,2% |
2,3% |
|
10º |
VW GOLF |
9.444 |
1,2% |
9.622 |
1,3% |
-1,8% |
|
11º |
SKODA OCTAVIA |
9.062 |
1,1% |
9.945 |
1,3% |
-8,9% |
|
12º |
FORD PUMA |
9.005 |
1,1% |
8.938 |
1,2% |
0,7% |
|
13º |
TOYOTA COROLLA |
8.918 |
1,1% |
7.867 |
1,0% |
13,4% |
|
14º |
KIA SPORTAGE |
8.811 |
1,1% |
10.153 |
1,3% |
-13,2% |
|
15º |
PEUGEOT 2008 |
8.780 |
1,1% |
9.079 |
1,2% |
-3,3% |
|
16º |
PEUGEOT 208 |
8.339 |
1,1% |
10.778 |
1,4% |
-22,6% |
|
17º |
TESLA MODEL Y |
8.330 |
1,1% |
13.410 |
1,8% |
-37,9% |
|
18º |
AUDI A3 |
7.989 |
1,0% |
5.753 |
0,8% |
38,9% |
|
19º |
CITROËN C3 |
7.929 |
1,0% |
3.778 |
0,5% |
109,9% |
|
20º |
HYUNDAI KONA |
7.477 |
0,9% |
6.051 |
0,8% |
23,6% |
|
21º |
VW POLO |
7.193 |
0,9% |
10.508 |
1,4% |
-31,5% |
|
22º |
PEUGEOT 3008 |
6.978 |
0,9% |
5.710 |
0,8% |
22,2% |
|
23º |
BMW X1 |
6.844 |
0,9% |
7.690 |
1,0% |
-11,0% |
|
24º |
SKODA KODIAQ |
6.744 |
0,9% |
6.199 |
0,8% |
8,8% |
|
25º |
SKODA FABIA |
6.569 |
0,8% |
7.180 |
1,0% |
-8,5% |
|
26º |
TOYOTA C-HR |
6.559 |
0,8% |
7.077 |
0,9% |
-7,3% |
|
27º |
SKODA KAMIQ |
6.549 |
0,8% |
6.203 |
0,8% |
5,6% |
|
28º |
RENAULT CAPTUR |
6.489 |
0,8% |
7.712 |
1,0% |
-15,9% |
|
29º |
SKODA ELROQ |
6.450 |
0,8% |
0 |
0,0% |
– |
|
30º |
VW T-CROSS |
6.444 |
0,8% |
6.334 |
0,8% |
1,7% |
|
31º |
TESLA MODEL 3 |
6.382 |
0,8% |
5.557 |
0,7% |
14,8% |
|
32º |
MG ZS |
6.066 |
0,8% |
4.502 |
0,6% |
34,7% |
|
33º |
FORD KUGA |
6.059 |
0,8% |
6.132 |
0,8% |
-1,2% |
|
34º |
NISSAN QASHQAI |
5.828 |
0,7% |
5.344 |
0,7% |
9,1% |
|
35º |
DACIA BIGSTER |
5.742 |
0,7% |
0 |
0,0% |
– |
|
36º |
TOYOTA AYGO |
5.714 |
0,7% |
5.469 |
0,7% |
4,5% |
|
37º |
TOYOTA RAV4 |
5.550 |
0,7% |
4.584 |
0,6% |
21,1% |
|
38º |
CUPRA FORMENTOR |
5.445 |
0,7% |
5.078 |
0,7% |
7,2% |
|
39º |
BMW X3 |
5.410 |
0,7% |
3.346 |
0,4% |
61,7% |
|
40º |
JEEP AVENGER |
5.332 |
0,7% |
4.770 |
0,6% |
11,8% |
|
41º |
BMW SÉRIE 1 |
5.303 |
0,7% |
2.284 |
0,3% |
132,2% |
|
42º |
SKODA KAROK |
5.302 |
0,7% |
6.907 |
0,9% |
-23,2% |
|
43º |
BMW IX1 |
5.260 |
0,7% |
3.697 |
0,5% |
42,3% |
|
44º |
VW ID.3 |
5.253 |
0,7% |
3.441 |
0,5% |
52,7% |
|
45º |
BMW SÉRIE 3 |
4.994 |
0,6% |
5.344 |
0,7% |
-6,5% |
|
46º |
VW ID.4 |
4.963 |
0,6% |
4.075 |
0,5% |
21,8% |
|
47º |
MINI COOPER |
4.929 |
0,6% |
4.918 |
0,7% |
0,2% |
|
48º |
SEAT IBIZA |
4.831 |
0,6% |
5.707 |
0,8% |
-15,3% |
|
49º |
FIAT PANDA |
4.666 |
0,6% |
3.872 |
0,5% |
20,5% |
|
50º |
MERCEDES GLC |
4.606 |
0,6% |
4.719 |
0,6% |
-2,4% |