Enquanto a Nissan está apostando no trio Kicks Play, Kait e Kicks de nova geração para o Brasil, a marca está adotando outro caminho para o mercado indiano. Por lá, a empresa revelou as primeiras imagens do Tekton, um SUV compacto que, apesar de ter poucas chances para o Brasil, tem a mira fechada em um rival bem conhecido por aqui também: o Hyundai Creta.
Enquanto a empresa ainda não revelou nenhum dado relevante sobre a parte técnica do Nissan Tekton, sabemos que ele substituirá na Índia o Terrano, outro SUV compacto que é baseado na geração anterior do Renault Duster. Assim como o antecessor, o Tekton compartilhará a plataforma CMF-B do novo Duster europeu e, tanto o SUV da Nissan quanto o da Renault, serão fabricados na linha de montagem da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em Chennai (IND) e a previsão é a de que o lançamento ocorra em 2026. Na Índia, o modelo atuará entre o Nissan Magnite, que seria um equivalente mais barato ao nosso Kicks Play (fotos abaixo), e o X-Trail.
32
Fonte: Motor1.com
Visual e inspiração no Patrol
O nome Tekton vem do grego e significa “artesão” ou “arquiteto”. Segundo a Nissan, a escolha representa a combinação entre precisão técnica e design elaborado. As primeiras imagens mostram um SUV de linhas robustas e proporções equilibradas, com clara inspiração no Nissan Patrol, o modelo mais tradicional da marca. A dianteira traz faróis de LED em formato de “C” e uma barra luminosa que percorre toda a grade, com o nome “Tekton” grafado sobre o capô. O para-choque largo e o capô vincado reforçam o aspecto de solidez.
Na traseira, o destaque é a lanterna interligada por uma faixa de LED vermelha, acompanhada do nome do modelo escrito em letras espaçadas no centro da tampa. O conjunto cria um visual moderno e alinhado à atual linguagem de design global da Nissan. De perfil, as linhas são musculosas e o caimento do teto levemente inclinado busca transmitir um ar mais dinâmico.

NIssan Tekton – Teasers na Índia
Foto de: Nissan

NIssan Tekton – Teasers na Índia
Foto de: Nissan
Fotos de: Nissan
Produção e posicionamento
Previsto para chegar primeiro ao mercado indiano, o Tekton será produzido na mesma fábrica responsável pelo Magnite e outros modelos compactos da Nissan. Ele será exportado a países da Ásia e de outros continentes, embora a marca ainda não tenha confirmado se o SUV será vendido fora da região.
O modelo deve estrear como uma alternativa intermediária dentro da gama global da Nissan, com proposta de combinar visual mais sofisticado, robustez estrutural e tecnologias voltadas ao conforto e à segurança. Detalhes sobre motorizações e interior serão divulgados mais perto do lançamento, previsto para o próximo ano.