Em flagra exclusivo do Motor1.com Brasil, obtivemos acesso a novas imagens do SUV do Onix, que chegará em breve com a missão de encarar os novos players no segmento de entrada formado por VW Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse.
As imagens que você vê aqui, enviadas pelo leitor Daniel S. Fontes, indicam que o novo modelo deverá beber bastante da fonte do rival da VW. Isso porque ambos terão linha de cintura mais baixa e compacto, mesclando o visual de um hatch com o de um SUV.
Foto de: Redação Motor1 Brasil
Carinha de Equinox
Baseado no Onix hatch, como entregam os vidros e portas laterais, o novo SUV terá também o mesmo entre-eixos, de 2,55 metros. Não são dimensões tão diferentes das de seus principais concorrentes, que vão de 2,53 metros no caso da Fiat, 2,56 metros no VW e 2,60 metros no Renault.

9
Fonte: Chevrolet
O que mudará bastante é o balanço traseiro, já que o SUV adotará uma nova tampa com inspiração clara nos SUVs mais refinados da Chevrolet, em especial no Equinox EV. As lanternas traseiras, aliás, trarão o mesmo esquema de peças interligadas que atravessam toda a extensão do porta-malas. Com as mudanças, espere também um volume maior para malas e bagagens do que os atuais 303 litros do Onix.
Na dianteira, o SUV utilizará faróis divididos, como já estão presentes no Tracker, Montana e na Spin. Junto deles, o capô ficará em posição mais elevada, aumentando o size impression do carro.

8
Fonte: Chevrolet
Mecânica também será do Onix
Sabendo que o SUV utilizará a mesma base e a mesma linha de montagem do Onix e do Onix Plus, não há muito segredo na motorização. O atual 1.0 turbo de três cilindros da marca é presença praticamente certa sob o capô, em parceria com uma transmissão automática de seis marchas. Mas ainda é cedo para dizer qual 1.0 turbo será utilizado: com injeção direta, como no Tracker, ou sem, como no Onix.
A partir daí, resta saber qual será a estratégia da General Motors para o SUV derivado do Onix. A marca pode descer ao nível de VW Tera e Citroën Basalt, oferecendo o 1.0 de três cilindros aspirado das versões de entrada do Onix, com até 82 cv, associado a um câmbio manual de seis marchas para uma opção mais acessível.
Também não seria surpresa ver o 1.2 turbo de três cilindros das versões mais caras do Tracker em uma possível configuração mais esportiva, algo semelhante ao que a Fiat faz com o Pulse Abarth. De qualquer forma, dificilmente veremos motorização inédita no SUV derivado do hatch.
Afinal, quando chega?
A Chevrolet ainda não deu uma data para o lançamento oficial deste inédito SUV do Onix. No entanto, há alguns indícios. A marca possui um campo de provas próprio, o de Cruz Alta no interior paulista. Lá, a empresa faz boa parte do desenvolvimento inicial de seus carros antes do lançamento.
Sempre que um carro Chevrolet é flagrado rodando em vias públicas, ainda que sob camuflagens, ele costuma já estar com sua carroceria definitiva e mais próximo do lançamento. A marca deixa para as ruas apenas os testes que não pode replicar em seu campo de provas. Mesmo que ainda não exista uma data oficial de lançamento, o SUV do Chevrolet Onix não pode estar a mais do que alguns meses de sua apresentação.