O termo MHEV, ou Mild Hybrid Electric Vehicle, tem aparecido cada vez mais em lançamentos de carros no Brasil, mas muita gente ainda não entende exatamente como ele funciona e quais são suas vantagens.
Diferente de um híbrido tradicional ou de um carro totalmente elétrico, o MHEV combina um motor a combustão com um sistema elétrico compacto, que ajuda o veículo em situações específicas, mas não permite rodar apenas na energia elétrica. Neste guia, vamos explicar como funciona, para que serve e quais cuidados você deve ter ao dirigir um veículo MHEV.
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Fonte: Motor1 Brasil
Como funciona um MHEV?
O MHEV possui uma bateria de baixa tensão, normalmente entre 12V e 48V, que alimenta um motor elétrico auxiliar conectado ao motor a combustão. Tal conexão pode ocorrer por meio de correia (Belt Start Generator, ou BSG) ou com o motor elétrico ligado de forma mais direta ao propulsor a combustão. Esse motor elétrico não substitui o motor principal: ele atua em momentos estratégicos, como:
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Partida do motor: elimina o uso de motor de arranque tradicional, também tornando a partida mais silenciosa
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Apoio em acelerações leves: reduz o esforço do motor a combustão, economizando combustível.
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Recuperação de energia em frenagens (regenerativa): a energia cinética é convertida em eletricidade e armazenada na bateria para uso posterior.
Por conta disso, um carro com sistema MHEV usa o motor elétrico para substituir de uma vez só o alternador e o motor de partida convencionais de um carro. Diferentemente dos híbridos convencionais (HEV, para os plenos, ou PHEV para os que têm as baterias carregadas em tomada também), o MHEV não roda sozinho em modo elétrico. Ou seja, você sempre depende do motor a combustão, mas o sistema elétrico contribui para maior eficiência e suavidade na condução.

Plataforma Bio-Hybrid da Stellantis com sistema híbrido leve (MHEV) por BSG de 12V
Foto de: Stellantis
Vantagens de um MHEV
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Economia de combustível: principalmente em trânsito urbano, com muitas paradas e partidas.
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Redução de emissões: o motor elétrico auxilia em acelerações, diminuindo gases poluentes na medida em que reduz o esforço do motor a combustão partindo da imobilidade, fase em que mais se polui.
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Partidas e retomadas mais suaves: o carro fica mais silencioso e confortável.
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Custo menor que híbridos convencionais: como a bateria é pequena e o sistema mais simples, o preço do veículo não sobe tanto.
Cuidados ao dirigir um MHEV
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Não espere dirigir totalmente elétrico: diferente de híbridos completos ou elétricos, o MHEV não permite rodar sem consumir combustível.
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Manutenção da bateria: embora seja pequena, a bateria precisa estar sempre em boas condições para que o sistema funcione corretamente.
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Uso correto de marcha e aceleração: o sistema é otimizado para uso urbano; acelerações bruscas podem reduzir a eficiência do motor elétrico auxiliar.

Foto de: Motor1.com
Mitos e verdades sobre MHEV
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Mito: O carro MHEV funciona como um elétrico comum.
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Verdade: Ele sempre depende do motor a combustão, mas oferece assistência elétrica estratégica.
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Mito: A bateria do MHEV precisa ser carregada na tomada. Os híbridos que fazem isso são os PHEV, híbridos plug-in
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Verdade: A bateria recarrega automaticamente durante a condução, sem necessidade de recarga externa.
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Mito: MHEV não traz economia significativa. Pode ser pequena, mas é considerável
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Verdade: Em uso urbano, especialmente com tráfego intenso, a economia pode chegar a 10% de combustível em comparação a um carro apenas a combustão.

Foto de: Motor1.com
Para quem é indicado
O MHEV é ideal para quem usa o carro majoritariamente em urbanos que querem reduzir consumo e emissões sem investir em um híbrido completo ou elétrico, que geralmente demandam preços mais elevados. Também é uma boa opção para quem busca tecnologia moderna sem abrir mão da praticidade do motor a combustão.
Ou seja…
Um carro MHEV, híbrido leve, combina o melhor de dois mundos: o motor a combustão continua fornecendo potência e autonomia, enquanto o motor elétrico auxiliar melhora a eficiência, suaviza partidas e reduz emissões. Entender como ele funciona ajuda a tirar o máximo proveito da tecnologia e dirigir de forma mais econômica e consciente, aproveitando o que esse sistema tem a oferecer.

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Fonte: Motor1 Brasil
Exemplos de carros que são MHEV, ou híbridos leves
O caso mais notório de carros com sistema MHEV no Brasil é o de carros da Stellantis dotados do que a empresa chama de Bio-Hybrid. Ele usa como base o motor 1.0 T200 com até 130 cv de potência em associação com um elétrico BSG de 12V. A Kia oferece algo similar, enquanto modelos relevantes da CAOA Chery já apostam em um sistema de 48V, com o mesmo princípio, mas mais robusto. Confira alguns exemplos:
- Fiat Pulse T200 Hybrid (12V)
- Fiat Fastback T200 Hybrid (12V)
- Peugeot 208 GT T200 Hybrid (12V)
- Peugeot 2008 GT T200 Hybrid (12V)
- Kia Stonic (48V)
- Kia Sportage (48V)
- CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid Max Drive (48V)
- CAOA Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive (48V)
- CAOA Chery Tiggo 7Pro Hybrid Max Drive (48V)