Mais uma marca do grupo Stellantis está com as malas prontas para desembarcar no Brasil. Trata-se da novata Leapmotor, uma startup fundada em 2015 e que, desde 2023, faz parte do conglomerado que também reúne Fiat, Jeep e Citroën. Focada principalmente em carros elétricos e em modelos com extensor de autonomia, a fabricante chinesa chegará inicialmente com dois produtos EV.
Paralelamente à importação dos dois modelos – que deverão começar a ser vendidos em novembro –, a marca prepara sua rede de concessionárias, como a loja já em fase de finalização na Avenida Dr. Ricardo Jafet, na zona sul de São Paulo. A estrutura será independente das demais marcas do grupo, mas com volume superior ao dos atuais veículos eletrificados vendidos pela Peugeot (e-2008) e pela Fiat (500e).
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Fonte: Leonardo Fortunatti
Em um segundo momento, não está descartada a possibilidade de produção nacional. Durante o evento Electric Days, realizado neste ano, João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis, afirmou que a empresa mantém a chance em aberto, ainda sem prazos definidos.

Foto de: Stellantis
Como são o C10 e o B10
Com a expertise da Leapmotor em veículos elétricos e a experiência da Stellantis no mercado automotivo, a marca pode se firmar como grande player no segmento. Inicialmente, os modelos oferecidos no mercado nacional serão os dois SUVs já citados, um de porte médio chamado B10 e um médio grade chamado C10.
O B10 é um SUV com 4,52 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,65 m de altura, além de um entre-eixos de 2,73 m, são medidas próximas as de um Jeep Compass. O modelo está disponível internacionalmente em duas opções de motorização: a opção de entrada conta com um motor elétrico de 180 cv (132 kW) de potência.

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Fonte: Fábio Trindade
Já a versão mais potente entrega 218 cv (160 kW), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. No entanto, a especificação nacional não foi confirmada.
No quesito baterias, o B10 também oferece duas opções: a primeira tem capacidade de 56 kWh e proporciona uma autonomia de até 510 km no ciclo chinês CLTC (cerca de 440 km no padrão WLTP). A segunda opção conta com um conjunto maior, de 67 kWh, que permite alcançar até 600 km no ciclo CLTC (aproximadamente 520 km WLTP). O SUV também é compatível com carregamento rápido, indo de 30% a 80% de carga em cerca de 30 minutos.

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Fonte: Fábio Trindade
O Leapmotor C10, por sua vez, tem 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura e 1,90 m de largura. A distância entre eixos é de 2,82 m. Essas medidas o deixam um pouco maior que um Jeep Commander.
Na motorização, ainda não sabemos qual será a calibração escolhida pela Stellantis para o mercado brasileiro, mas lá fora, ele dispõe de uma versão totalmente elétrica e outra híbrida plug-in. Na elétrica, há um motor traseiro de 231 cv e 32,6 kgfm que pode ser alimentado por uma bateria LFP de 52,9 kWh capaz de rodar 410 km, ou com uma de 69,9 kWh que garante uma autonomia de 530 km no ciclo CLTC.

Foto de: Stellantis
Já na híbrida plug-in, o SUV da Leapmotor o usa o mesmo motor elétrico de 231 cv, mas possui também um motor a gasolina 1.5 de 95 cv para gerar energia quando necessário. O carro ainda tem uma bateria de 28,4 kWh, que gera uma autonomia elétrica de até 210 km. Com o motor a gasolina, pode rodar até 1.190 km no ciclo CLTC.