Nos últimos anos, as picapes grandes ganharam força na América Latina com a popularização das RAM e da Ford F-150. Mas há mais marcas querendo entrar nessa briga, e uma delas é a Toyota, que já realiza testes na Argentina com um modelo maior que a Hilux.
A movimentação não chega a ser uma surpresa. Em agosto, o presidente da Toyota Argentina, Gustavo Salinas, já havia comentado sobre a possibilidade de a marca ampliar sua linha de picapes. Desde então, unidades têm sido flagradas com camuflagens rodando pelo país vizinho e elas já não são mais um mistério: são exemplares da Tacoma Hybrid, picape média-grande híbrida fabricada no México.
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Fonte: Motor1 Argentina
Os protótipos foram vistos em Neuquén, Córdoba, Buenos Aires e, mais recentemente, nas dunas de Pinamar (ARG), sempre acompanhados por uma Hilux SRX e outros veículos de apoio, como uma Hilux cabine simples como carro de serviço. As imagens e vídeos enviados por leitores mostram que a Toyota está testando a Tacoma em todo tipo de terreno possível.
Ainda que a marca não confirme oficialmente a chegada da picape, alegando que as condições da Argentina servem para testes de tecnologia de todo o mundo, não é de hoje o interesse da Toyota em ter um modelo acima da Hilux na região.

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Fonte: Motor1 Argentina
A Tacoma Hybrid combina um motor 2.4 turbo de quatro cilindros com um propulsor elétrico, entregando 326 cv de potência combinada e 43,8 kgfm de torque. Oficialmente, a Toyota afirma que o modelo está em fase de testes de durabilidade e eletrificação, mas o ritmo das avaliações mostra que a marca parece cada vez mais próxima de levar essa tecnologia às suas picapes regionais.

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Fonte: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
SUV da Tacoma, 4Runner foi registrado no Brasil
Outro modelo grande que pode estar nos planos para a região é o SUV 4Runner. Em julho, a Toyota registrou no Brasil o 4Runner, SUV derivado da Tacoma. Se aqui temos Hilux e SW4, a América do Norte trabalha com Tacoma e 4Runner. O mais interessante é que os burburinhos de modelos híbridos da Toyota chegam em um momento em que o Governo Federal anunciou novas regras de cobrança do IPI, que penalizarão veículos como os movidos a diesel e sem eletrificação, exatamente o caso de Hilux e 4Runner.
A motorização do SUV da Toyota é o I-Force Max, que combina propulsor 2.4 turbo a gasolina com motor elétrico de 48 cv para entregar potência combinada de 330 cv e 64,3 kgfm de torque. Em variante convencional, sem motor elétrico auxiliar, o conjunto entrega 282 cv e 43,8 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, substituindo a antiga caixa de apenas 5 posições usada até então. O velho motor 4.0 V6 a gasolina, que acompanhava o 4Runner há décadas, também foi aposentado.

Foto de: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Foto de: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Foto de: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Fotos de: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Para comparação, o Ford Everest vendido na Argentina é equipado com um motor 2.3 turbo a gasolina entregando que desenvolve 300 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, conjunto acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas e tração 4×4 com caixa de redução divorciada.
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