Com informações de Fábio Trindade — Após muitos rumores e flagras, a Volkswagen do Brasil oficializou o lançamento do Taos 2026. O SUV ganha as mesmas atualizações visuais apresentadas no México, país de onde passa a ser importado, substituindo a antiga produção na Argentina. A gama nacional mantém as versões Comfortline e Highline, mas os preços e a data oficial de chegada às lojas ainda não foram divulgados.
O modelo traz mudanças pontuais no design, mas suficientes para deixá-lo alinhado à nova identidade global da marca. Os faróis foram redesenhados, com arranjo interno de luzes reformulado e filete iluminado reposicionado na parte superior da grade, junto ao capô. O para-choque dianteiro também foi revisto e agora exibe entradas de ar maiores e elementos em cores contrastantes, seguindo o mesmo estilo aplicado em modelos como Tera e Tiguan.
26
Fonte: Fábio Trindade
Na traseira, o SUV ganha lanternas com novo desenho e interligação por uma faixa de LED, além de retoques sutis no para-choque e rodas de liga leve com novos desenhos, que variam de acordo com a versão. A paleta de cores foi ampliada com duas novas tonalidades: Azul Pacífico e Cinza Glacial.
As duas novas cores podem ser combinadas ao teto pintado em preto na versão Highline, e se somam às opções já conhecidas da linha: Cinza Platinum, Branco Puro, Preto Mystic e Prata Pyrit.

Foto de: Fábio Trindade

Foto de: Fábio Trindade

Foto de: Fábio Trindade
Fotos de: Fábio Trindade
Por dentro, o Taos 2026 passa a adotar materiais de melhor qualidade e acabamento mais escuro. O sistema multimídia VW Play Connect, agora em posição mais destacada, estreia no modelo com tela de 10,1”, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, atualizações remotas (OTA) e integração com o aplicativo My Volkswagen. O quadro de instrumentos digital, por sua vez, segue com tela de 10,25”.
A versão de entrada Comfortline já traz de série seis airbags, rodas de liga leve aro 18” com pneus 215/55, assistentes de condução de última geração e pacote completo de conectividade. Entre os principais recursos estão o controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com função Stop & Go, frenagem autônoma de emergência (AEB), monitoramento de pressão dos pneus, detector de fadiga, assistente de partida em rampas, detector de pedestres e sistema de frenagem pós-colisão.

Foto de: Fábio Trindade
No campo da conectividade, o modelo oferece a central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1”, agora em posição mais destacada, como ocorre no T-Cross e Tera. O software possui integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, acesso ao app Meu VW, função Valet, espelhamento via Bluetooth e atualizações remotas de software (OTA).
Há ainda ar-condicionado digital de duas zonas com comandos táteis, banco do motorista com ajustes elétricos, carregador de celular por indução, chave presencial (Kessy) e painel digital de 10,25 polegadas.

Foto de: Fábio Trindade
O Taos Comfortline traz também faróis Full LED com tecnologia IQ.Light, luzes de curvas dinâmicas, lanternas interligadas por LED, rack de teto preto, frisos cromados nas janelas e rodas de 18” modelo Fiji. Além deles, possui ainda sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico, volante multifuncional em couro com trocas por borboletas e sistema Start-Stop com reaproveitamento de energia de frenagem.
Além dos itens da Comfortline, a versão de topo Highline adiciona acabamento interno aprimorado e um pacote mais amplo de assistentes de condução. Traz rodas diamantadas de 19” com pneus 235/45, detalhes cromados externos, rack de teto em alumínio anodizado e revestimento interno escurecido. Há também iluminação ambiente configurável, bancos parcialmente em couro, espelhos retrovisores elétricos, rebatíveis e aquecíveis, volante multifuncional touch com borboletas para troca de marchas e modo de condução ajustável.

Foto de: Fábio Trindade
Em segurança, a Highline inclui recursos extras como assistente de permanência em faixa (Lane Assist), alerta de tráfego traseiro cruzado (Rear Cross Traffic Alert) e detector de ponto cego. O modelo ainda pode receber como opcionais o teto solar panorâmico e o pacote Bi-Tone, que adiciona teto e retrovisores pintados em preto.

Foto de: Fábio Trindade
Motor 1.4 TSI permanece
Ao contrário dos rumores, o Taos 2026 manteve o conhecido conjunto TSI 250 flex, formado pelo motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, o mesmo presente em T-Cross, Nivus e Virtus. O propulsor segue acoplado ao câmbio automático de oito marchas, introduzido na linha 2025/2025, e à tração dianteira. A suspensão independente do tipo multilink na traseira também foi preservada, garantindo o mesmo equilíbrio entre conforto e estabilidade que caracteriza o SUV desde o lançamento.
O Volkswagen Taos 2026 mede 4.467 mm de comprimento, 1.841 mm de largura (ou 1.920 mm com espelhos), 1.626 mm de altura e 2.680 mm de entre-eixos. As bitolas são de 1.570 mm na dianteira e 1.542 mm na traseira. O porta-malas oferece 498 litros no padrão VDA, podendo chegar a 545 litros no volume máximo, enquanto o tanque de combustível tem 50 litros. O peso em ordem de marcha é de 1.456 kg, com peso bruto total de 2.097 kg e carga útil de 641 kg.

Foto de: Fábio Trindade
O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos com gasolina e 9,0 s com etanol, atingindo velocidade máxima de 197 km/h em ambos os casos. A retomada de 80 a 120 km/h ocorre em 6,5 s (gasolina) e 6,7 s (etanol). O modelo também mantém suspensão traseira independente tipo multilink e freios a disco ventilados de 312 mm na dianteira.
O Volkswagen Taos 2026 será oferecido com 3 anos de garantia total sem limite de quilometragem, revisões programadas a cada 10 mil km ou 1 ano e assistência 24 horas em todo o território nacional durante o período de cobertura.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com