Apresentado para a imprensa oficialmente na última segunda-feira (14/10), o primeiro SUV médio nacional da Renault enfim ganhou mais detalhes técnicos e de equipamentos, mostrando que a marca francesa tem grandes planos para seu próximo modelo.
Com três versões diferentes, o SUV terá missão de enfrentar desde compactos mais equipados – e caros – com a versão de entrada Evolution, de R$ 179.990, até os médios mais vendidos, com a topo de linha Iconic, por R$ 214.990. Mas como ele se compara com o antigo queridinho e veterano do mercado, o Jeep Compass? Aqui estamos analisando o Renault Boreal mais caro com o rival na versão Série S 1.3 flex.
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Fonte: Motor1.com
A diferença já se mostra logo no tamanho dos dois. O Renault Boreal leva vantagem sobre o Jeep Compass em praticamente todas as medidas. O SUV da marca francesa mede 4,56 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,65 metro de altura e tem 2,70 metros de entre-eixos, contra 4,40 m, 1,82 m, 1,62 m e 2,64 m do rival da Jeep.
A geração atual do Jeep, lembramos, foi lançada há dez anos e já começa a mostrar sinais da idade – e o tamanho comprova isso. O Boreal já está mais alinhado aos novos SUVs médios da categoria. O porta-malas também mostra esta diferença: são 586 litros no Boreal, um salto considerável em relação aos 410 litros do Compass.

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| Medida / Característica | Jeep Compass 1.3 S | Renault Boreal |
| Comprimento | 4,404 m | 4,560 m |
| Largura | 1,819 m | 1,840 m |
| Altura | 1,625 m | 1,650 m |
| Entre-eixos | 2,636 m | 2,700 m |
| Porta-malas | 410 L | 586 L |

Renault Boreal usará mesmo 1.3 TCe do Duster
Foto de: Motor1.com
Conjunto mecânico e suspensão
Na motorização, ambos são bem equivalentes, diferenciando-se principalmente no câmbio utilizado. Boreal e Compass usam motor 1.3 turbo flex de quatro cilindros. No SUV da Renault, a calibração entrega 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, enquanto o modelo da Jeep extrai 176 cv e o mesmo torque de 27,5 kgfm.
O Boreal utiliza um câmbio automatizado de dupla embreagem de 6 marchas, o mesmo sistema aplicado no irmão menor Kardian, e que é considerado polêmico por alguns devido ao histórico deste tipo de transmissão em outras marcas no passado. Já o Compass aposta em algo mais tradicional, com um automático de seis marchas com conversor de torque, que privilegia conforto e suavidade no uso urbano.

Jeep Compass usa motor 1.3 T270 também presente na linha Fiat
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Na parte estrutural, o Jeep Compass leva vantagem por adotar suspensão traseira independente do tipo multilink, o que tende a oferecer comportamento mais refinado e estável em curvas. O Renault Boreal, por sua vez, utiliza um eixo de torção na traseira – solução mais simples e comum entre SUVs de tração dianteira. Ambos contam com freios a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, além de rodas de 19″ (com pneus 235/45 no Compass e 205/55 no Boreal).
| Parâmetro | Renault Boreal | Jeep Compass 1.3 S |
| Motorização | 1.3 turbo flex | 1.3 turbo flex |
| Potência (cv) (etanol) | 163 | 176 |
| Torque (kgfm) (etanol) | 27,5 | 27,5 |
| Câmbio | Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas | Automático, conversor de torque, 6 marchas |
| Tração | Dianteira | Dianteira |
| Suspensão traseira | Eixo de torção | Independente, multilink |
| Freios | Disco ventilado (dianteira) / sólido (traseira) | Disco ventilado (dianteira) / sólido (traseira) |
| Rodas / Pneus | 19″ – 205/55 | 19″ – 235/45 |
| Combustível | Flex | Flex |

Foto de: Motor1.com

Equipamentos
Por fim, analisamos os equipamentos dos dois SUVs. O Jeep Compass S ainda leva vantagem no conjunto geral. O SUV da Jeep oferece sete airbags, som premium Beats de 506 W, pacote ADAS de Nível 2, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador por indução, teto solar panorâmico e rodas com tecnologia Seal Inside. É um pacote mais amplo e consolidado, voltado ao conforto e à segurança, mantendo o padrão que fez do modelo uma referência entre os médios.

Foto de: Motor1.com
O Renault Boreal, por outro lado, aposta em uma proposta mais voltada à tecnologia embarcada. O SUV é o primeiro nacional a trazer o sistema Google Automotive Services integrado, além de oferecer bancos dianteiros elétricos, como o Compass, mas com função de massagem exclusiva para o motorista. Também se destacam o som Harman Kardon, o porta-malas com abertura automática e um amplo pacote de 24 assistentes de condução (ADAS).

Com propostas diferentes, Boreal e Compass entregam níveis semelhantes de desempenho e conforto, mas o Renault se destaca pelo espaço maior, pacote tecnológico e preço ligeiramente menor — R$ 214.990 contra R$ 221.990 do Jeep —, enquanto o Compass mantém certa vantagem em refinamento e acabamento.
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