Depois de anos de rumores e adiamentos, a estreia do novo Toyota Land Cruiser “bebê” finalmente parece estar próxima. Segundo informações do site japonês Mag-X, o utilitário compacto será revelado primeiro em uma prévia fechada no dia 20 de outubro, com apresentação global programada para o dia seguinte, terça-feira, 21 de outubro, às 5h da manhã (horário local do Japão).
Se o cronograma for mantido, as primeiras imagens oficiais deverão aparecer online na tarde do dia 21 para o público de outras regiões.
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Criando família
O projeto representa um passo particularmente importante na estratégia da Toyota de expandir a linha Land Cruiser para baixo, oferecendo um modelo mais acessível, mas fiel ao DNA off-road que consagrou a família. É a mesma linhagem que deu origem ao Toyota Bandeirante, cuja produção no Brasil ocorreu de 1958 (quando a Toyota iniciou a montagem local) até 2001.
Em junho, lembramos, a Toyota registrou a patente do modelo na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (World Intellectual Property Organization, WIPO), confirmando que a novidade manterá o visual quadradão pelo qual o Land Cruiser (e o Bandeirante) ficaram conhecidos, com molduras de roda largas e um estilo inspirado no conceito Compact Cruiser EV, apresentado pela japonesa em 2021.

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Com as informações que vazaram até agora, o novo FJ Cruiser, evolução direta do conceito Compact Cruiser EV, deverá medir menos de 4,5 metros de comprimento e ter entre-eixos de 2,75 metros, sendo um pouco maior que aquele que deve ser seu principal rival, o Ford Bronco Sport, que mede 4.420 mm de comprimento.
As imagens de patente e projeções divulgadas recentemente mostram um design musculoso, com faróis de LED retangulares e paralamas pronunciados, reforçando a proposta de utilitário robusto e retrô, uma homenagem direta ao clássico FJ Cruiser.

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Motor de Hilux
Diferentemente dos Land Cruiser 250 e 300, baseados na plataforma TNGA-F, o novo modelo deve utilizar o chassi IMV-0 com longarinas laterais, o mesmo empregado na Hilux Champ e no SW4 (chamado de Fortuner no Oriente Médio e na Ásia). Essa arquitetura prioriza a resistência e a capacidade fora de estrada, ainda que sacrifique parte do conforto típico dos SUVs monobloco.
Sob o capô, a Toyota deverá oferecer opções turbodiesel de 2,4 e 2,8 litros, além de possíveis variações a gasolina de 2.7 litros. Há também chances de o SUV adotar sistemas híbridos leves, híbridos completos ou até híbridos plug-in, enquanto a oferta de configurações 100% elétricas não estão descartadas.

Foto de: Ford

Exemplo da Ford
Assim como a Ford já faz com seus SUVs Bronco e Bronco Sport e a Mercedes-Benz fará com seu futuro ”mini Classe G”, é possível que a Toyota siga o mesmo rumo e faça um carro mais aspiracional e menos focado no off-road, mantendo o conceito retrô do FJ Cruiser em uma nova roupagem. Caso realmente siga o exemplo da Ford, é possível que o mini jipe seja um SUV médio com preços próximos ao Bronco Sport e encaixado dentro da linha Toyota entre o Corolla Cross e o RAV4.
Atualmente, o Corolla Cross parte de R$ 188.990 na versão XR para o mercado brasileiro e pode passar dos R$ 200 mil nas versões mais completas. Já o RAV4 é vendido em duas versões, uma híbrida e outra híbrida plug-in, com preços anunciados de R$ 349.290 e R$ 402.420, respectivamente.
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