Search
Close this search box.

qual SUV compacto vale mais a pena?

Apresentado na última semana após muitos meses de espera e cercado de muitas especulações, o WR-V enfim ganhou nova geração no Brasil. O modelo, agora desenvolvido do zero e não mais um derivado aventureiro do Fit, promete brigar com os principais SUVs de entrada do país, caso de VW Tera e Fiat Pulse, como também a versão de entrada de compactos mais caros, como Nissan Kicks e Hyundai Creta.

Para isto, a Honda o posicionou estrategicamente na faixa dos R$ 140 a R$ 150 mil, onde estão as versões de topo dos novos modelos de entrada da categoria, e o oferecendo em apenas duas versões: EX por R$ 144.900 e EXL por R$ 149.900. O pacote de equipamentos das duas não difere muito, trazendo basicamente o mesmo visual externo e interno. Exclusividade da mais cara, entretanto, é o rack de teto.

A proposta parece ter agradado, visto as reações do público leitor do Motor1 na matéria de lançamento do modelo. Por outro lado, abre também margens para comparações com seu irmão mais velho, o HR-V, que até então era o único SUV compacto de fato oferecido pela Honda por aqui e que parte de apenas R$ 13.300 a mais que o novato.

Tal como o HR-V de entrada (e o City), o modelo será oferecido por aqui com o conhecido motor 1.5 DI i-VTEC aspirado flex de 126 cv a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina, e torque máximo de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina), associado ao câmbio CVT que simula sete marchas.



Honda HR-V EXL 2026

Foto de: Honda



Honda WR-V EXL 2026

Foto de: Honda

Fotos de: Honda

Tamanho e dimensões

O novo WR-V 2026 cresceu significativamente em relação ao antigo modelo e agora exibe dimensões dignas de um SUV compacto. Mede 4,32 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e tem 2,65 m de entre-eixos. O HR-V 2026, por sua vez, mede 4,385 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e tem 2,61 m de entre-eixos.

Mesmo sendo um pouco mais curto, o WR-V é seis centímetros mais alto e tem quatro a mais de entre-eixos, o que garante melhor espaço interno, especialmente para os ocupantes traseiros. O porta-malas de 458 litros também supera com folga o do HR-V, que oferece 354 litros, reforçando o apelo mais familiar e funcional do novato.



Honda WR-V EXL Azul Aurora 2026

Porta-malas do Honda WR-V tem 458 litros

Foto de: Motor1 Brasil

Medida Honda HR-V 2026 Honda WR-V 2026
Comprimento (mm) 4.385 4.320
Largura (mm) 1.790 1.790
Altura (mm) 1.590 1.650
Entre-eixos (mm) 2.610 2.650
Porta-malas (litros) 354 458
Tanque de combustível (litros) 50 44
Altura livre do solo (mm) 185 223


Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Graças ao seu visual acupezado, Honda HR-V tem apenas 354 litros

Especificamente em relação ao HR-V, o novo WR-V se posicionará como uma opção mais urbana e voltada para a oferta de espaço e conforto embalados em uma carroceria “SUV” mais tradicional. Ao HR-V ficará a missão de entregar mais refinamento de acabamento, mais esportividade principalmente pelo ajuste mais firme de suspensão e motor 1.5 turbo, em uma embalagem mais descolada de que remete a um SUV Coupé.



Honda HR-V EXL 2026

Foto de: Honda



Honda WR-V EXL Azul Aurora 2026

Foto de: Motor1 Brasil

Equipamentos e assistências 

Embora compartilhem o mesmo conjunto mecânico, WR-V EXL e HR-V EX representam filosofias diferentes dentro da marca. O WR-V aposta em conveniência e tecnologia embarcada, enquanto o HR-V foca em refinamento, segurança e soluções estruturais mais avançadas.

O WR-V EXL 2026 é relativamente bem equipado para sua faixa de preço, mas não impressiona. Traz central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital de 7”, carregador por indução, partida remota e o sistema myHonda Connect, que permite controlar o carro pelo celular.



Honda WR-V EXL 2026

Foto de: Honda

O ar-condicionado é automático com saídas traseiras, e o acabamento traz bancos em couro, apoio de braço traseiro, câmera de ré e sensores de estacionamento. Há ainda faróis e lanternas em LED, neblina em LED, espelhos com rebatimento elétrico automático e barras de teto, que, como citado, é item exclusivo da versão EXL. Não há, em nenhuma versão, tomadas do tipo USB-C. São apenas duas frontais, ambas do tipo A.

Na parte de segurança, o WR-V oferece o pacote completo Honda Sensing, com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma, assistente de faixa, mitigação de evasão de pista e farol alto automático, além de seis airbags.



Honda HR-V (2025)

Foto de: Honda

O HR-V EX, por sua vez, entrega uma experiência mais refinada. A central multimídia é menor, de 8 polegadas, mas o modelo compensa com freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, assistente de descida e o sistema LaneWatch, câmera no retrovisor direito que elimina o ponto cego. O piloto automático adaptativo também é mais completo, incluindo o modo Low Speed Follow, capaz de parar e arrancar automaticamente no trânsito pesado, algo que o WR-V não oferece.

Há ar-condicionado digital automático, volante em couro e a versátil solução Magic Seat, que permite diversas configurações de rebatimento do banco traseiro e que inexplicavelmente foi deixada de lado no irmão menor. O modelo ainda soma espelhos de cortesia iluminados e quatro portas USB, sendo duas dianteiras e duas traseiras tipo C.

Motorização é igual, consumo não

Como dissemos, ambos os SUVs utilizam o motor 1.5 DI i-VTEC aspirado flex, mas ambos tem diferenças principalmente na capacidade de autonomia e consumo. Isso se deve ao tanque menor do WR-V, que segue o City e só conta com 44 litros. O HR-V, por outro lado, tem 50.

Medição Honda HR-V 1.5 CVT Honda WR-V 1.5 CVT
Peso em ordem de marcha (kg) 1.297 1.278
0 a 100 km/h (s) 11,8 11,5
Cidade (etanol) 8,8 km/l 8,2 km/l
Cidade (gasolina) 12,5 km/l 12,0 km/l
Estrada (etanol) 9,9 km/l 8,9 km/l
Estrada (gasolina) 13,9 km/l 12,8 km/l
Tanque de combustível 50 litros 44 litros
Autonomia urbana (etanol/gasolina) 440 / 625 km 361 / 528 km
Autonomia rodoviária (etanol/gasolina) 495 / 695 km 392 / 563 km
Classificação Inmetro (categoria) C B
Classificação Inmetro (geral) C C

Com 1.278 kg, o WR-V acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, enquanto o HR-V, um pouco mais pesado com 1.297 kg, cumpre a prova em 11,8 segundos. A diferença é pequena, mas suficiente para o WR-V transmitir sensação mais ágil.



Honda HR-V EXL 2026

Foto de: Honda



Honda WR-V EX 2026

Foto de: Honda

Fotos de: Honda

Ou seja..

O WR-V 2026 chega para ocupar o espaço que faltava na gama Honda, o de um SUV de entrada completo e mais racional, mais espaçoso e com bom pacote de tecnologia. Já o HR-V segue como o SUV mais refinado e equilibrado, com foco em conforto, segurança e dirigibilidade.

Ambos compartilham a confiabilidade mecânica da marca, mas falam com públicos diferentes. O WR-V é voltado ao consumidor que busca tecnologia e praticidade por um valor menor, enquanto o HR-V mira quem prefere acabamento, estrutura e soluções mais sofisticadas.

Na prática, o novo WR-V deve atrair tanto os clientes do antigo modelo quanto os do Fit, que não se sentiam plenamente atendidos nem pelo City Hatch, de perfil mais baixo e com porta-malas pequeno, nem pelo HR-V, que tem formato de SUV cupê e preço consideravelmente mais alto.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

GTA jamais sairá dos EUA, diz co-fundador da série

Se você é fã da franquia Grand Theft Auto, provavelmente já sonhou com um jogo…

GPIX era mostra da nova GM no Brasil, mas virou o Agile

Há alguns dias, relembramos a fase em que vivia a General Motors no país com…

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…