Na sessão de testes de outubro de 2025,o Euro NCAP, o programa europeu de avaliação de segurança para carros novos, colocou mais uma avalanche de novos modelos sob suas lentes escrupulosas.
Os resultados são bastante animadores, pois dos dezoito carros testados, quinze obtiveram uma classificação geral de 5 estrelas, enquanto um obteve 4 estrelas e, infelizmente, dois pararam em apenas 3 estrelas do Euro NCAP. Um desses que tirou a menor nota foi a configuração europeia do Volkswagen T-Cross, produzida por lá para aquele mercado e sem conexão com o SUV feito e vendido no Brasil. Por outro lado, os Chery Tiggo 7 e 8 entraram no grupo dos que tiveram nota máxima. Veja alguns dos destaques:
Audi Q3, testes de colisão do Euro NCAP 2025
Foto de: Euro NCAP
Audi Q3 – 5 estrelas
Nota máxima para o novo Audi Q3, que recebeu 5 estrelas graças aos resultados consistentes nos vários testes de segurança impostos pelo programa Euro NCAP. Nenhuma porcentagem recorde em segurança, mas altas porcentagens médias em todas as áreas, começando com um bom 87% para proteção de adultos.
| Proteção de adultos | Proteção de crianças | Proteção de usuários vulneráveis da estrada | Sistemas de assistência ao motorista |
| 87% | 86% | 80% | 78% |

BMW X3, testes de colisão do Euro NCAP 2025
Foto de: Euro NCAP
BMW X3 – 5 estrelas
Nem mesmo o BMW X3 deixa de atingir a meta de cinco estrelas do Euro NCAP. O SUV alemão de tamanho médio recebe nota máxima com boas classificações de segurança, apenas um pouco acima do seu rival Audi Q3 em proteção para adultos e auxílios ao motorista.
| Proteção de adultos | Proteção de crianças | Proteção de usuários vulneráveis da estrada | Sistemas de assistência ao motorista |
| 88% | 84% | 77% | 80% |

Cadillac Optiq, testes de colisão do Euro NCAP 2025
Foto de: Euro NCAP
Cadillac Optiq – 5 estrelas
| Proteção de adultos | Proteção de crianças | Proteção de usuários vulneráveis da estrada | Sistemas de assistência ao motorista |
| 83% | 81% | 76% | 74% |

Chery Tiggo 7, testes de colisão do Euro NCAP 2025
Foto de: Euro NCAP
Chery Tiggo 7 (avaliação) – 5 estrelas
O Chery Tiggo 7 foi reexaminado após os primeiros testes em julho, depois que o fabricante chinês corrigiu um problema encontrado nos airbags laterais traseiros em caso de impacto lateral para o mercado europeu. O novo teste rendeu ao SUV asiático 5 estrelas, resultado estendido ao seu gêmeo espanhol, o Ebro S700. Na Itália, o carro foi rebatizado e adaptado pela DR Automobiles e vendido como DR 6.0 e Sportequipe 6, enquanto no Brasil é comercializado sob a marca Chery, mas por meio da CAOA. Ele agora brilha com 85% de proteção para crianças.
| Proteção de adultos | Proteção de crianças | Proteção de usuários vulneráveis da estrada | Sistemas de assistência ao motorista |
| 82% | 85% | 80% | 78% |

Ebro S800, gêmeo espanhol do Chery Tiggo 8, no teste de colisão Euro NCAP 2025
Foto de: Euro NCAP
Chery Tiggo 8 (avaliação) – 5 estrelas
Um pouco maior que o Tiggo 7, o Chery Tiggo 8 ainda é um SUV chinês com motores a gasolina e híbrido plug-in. Ele sempre obtém 5 estrelas com resultados baseados em seu irmão menor e resolve o problema de segurança anterior dos airbags traseiros. Na Espanha, ele é vendido como Ebro S800 e, na Itália, como DR 7.0 e Sportequipe 8.
| Proteção de adultos | Proteção de crianças | Proteção de usuários vulneráveis da estrada | Sistemas de assistência ao motorista |
| 82% | 85% | 80% | 78% |

Volkswagen Golf, i teste de colisão Euro NCAP 2025
Foto de: Euro NCAP
Volkswagen Golf (avaliação) – 5 estrelas
A avaliação do Volkswagen Golf em sua oitava geração, esta presente no Brasil na versão GTI apenas, confirma a classificação de 5 estrelas do Euro NCAP, com bons níveis de segurança, especialmente na proteção de crianças. Em comparação com o teste de 2022, o desempenho na proteção de pedestres e ciclistas melhorou.
| Proteção de adultos | Proteção de crianças | Proteção de usuários vulneráveis da estrada | Sistemas de assistência ao motorista |
| 80% | 86% | 85% | 79% |
Volkswagen ID.4 (avaliação) – 5 estrelas
O Volkswagen ID.4 elétrico, oferecido no Brasil apenas por assinatura, volta a ser testado pelo Euro NCAP e, mais uma vez, ganha 5 estrelas. Acima da média estão os 89% alcançados na segurança do ocupante adulto.
| Proteção de adultos | Proteção de crianças | Proteção de usuários vulneráveis da estrada | Sistemas de assistência ao motorista |
| 89% | 87% | 84% | 76% |

Volkswagen T-Cross, i teste de colisão Euro NCAP 2025
Foto de: Euro NCAP
Volkswagen T-Cross (avaliação) – 3 estrelas
O Volkswagen T-Cross, que passou por uma reformulação há dois anos para o mercado Europeu, não era submetido aos testes de colisão do Euro NCAP desde 2019, quando obteve 5 estrelas. Nos novos testes de 2025, o resultado é bem diferente: 3 estrelas. A “culpa” por esse resultado é de 74% na proteção de adultos, 60% para pedestres e ciclistas e 57% no ADAS (fraco desempenho da frenagem automática de emergência).
| Proteção de adultos | Proteção de crianças | Proteção de usuários vulneráveis da estrada | Sistemas de assistência ao motorista |
| 74% | 81% | 60% | 57% |
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
– Equipe do Motor1.com