A BMW confirmou o início da produção da nova R 1300 RT no Brasil. Baseada na mecânica da R 1300 GS, a nova RT tem mais foco em longas viagens, com carenagens mais adequada e maior tecnologia embarcada para fazer grandes viagens menos cansativas. Confirmada para cá em agosto, a moto está em pré-venda desde setembro, mas só agora a marca está revelando seu preço.
A nova BMW R 1300 RT teve a montagem em série iniciada em 10 de outubro e a motocicleta inicial, usada para o treinamento da linha e dos operários, foi exibida no durante o Motorrad Fest, realizado no fim de setembro em Campos do Jordão (SP), evento que celebrou os 102 anos da marca no mundo das duas rodas. A novidade é um marco importante para a operação brasileira, já que a fabricação em Manaus (AM) na única fábrica dedicada a motos da BMW Motorrad fora da Alemanha e a R 1300 RT é uma moto de alta complexidade.
17
Fonte: Motor1 Brasil
A BMW R 1300 RT
Entre o que foi confirmado até agora está a motorização – a mesma da R 1300 GS – e equipamentos como controle adaptativo e dinâmico do chassi (suspensão eletrônica), sistema de som e painel com tela TFT de 12,25″. O modelo faz parte da ofensiva de sete lançamentos da BMW Motorrad anunciada no início de 2025. Além dela, já foram lançadas para o mercado brasileiro a R 1300 GS Adventure, a S 1000 RR, a C 400 X, a F 900 R, R 12 e a R 18.
O modelo traz um novo motor boxer de 1.300 cm³, capaz de entregar 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,2 kgfm a 6.500 rpm, o mais potente já usado na linha RT e o mesmo das aventureiras grandes.
Entre as principais novidades, estão o chassi novo com estrutura principal em aço estampado e subquadro de alumínio, além de nova suspensão dianteira EVO Telelever com elemento flexível e traseira EVO Paralever. O modelo também passa a contar com rodas mais leves (redução de mais de 1,4 kg) e suspensão eletrônica de série, com a opção do novo sistema Dynamic Chassis Adaption (DCA), que permite alternar entre dois perfis distintos de pilotagem – um mais confortável e outro voltado à esportividade.

Foto de: BMW Motorrad
A R 1300 RT mantém o foco no turismo com soluções como o novo sistema de malas laterais com abertura elétrica de 27 litros (expansíveis para 33 litros com o sistema Vario), topcases de até 54 litros com encosto aquecido para o passageiro e ergonomia aprimorada. O assento agora tem diversas opções de altura e regulagens para melhor adaptação ao condutor e ao garupa, com destaque para o novo triângulo ergonômico que posiciona o piloto mais à frente.
A moto oferece três modos de pilotagem de série (“Rain”, “Road” e “Eco”) e pode ser equipada com o pacote opcional “Riding Modes Pro”, que adiciona os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”, além da pré-seleção de modos. Outro destaque é o novo sistema Automated Shift Assistant (ASA), com operação de embreagem e trocas de marcha automatizadas, que também permite o uso em modo manual. Tanto o ASA quanto o câmbio mecânico possuem 6 marchas e ambos estão disponíveis no Brasil. A R 1300 GS nacional já oferece essa opção de transmissão, mas ainda não foi informado qual será empregada na RT.
BMW R 1300 RT no Brasil: preços e versões
- Triple Black: R$ 149.900
- Triple Black com malas laterais expansíveis (Vario): R$ 154.900
- Triple Black Vario + bauleto superior de 54 litros: R$ 163.900
- Triple Black ASA: R$ 171.900
- Option 719: R$ 168.900
- Option 719 ASA: R$ 176.900
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com