Search
Close this search box.
  • Home
  • Elétricos
  • Como esse conceito da Audi pôde ser emplacado e chega a 145 km/h?

Como esse conceito da Audi pôde ser emplacado e chega a 145 km/h?

Os carros-conceito geralmente ficam confinados a feiras de automóveis e museus, mas não este. A Audi se deu ao trabalho de registrar o Concept C para uso nas ruas, mesmo que ele não esteja à venda. Para torná-lo compatível com vias públicas e ganhar uma placa, o cupê elétrico teve que ser equipado com piscas, limpadores de para-brisa e uma buzina.

A maioria dos conceitos não pode se mover por conta própria e, mesmo quando podem, você provavelmente conseguiria ultrapassá-los, já que eles normalmente têm motores elétricos fracos destinados apenas a colocá-los e tirá-los de um palco. O Audi Concept C, entretanto, está muito mais próximo da realidade do que o conceito típico. Um motor elétrico montado na parte traseira permite que ele atinja cerca de 145 km/h. A versão de produção, prevista para 2027, será consideravelmente mais rápida, mas, mesmo assim, essa é uma velocidade máxima impressionante para o que a maioria das pessoas supôs ser uma peça de exibição estática no IAA Mobility Show de setembro passado.

Como ainda faltam alguns anos para a estreia do carro, a Audi, compreensivelmente, ainda não está compartilhando todos os detalhes técnicos. O que se sabe é que um único motor aciona as rodas traseiras. Daniel Schuster, porta-voz de Desenvolvimento Técnico, disse à Motor1 que o Concept C é montado em uma arquitetura recém-desenvolvida “que será compartilhada dentro do Grupo [Volkswagen]”. Isso provavelmente significa que o cupê de baixa inclinação está relacionado aos próximos Boxster e Cayman elétricos da Porsche. Uma variante equipada com motor duplo e tração integral com mais potência também está sendo desenvolvida.

O conceito pesa 1.690 kg, ou aproximadamente o mesmo que um R8 V10 Spyder com tração traseira. O Concept C abriga seu conjunto de baterias atrás do motorista e à frente do eixo traseiro, imitando um layout de motor central. A Autocarque dirigiu brevemente o carro nas Dolomitas italianas, soube pela Audi que uma nova suspensão foi desenvolvida especificamente para esse modelo, em vez de usar peças do TT ou do R8.




Foto de: Audi

A maior parte do que você vê aqui chegará aos showrooms em alguns anos. O diretor de criação da Audi, Massimo Frascella, já confirmou que o design exterior reflete “87%” do visual da produção final. Uma novidade para a marca, a capota rígida eletricamente retrátil chegará à produção como o único estilo de carroceria, já que um cupê com teto fixo não está planejado.

Não será um renascimento do TT ou do R8, embora novas imagens mostrem o Concept C ao lado de versões de primeira geração de ambos. É interessante notar que a sessão de fotos também apresentou um RS6 (C6) e o lendário carro de corrida Auto Union Type C de 1936, com seu motor V-16 de 6,0 litros sobrealimentado.

O CEO da Audi, Gernot Döllner, espera vendas anuais na faixa “muito baixa de cinco dígitos”, mas está confiante de que o produto ainda pode dar lucro. O compartilhamento dos custos de desenvolvimento com o 718 elétrico poderia ajudar o Grupo VW a obter economias de escala, mas teremos que esperar pela confirmação de que os dois carros estão de fato relacionados.

Enquanto o Boxster e o Cayman receberão seus motores a gasolina de volta, o novo carro esportivo da Audi será oferecido exclusivamente como um elétrico. Oportunidade perdida? Nós achamos que sim.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Triumph tem promoção com taxa zero para suas motos em novembro

A Triumph Motorcycles Brasil promove neste sábado, 8 de novembro, uma ação nacional em todas…

quando a marca de luxo da BYD estreia no Brasil?

Com informações de Jason Vogel, da China – Depois de ganhar mercado com modelos elétricos e…

Quanto desconto a BYD dá na Shark em promoção

Apresentada em 2024, a BYD Shark nasceu como primeira empreitada da chinesa no tradicional segmento…