A impressão de que os jovens não estão mais querendo comprar carros pode ser mais do que isso. E não só no Brasil. As propagandas de carros na Argentina mostram jovens saindo em viagens e aventuras. Jovens acampando no meio da natureza. Jovens passeando à noite pelas avenidas de grandes cidades — todos alegres, cheios de energia, celular na mão e pouco mais de 20 anos.
Mas a realidade do mercado argentino está bem distante desse retrato. Segundo um relatório da consultoria Siomaa, ligada à associação de concessionários Acara, o maior grupo de compradores de carros 0 km no país é composto por pessoas com mais de 60 anos, que representam 28,9% do mercado. Entre janeiro e setembro de 2025, foram 110.916 veículos emplacados por esse público. Os dados foram publicados pelos colegas do Autoblog Argentina.
20
Fonte: Motor1 Argentina
Em seguida, aparecem as faixas de 40 a 49 anos (26%) e 50 a 59 anos (22%). Já os jovens entre 18 e 24 anos, protagonistas das campanhas publicitárias, correspondem a apenas 1% do total de compradores.
De acordo com a Siomaa, os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores confirmam uma tendência clara: os preços elevados dos carros 0 km na Argentina os tornam acessíveis apenas a pessoas com maior poder aquisitivo, que já alcançaram estabilidade financeira suficiente para adquirir um veículo novo. Esse fenômeno também tem potencial para se repetir no Brasil.
“O dado confirma uma tendência consistente: um público maduro, com maior poder de compra e capacidade de planejamento, é quem continua vendo o carro próprio como símbolo de autonomia e conforto”, afirma a Siomaa.
“O comportamento deste grupo etário é cada vez mais relevante para as estratégias de montadoras, concessionárias e seguradoras. Enquanto os mais jovens enfrentam dificuldades de acesso, os maiores de 60 anos se consolidam como a real força motriz de compra no mercado automotivo argentino”, conclui o relatório. Se os compradores com mais de 60 anos são o principal público das montadoras, por que as propagandas continuam mostrando jovens de 20 anos, que dificilmente poderiam comprar um 0 km?

25
Fonte: Motor1 Argentina
Quem está comprando carros na Argentina?
A Siomaa forneceu alguns números que mostram as faixas etárias dos compradores de carros 0km na Argentina, assim como quais são as marcas e os carros favoritos deles. Toyota, Volkswagen e Fiat formam o pódio entre as marcas, enquanto Yaris, Corolla Cross e Tracker lideram entre os modelos.
| Marcas preferidas do público 60+ na Argentina | |
| Marca | Participação de mercado |
| Toyota | 19% |
| Volkswagen | 16% |
| Fiat | 13% |
| Renault | 12% |
| Chevrolet | 10% |
| Peugeot | 8% |
| Ford | 7% |
| Citroën | 5% |
| Outras | 10% |
| Carros preferidos do público 60+ na Argentina | |
| Modelo | Participação de mercado |
| Toyota Yaris | 13% |
| Toyota Corolla Cross | 11% |
| Chevrolet Tracker | 9% |
| Toyota Hilux | 8% |
| Peugeot 208 | 8% |
| Volkswagen Amarok | 7% |
| Volkswagen Taos | 7% |
| Fiat Cronos | 6% |
| Ford Ranger | 6% |
| Renault Kardian | 5% |
| Divisão de quem compra carro 0km na Argentina por faixa etária | |
| Faixa etária | Participação |
| 18–24 anos | 1% |
| 25–34 anos | 12% |
| 35–39 anos | 10% |
| 40–49 anos | 26% |
| 50–59 anos | 22% |
| 60 anos ou mais | 29% |
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com