Depois de quase sete anos de produção, o Toyota Supra se prepara para se despedir novamente. A montadora japonesa anunciou oficialmente que a produção terminará em março de 2026, marcando o fim da quinta geração de um dos esportivos mais célebres e amados do mundo.
Anunciada com uma breve mensagem de agradecimento aos clientes, a notícia encerra um capítulo iniciado em 2019, quando o Supra retornou ao mercado após uma pausa de 21 anos, com o objetivo de trazer de volta o mito japonês às estradas e aos corações dos entusiastas. Mas seu sucessor pode estar próximo.
21
Fonte: Toyota
Despedida com a Final Edition
O Supra moderno nasceu como um projeto compartilhado com a BMW, com quem divide a plataforma e os propulsores do Z4. No lançamento, o esportivo Toyota vem equipado com o 3.0 seis cilindros em linha B58 de 340 CV. Posteriormente, também chegou o quatro cilindros B48 de 2 litros com 258 CV, e em 2022 a tão esperada versão manual de seis marchas, disponível apenas para o seis cilindros.

Toyota GR Supra A90 Final Edition
Foto de: Toyota
Para celebrar a despedida, na primavera passada a Toyota apresentou o Supra A90 Final Edition, um tributo técnico e estético ao modelo. Trata-se de uma versão que eleva o powertrain a outro nível, com uma potência de 441 CV e 58,2 kgfm, produzida em apenas 300 exemplares para o mercado europeu (e 300 para o Japão).
E o preço também é para poucos, com um valor base superior a 140.000 euros (R$ 876 mil). Uma despedida em grande estilo, tornada ainda mais espetacular por uma pintura preta fosca, detalhes vermelhos, spoiler em carbono e um aerofólio inspirado nos carros GT4.

Toyota GR Supra A90 Final Edition, os interiores
Foto de: Toyota
Os esportivos GR do futuro
Embora a produção acabe em 2026, a Toyota já deu a entender que um esportivo de verdade já está em desenvolvimento. Pode ser o tão falado Celica, que, segundo a mídia japonesa, poderia estrear em 2027.
Falando ainda sobre criações da divisão esportiva Gazoo Racing, primeiro veremos o tão esperado sucessor do Lexus LFA, que será mostrado em dezembro. Além disso, a partir de 2026, o Toyota Corolla GR (equipado com o mesmo 1.6 do GR Yaris, elevado a 300 CV) será construído também no Reino Unido. Será que isso é um sinal de sua chegada na Europa?
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com