Direto do Japão – A Nissan pretende acelerar a eletrificação na América Latina com o apoio dos chineses. Em conversa com jornalistas durante o Japan Mobility Show, Ivan Espinosa, CEO Global da Nissan, revelou que a marca estuda lançar a Frontier PHEV, híbrida plug-in, no Brasil. É uma resposta direta ao movimento feito por outras montadoras, como a BYD com a picape Shark.
A Frontier híbrida plug-in foi apresentada recentemente na China e, até o momento, não havia qualquer menção sobre sua vinda para a América Latina. A resposta de Espinosa, no entanto, abre uma nova perspectiva. “Estamos observando de perto o mercado. A eletrificação se tornará inevitável, especialmente com o endurecimento das exigências de emissões”, afirmou o executivo.
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Fonte: Nissan
Espinosa também explicou que a operação chinesa da Nissan será crucial para escalar a eletrificação na América Latina. Segundo ele, o domínio da eletrificação e a escala produtiva da China tornam a equação financeira mais viável, além de já abrigar uma variedade de tecnologias desenvolvidas globalmente pela marca. “Já temos as tecnologias em nosso portfólio, e aproveitar a operação chinesa nos ajuda a levar eletrificação de forma mais acessível para mercados da América do Sul”, destacou.
Apresentada oficialmente na China durante o Salão de Pequim, a Nissan Frontier PHEV não tem nenhum parentesco com a atual geração vendida no Brasil. É equipada um conjunto híbrido plug-in que associa o motor 2.0 turbo a um motor elétrico e baterias recarregáveis.

Foto de: Motor1.com
A marca também confirmou que esse sistema foi desenvolvido para manter a robustez da picape, mesmo com a adição de componentes eletrificados. Isso inclui suspensão ajustada para o novo conjunto de baterias e tração integral compatível com as condições mais adversas, o que mantém a Frontier como uma opção apta ao trabalho, mas agora com apelo sustentável.
A possível chegada da Frontier PHEV ao Brasil acontece em um contexto de crescente pressão regulatória e de mercado. De um lado, as metas de emissões mais rígidas já adotadas por países, inclusive no Brasil. De outro, a BYD que entrou no segmento de picapes com a Shark, e deve avançar com mais uma de menor porte derivada do Song.

Foto de: Motor1.com
Ao mesmo tempo, a Nissan ainda mantém a atual geração da Frontier no Brasil com produção no México e sem nenhuma versão eletrificada, o que pode se tornar um desafio nos próximos anos, caso a marca não reaja com agilidade.
Se a decisão for tomada nos próximos meses, a Frontier PHEV pode ser uma peça estratégica importante para a Nissan manter sua relevância no mercado de picapes médias, oferecendo uma opção mais eficiente e tecnológica frente aos rivais que seguem apenas com motores a combustão.
A boa notícia é que, diferente de outras marcas que ainda precisam desenvolver soluções do zero, a Nissan já tem o produto pronto, agora resta decidir quando (e se) ele chegará às concessionárias brasileiras.
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– Equipe do Motor1.com