A Mercedes-AMG já prepara o sucessor de seu lendário motor V8, e ele deu as caras sob o capô do novo AMG GT Track Sport, conceito que antecipa o próximo carro de pista da divisão esportiva da marca alemã. O protótipo vem sendo testado em circuitos e foi flagrado praticamente sem disfarces, exibindo uma enorme asa traseira e elementos aerodinâmicos típicos de modelos feitos exclusivamente para as pistas.
Apesar da camuflagem, o AMG GT Track Sport deixa pouco à imaginação. O destaque visual é a asa traseira montada em um único suporte central, solução rara entre superesportivos e que deve ter sido escolhida por motivos aerodinâmicos e de leveza. A dianteira também exibe diversos apêndices aerodinâmicos, rodas pretas de fixação central e um visual agressivo que dispensa concessões a homologações de rua.
Pouco a esconder
O motor ainda está oculto, mas sabe-se que é um novo V8 de 4,0 litros, em desenvolvimento para estrear no fim de 2027. Trata-se de um “V8 eletrificado de última geração e alta tecnologia”, destinado a modelos baseados na plataforma AMG.EA. Ele será uma continuação natural do M178, lançado em 2014.
Desde sua estreia, o motor V8 de 4,0 litros biturbo equipou uma infinidade de modelos, atingindo um pico de 730 cavalos no AMG GT Black Series. O Aston Martin Valhalla usa uma variação do mesmo propulsor, ajustado para 828 cv.
Foto de: Mercedes-AMG
Com a Aston Martin já ultrapassando a marca de 800 cv, não será surpresa se a Mercedes-AMG entregar mais potência em seu próximo V8. Sem revelar detalhes específicos, o diretor de desenvolvimento de veículos da AMG, Steffen Jastrow, afirmou à Auto Express que o novo oito cilindros terá desempenho superior ao do Black Series.
“Os engenheiros da AMG já definiram a potência em uma faixa, e o limite superior é, obviamente, maior do que o que conhecemos hoje”, declarou o executivo.

A asa traseira do Concept AMG GT Track Sport
Foto de: Mercedes-AMG
Ainda não está confirmado se haverá uma versão de rua derivada do GT Track Sport, mas dentro da Mercedes-AMG essa possibilidade não é descartada. A hipótese mais provável é que a versão de produção estreie em 2026, seguida de uma variante homologada para as ruas, mantendo o foco em desempenho e leveza. Caso isso aconteça, é bem possível que o modelo seja preparado para tentar quebrar recordes em Nürburgring.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com