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Como o Omoda 5 HEV quer conquistar clientes do Corolla Cross Hybrid

Lançado oficialmente em 29 de outubro, o Omoda 5 HEV estreia como o eletrificado mais acessível da Omoda & Jaecoo e marca o início das vendas globais do modelo — com o Brasil sendo o primeiro país a recebê-lo. A novidade chega para disputar espaço com o Toyota Corolla Cross Hybrid, oferecendo mais potência, preço competitivo e um pacote tecnológico mais avançado.

Ligada internacionalmente ao grupo Chery, a marca iniciou há alguns meses uma operação solo por aqui, não contando com influência da brasileira CAOA. As ambições da chinesa, entretanto, são grandes. Há até mesmo plano de fabricação nacional, em um plano que pode juntar Omoda, Jaecoo e Jetour na mesma planta. Essa meta, entretanto, ficará para um segundo momento.



Foto de: Omoda & Jaecoo

Até lá, a O&J planeja atacar de frente marcas já estabelecidas no segmento de compactos e médios mirando consumidores que buscam alternativas à combustão, seja elas totalmente elétricas ou híbridas, caso do novo Omoda 5 HEV.

O modelo chega com o preço competitivo de R$ 159.990 na versão de entrada Luxury e chegando aos R$ 184.990 na topo de linha, Prestige. Mesmo em sua versão mais equipada, ainda é consideravelmente mais barato que seu principal rival, o Toyota Corolla Cross Hybrid na versão XRX. O modelo japonês não sai por menos de R$ 219.890, ou R$ 34.900 a mais que o Omoda de topo. 



Novo Omoda 5 HEV 2026

Foto de: Omoda & Jaecoo

Motorização e baterias 

Apesar da diferença de preço, ambos têm muito em comum – a começar pela mecânica. Os dois são SUVs híbridos do tipo pleno (HEV), ou seja, conseguem rodar apenas com o motor elétrico em baixas velocidades e alternar automaticamente entre os sistemas.

No caso do Omoda 5 HEV, o conjunto combina um motor 1.5 TGDI turbo a gasolina, que gera 135 cv e 20,4 kgfm, com um propulsor elétrico de 203 cv. Juntos, eles entregam 224 cv de potência combinada e 30 kgfm de torque, permitindo ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atingir velocidade máxima de 175 km/h. De acordo com a marca, o consumo médio é de 15,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, números bastante competitivos para um híbrido dessa categoria.

Especificações Omoda 5 HEV Toyota Corolla Cross Hybrid
Tipo de sistema Híbrido pleno (HEV) Híbrido pleno (HEV)
Motor a combustão 1.5 TGDI (turbo) – 135 cv e 20,4 kgfm 1.8 VVT-i 16V Atkinson – 101 cv (etanol) / 98 cv (gasolina) e 14,5 kgfm
Combustível Gasolina Flex (gasolina e etanol)
Motor(es) elétrico(s) 1 motor – 203 cv 2 motores – 72 cv
Potência combinada 224 cv 122 cv
Torque combinado 30,0 kgfm 14,5 kgfm (combustão) + 16,6 kgfm (elétrico)
Aceleração (0–100 km/h) 7,9 s 13,0 s
Velocidade máxima 175 km/h 170 km/h
Consumo (gasolina) 15,1 km/l (cidade) / 13,2 km/l (estrada) 16,6 km/l (cidade) / 9,9 km/l (estrada)
Consumo (etanol) 11,6 km/l (cidade) / 14 km/l (estrada)

Já o Toyota Corolla Cross Hybrid é mais conservador em sua proposta. Ele traz o conhecido motor 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson, flex, que rende 101 cv com etanol (ou 98 cv com gasolina) e 14,5 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm.

A potência combinada chega aos modestos 122 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos e velocidade máxima de 170 km/h. Segundo o INMETRO, o consumo é de 16,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, e de 11,6 km/l e 9,9 km/l, respectivamente, com etanol.

Ambos utilizam baterias autorrecarregáveis — de íon-lítio no Omoda e de níquel-hidreto metálico no Toyota —, mas cada um com uma abordagem diferente: o modelo chinês aposta em desempenho e eficiência equilibrados, enquanto o japonês prioriza economia e confiabilidade.



Novo Omoda 5 HEV 2026

Foto de: Omoda & Jaecoo

Dimensões

Apesar de serem SUVs médios, ambos tem diferenças consideráveis no porte. O Omoda 5 HEV é ligeiramente mais curto, com 4,44 metros de comprimento, enquanto o Corolla Cross mede 4,46 m. Na largura, ambos empatam com 1,82 m, mas o Toyota é mais alto, com 1,62 m contra 1,59 m do rival. O entre-eixos também é maior no Corolla, com 2,64 m ante 2,61 m do modelo chinês.

No porta-malas, o Corolla leva vantagem, com 440 litros contra 372 litros do Omoda. Já o SUV chinês tem tanque de combustível maior, com 51 litros frente aos 36 litros do Toyota. Em peso, o Omoda é mais pesado, com 1.546 kg contra 1.450 kg do Corolla.



Toyota Corolla Cross 2026

Foto de: Toyota

Especificações Omoda 5 HEV Toyota Corolla Cross Hybrid Comparativo
Comprimento 4,44 m 4,46 m Corolla é 2 cm mais longo
Largura 1,82 m 1,82 m Empate
Altura 1,59 m 1,62 m Corolla é 3 cm mais alto
Entre-eixos 2,61 m 2,64 m Corolla tem 3 cm a mais
Porta-malas 372 litros 440 litros Corolla leva 68 litros a mais
Tanque de combustível 51 litros 36 litros Omoda tem 15 litros a mais
Peso 1.546 kg 1.450 kg Omoda é 96 kg mais pesado


Toyota Corolla Cross 2026

Foto de: Toyota

Equipamentos

O Omoda 5 HEV tem seis airbags, faróis e lanternas full LED e duas telas curvas de 12,3 polegadas, sendo uma para o painel e outra para a multimídia. O Corolla Cross XRX também traz painel digital de 12,3 polegadas, mas sua central multimídia é menor, com 10 polegadas.

Ambos contam com ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico. O Omoda oferece ainda memória para o assento e bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, enquanto o Toyota tem apenas aquecimento.



Toyota Corolla Cross Hybrid XRX 2025 - panorama do painel

Foto de: Motor1.com

O SUV chinês se diferencia com head-up display, som premium, revestimento interno bicolor, rodas de 19 polegadas e porta-malas com abertura elétrica. O Corolla Cross possui acabamento em couro, rodas de 18 polegadas e também porta-malas elétrico, mas não dispõe de som premium nem head-up display.

Nos dois há freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, carregador por indução, câmera 360 graus e sensores dianteiros. O Omoda adiciona sensores também na traseira, enquanto o Corolla conta com paddle-shifters. Ambos têm iluminação ambiente interna, mas no modelo chinês ela é configurável.



Novo Omoda 5 HEV 2026

Foto de: Omoda & Jaecoo

O Corolla Cross leva vantagem em alguns itens de uso prático, pois conta com retrovisor interno fotocrômico, faróis de neblina e estepe de emergência, ausentes no Omoda. Por outro lado, o SUV chinês tem suspensão traseira independente do tipo multilink, porta-luvas climatizado e sistema de estacionamento automático (APA), inexistentes no modelo da Toyota.

Em segurança ativa, ambos oferecem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e sistemas de alerta e assistente de manutenção de faixa, ficando o Omoda à frente apenas pelo estacionamento automático.

Ou seja..

O Corolla Cross continua sendo a escolha mais consolidada do segmento, priorizando tradição, conforto e confiabilidade. No entanto, os reajustes recentes o colocaram próximo da barreira dos 220 mil reais, faixa de preço que já o equipara a modelos maiores ou com sistemas híbridos mais avançados.

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