Search
Close this search box.

Novo Dodge Charger V-8: Tudo o Que Sabemos

É um fato: o Charger elétrico não pegou. A proposta de transformar um muscle car tradicional em um cupê silencioso e movido a bateria simplesmente não agradou os fãs mais fiéis. É difícil mudar a mentalidade de um público que, por anos, escolheu esse carro justamente por ele ser barulhento, bruto e visceral. De uma hora para outra, o modelo virou algo completamente diferente, e a Dodge vem sofrendo com essa escolha.

Com a demanda abaixo do esperado e a recepção morna à nova fase do Charger, a marca precisou reagir. A primeira tentativa de reconciliação veio com a introdução do motor Hurricane 6 biturbo, um seis cilindros potente que ajudou a amenizar, ao menos em parte, a insatisfação dos entusiastas. Ainda assim, a ausência do lendário V8 continuava sendo o grande problema.

Agora, os sinais de que o Charger V8 está voltando se tornaram bem mais evidentes. O Hustle Stuff Drag Pack, revelado na última semana, foi o primeiro passo concreto nessa direção. Ainda restrito às pistas, o modelo marcou o retorno do HEMI sob o capô do esportivo da Dodge. Com isso, o que antes era só especulação começa a se transformar em realidade. O V8 vai voltar — a única dúvida que resta é qual forma ele terá. Aqui está tudo o que já sabemos sobre o novo HEMI Charger até agora.



Dodge Charger Daytona 2024

Foto de: Dodge

Como ele vai se chamar?

Com a nova geração do Charger, a Dodge acabou fundindo as funções dos dois modelos anteriores em um só produto. O Challenger deixou de existir como modelo separado e agora o Charger pode ser adquirido com carroceria cupê ou sedã, dependendo da versão. Não há nenhum sinal de que isso vá mudar no futuro. Dessa forma, é bem provável que todas as futuras configurações do muscle car continuem usando o nome Charger.

A Dodge já reservou as designações Scat Pack e R/T para as versões equipadas com o seis-cilindros Hurricane, enquanto o elétrico atende por Daytona. Se a marca realmente decidir usar o HEMI 5.7 no modelo, há um cenário em que ele apareça como a configuração menos potente da linha, por mais curioso que pareça. Nesse caso, o antigo nome de entrada SXT não se encaixa tão bem nesta geração.

Ao longo da vida do Charger, a fabricante alternou vários emblemas e é possível que vejamos o retorno de siglas como SRT8 ou até Super Bee, embora esta última deva ficar reservada a algo mais especial. Com o cancelamento do EV Banshee, esse nome também ficou livre, mas é improvável que seja aplicado aqui.

O que os fãs realmente querem ver é a volta do Hellcat, e não seria surpresa se a Dodge o trouxesse em algum momento. Como os nomes tradicionais já foram usados nos seis cilindros, faz sentido que o futuro V8 reintroduza a sigla SRT na era atual da Stellantis, possivelmente como o primeiro SRT de rua desta nova fase.



Renderização do Dodge Charger Hemi V-8 por Motor1

Renderização do Dodge Charger Hemi V-8 por Motor1

Foto de: Theophilus Chin | Motor1

Como será o visual?

O visual do eventual Charger V8 deve seguir a linha do Sixpack atual, que traz grade convencional e capô redesenhado em vez do conjunto aerodinâmico R-Wing do Daytona elétrico. As projeções indicam dianteira mais agressiva, com para-choque específico voltado a maximizar o arrefecimento.

Na traseira, a leitura esperada inclui difusor pronunciado, para-choque exclusivo e duas saídas de escape circulares de grande diâmetro, tudo remetendo ao universo SRT. Em outras palavras, a Dodge não precisaria alterar muito para diferenciar um V8 dos Sixpack e Daytona já existentes.



O supercharger V8 presente nos Dodge Hellcat

O supercharger V8 presente nos Dodge Hellcat

Foto de: Dodge

O que ele trará de série?

Embora o CEO da Dodge Matt McAlear tenha dito que um motor Hellcat caberia, é improvável que o 6.2 V8 superalimentado estreie de imediato. O cenário mais plausível é o retorno do HEMI 5.7, o mesmo resgatado recentemente pela Ram 1500. Como a plataforma STLA Large não havia sido concebida originalmente para o HEMI, a Stellantis precisou adaptar o conjunto, em um trabalho liderado por Daryl Smith, ex-engenheiro-chefe da SRT.

Se for o 5.7, a referência atual é de aproximadamente 400 cv e 56,7 kgfm. Hoje, o Charger R/T Sixpack 3.0 turbo de seis cilindros rende 426 cv e 64,7 kgfm com o seis cilindros biturbo, a versão de alta potência chega a 557 cv e o elétrico entrega até 679 cv. Se o V8 voltar, é natural esperar também uma variação de maior desempenho em algum momento. Não está descartado, ainda, que a família Hurricane cresça dentro da gama com um 4-cilindros turbo no futuro, já que a Stellantis vem ampliando seu portfólio a combustão.



Dodge Charger Daytona 2024

Foto de: Dodge

Quanto vai custar?

O Charger Sixpack R/T cupê parte de US$ 51.990, cerca de R$ 280.700, e o sedã começa em US$ 53.990, cerca de R$ 291.500. Se a diferença seguir a lógica aplicada na Ram com o HEMI, o acréscimo do V8 poderia girar em torno de US$ 1.200, aproximadamente R$ 6.480.

Ainda assim, é possível que a Dodge restrinja o V8 a versões mais caras, em vez de oferecê-lo como item de série nas configurações de entrada. Também não dá para excluir completamente o movimento oposto, com o V8 assumindo o papel de oferta-base, embora isso soe menos provável.



Dodge Charger Daytona 2024

Dodge Charger Daytona 2024

Foto de: Dodge

Quando será lançado?

Oficialmente, a Dodge ainda não confirmou um Charger V8 de rua, mas o assunto já saiu do “e se” e entrou no “quando”. Ao ser questionado sobre o Hellcat, McAlear disse para não se surpreender se ele couber e afirmou que não é segredo que a marca está investindo novamente em produção a combustão.

Isso sugere que veremos o V8 em breve, possivelmente acompanhado de novas versões esportivas SRT. Até lá, o Hustle Stuff Drag Pack nas pistas já funciona como um aceno claro do caminho que a Dodge escolheu seguir.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ram Rampage pode estar de passaporte carimbado para a Europa

A Ram apresentará a prévia europeia da Ram Rampage na Fieracavalli 2025, em Verona (ITA)…

os principais lançamentos da marca para 2026

Além de planos ambiciosos para os próximos anos na América Latina, a alemã Volkswagen também…

A nova Bullet 650 é a Royal Enfield que todo fã quer ver de novo

A Royal Enfield apresentou no EICMA 2025, em Milão (ITA), a nova Bullet 650, retomando…