O grupo Stellantis, responsável por marcas como Jeep, Ram, Dodge e Fiat, está tentando de tudo para se reconectar com o público dos Estados Unidos. Desde a saída de Carlos Tavares, em dezembro, o grupo tem feito grandes mudanças em suas operações na América do Norte.
Tim Kuniskis, que voltou em 2025 para reassumir o cargo principal na Ram, foi promovido a chefe de toda a divisão norte-americana do conglomerado e anunciou que veríamos “muito em breve” o retorno da divisão esportiva SRT. E, de acordo com a apresentação dos últimos resultados da empresa, isso não deve demorar muito.
10
Fonte: Ram
Na página 19 do relatório de embarques e receitas do terceiro trimestre da Stellantis, afirma-se que a Ram apresentará dois produtos SRT nos próximos três meses. Durante a chamada com investidores, o CEO da Stellantis, Antonio Filosa, disse:
“Por fim, a Ram mostrará ainda mais de sua paixão característica com dois novos produtos SRT a serem revelados nos próximos meses, cada um com propostas de valor totalmente distintas.”

As duas novidades devem marcar o retorno definitivo da marca ao segmento de picapes de alto desempenho. Uma delas será a nova geração da Ram 1500 TRX, que deve voltar com motor V8 e posicionamento semelhante ao da versão com o Hemi 6.2 supercharged usada até 2023. A outra pode ser uma versão da futura picape média a ser vendida na América do Norte pela Ram.
Por lá, vale lembrar, a marca confirmou o desenvolvimento de uma nova picape média voltada exclusivamente ao gosto local, com chegada prevista para 2027/2028 e com maior porte e estrutura baseada no Jeep Gladiator. Essa picape poderá inaugurar uma nova linhagem esportiva com selo SRT. No Brasil e em outros países da América Latina, o modelo será uma versão própria da Fiat Titano, vendida pela Ram, resgatando o nome Dakota já a partir de 2026.

Nova Dakota que será vendida em 2026 no Brasil será bem diferente da picape média a ser feita nos EUA
Foto de: Ram
A retomada da SRT faz parte de uma revisão de estratégia após anos de foco excessivo em modelos globais e elétricos. A recepção nada positiva dos puristas ao Dodge Charger 100% elétrico e das novas Ram 1500 com motor Hurricane 6, apesar de tecnicamente avançadas, mostrou que boa parte do público ainda prefere o carisma dos V8. O retorno do Hemi 5.7 à linha da Ram foi só o começo.
Com a divisão SRT de volta à ativa, o grupo promete lançar diversos modelos de desempenho até o fim da década. O primeiro deles será o veterano Dodge Durango em versão SRT Hellcat, seguido pelos dois modelos da Ram já mencionados. Caso a aposta dê certo, é bem provável que vejamos novos modelos voltando a contar com um esportivo da divisão SRT e, quiçá, até sonhar com um novo Viper. Afinal, sonhar ainda é de graça.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com