Até muito recentemente, a BMW oferecia duas variantes diferentes para cada um de seus carros da divisão M de alta performance: M e M Competition, este mais potente. Ultimamente, no entanto, a marca começou a eliminar gradualmente a última. Mas a BMW tem um bom motivo para essa mudança.
Em uma entrevista recente ao BMW Blog o CEO da BMW M, Frank van Meel, confirmou que o pacote Competition para os BMW M está praticamente morto nos futuros carros da divisão. O motivo? Os compradores simplesmente preferiram a versão de maior desempenho. Van Meel disse:
Mais de 80% dos nossos clientes optaram diretamente pela versão Competition. Por isso, dissemos: vamos fazer dessa a versão padrão. Pode-se dizer que todo modelo M hoje é um Competition”.
60
De acordo com Van Meel, a mudança ajudará a simplificar a linha M daqui para frente. Em breve, os compradores terão apenas três opções para escolher: o M básico, o M CS e o M CSL. Os modelos M padrão agora incluirão muitos dos recursos – incluindo potência – anteriormente reservados para as versões Competition, enquanto as versões CS e CSL se concentrarão na redução de peso e no desempenho aprimorado em pista.
Por enquanto, a BMW ainda oferece a opção Competition em modelos selecionados, incluindo o M3 e o M4. Optar pelo pacote Competition mantém a tração traseira e aumenta a potência de 480 cv para 510 cv. Optar pelo Competition xDrive com tração nas quatro rodas sobe o número para 530 hp. O SUV X5 M também mantém seu pacote Competition para 2026, com uma potência de 625 cv.

BMW M3 Competition xDrive
Dito isso, os modelos mais novos, como o M2 e o próximo M5, não oferecem mais uma variante Competition para 2026. Essa mudança, sem dúvida, se estenderá a toda a linha M em um futuro próximo. Entramos em contato com a BMW para obter uma declaração oficial. Embora a empresa não tenha fornecido uma declaração sobre o assunto, um porta-voz confirmou Motor1.com US que “as informações são precisas”.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com