A BMW Motorrad apresentou oficialmente a nova F 450 GS, uma trail completamente nova que estreia na linha GS como uma opção para a categoria A2 europeia, que limita o condutor a motos de até limitada a 48 cv. Desenvolvida do zero, a moto combina o visual característico da família GS com soluções técnicas inéditas para a marca, como a embreagem automática Easy Ride Clutch (ERC), que vem de série na versão Trophy e é opcional nas demais.
A marca já anunciou suas especificações, versões e equipamentos. No entanto, ainda não há dados de preços nem quando a novidade chegará às lojas na Europa ou em qualquer outro mercado do mundo, incluindo o Brasil. De qualquer forma, se vier para cá, terá que se encaixar entre as atuais G 310 GS e F 800 GS, que custam respectivamente R$ 42.900 e R$ 69.900.
49
Fonte: BMW
O modelo traz um motor bicilíndrico em linha de 420 cm³, com duplo comando de válvulas e virabrequim com defasagem de 135°, gerando 48 cv a 8.750 rpm e 4,38 kgfm de torque a 6.750 rpm. O propulsor foi projetado para oferecer baixo peso, funcionamento suave e consumo reduzido, com consumo médio declarado de 26,3 km/l o que garante autonomia acima de 350 km com o tanque de 14 litros. O câmbio é de seis marchas, com assistente de trocas rápidas (Shift Assistant Pro) disponível a partir da versão Exclusive.
Outro destaque técnico é o sistema Easy Ride Clutch (ERC), que dispensa o uso manual da embreagem em trocas de marcha e manobras, com o acoplamento funcionando de forma centrífuga. A alavanca, no entanto, permanece funcional para o motociclista intervir quando desejar, como em situações off-road.
A F 450 GS tem chassi tubular de aço com o motor atuando como elemento estrutural. A suspensão é fornecida pela KYB, com garfo invertido de 43 mm na dianteira e monoamortecedor traseiro com progressividade WAD. O curso é de 180 mm em ambas as rodas. O conjunto de freios traz disco dianteiro de 310 mm com pinça Brembo de 4 pistões e traseiro de 240 mm com pinça ByBre, ambos com ABS Pro de série, que atua mesmo com a moto inclinada. As rodas são de liga leve de 19″ frente e de 17″ na traseira, com a BMW oferecendo peças raiadas como acessório.

BMW revela a inédita F 450 GS
Foto de: BMW
O modelo vem ainda com modos de pilotagem Rain, Road e Enduro, além de recursos eletrônicos como controle de tração (DTC), controle de frenagem dinâmica (DBC) e controle de torque de arrasto do motor (MSR). A partir da versão Exclusive, soma-se o modo Enduro Pro, que permite desativar o ABS traseiro para uso em trilhas.
No visual, a nova F 450 GS adota o DNA da R 1300 GS, com o farol em LED em formato de “X”, linhas compactas e traseira elevada. O painel é uma tela TFT de 6,5″, compatível com conectividade BMW Motorrad e porta USB-C. O peso declarado em ordem de marcha é de 178 kg, com velocidade máxima de 165 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 s.
A moto será oferecida em quatro versões globais:
-
F 450 GS Basic (Cosmic Black)
-
F 450 GS Exclusive (Cosmic Black) – adiciona Riding Modes Pro, Quickshifter Pro, protetores de mão e motor, e para-brisa transparente
-
F 450 GS Sport (Racing Red) – acrescenta suspensão esportiva ajustável e visual diferenciado
-
F 450 GS Trophy (Racing Blue Metallic) – topo de linha, com Easy Ride Clutch, protetor de motor em alumínio, para-brisa Rallye escurecido e suspensão esportiva
Ficha técnica – BMW F 450 GS
| Item | Dados |
| Motor |
2 cilindros em linha, 4 tempos, 420 cm³, refrigeração líquida |
| Potência | 48 cv (35 kW) a 8.750 rpm |
| Torque | 4,38 kgfm a 6.750 rpm |
| Câmbio / Transmissão final | 6 marchas / corrente (3,43:1) / embreagem automática ERC a partir da versão Exclusive |
| Chassi | Tubular em aço com motor como elemento estrutural |
| Suspensão dianteira / traseira | Garfo invertido KYB Ø43 mm / monoamortecedor KYB com progressividade WAD |
| Curso (dianteira/traseira) | 180 / 180 mm |
| Freios (dianteiro / traseiro) | Disco 310 mm Brembo 4 pistões / Disco 240 mm ByBre 1 pistão |
| Rodas / Pneus | Liga leve – 100/90-19 (d) e 130/80-17 (t) |
| Comprimento / Largura / Altura do assento | 2.161 mm / 869 mm / 845 mm |
| Entre-eixos | 1.465 mm |
| Peso (em ordem de marcha) | 178 kg |
| Tanque / Autonomia estimada | 14 litros / 350 km |
| Consumo médio (WMTC) | 26,3 km/l |
| Velocidade máxima | 165 km/h |
| Aceleração (0–100 km/h) | 5,9 s |
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com