Depois de apresentar a nova geração do CLA apenas em suas configurações elétricas, chegou a vez da Mercedes-Benz dar mais detalhes do seu modelo médio com conjuntos híbridos, inclusive seus preços.
O CLA Hybrid já está disponível na Europa e combina o novo motor 1.5 turbo a gasolina da família FAME com um propulsor elétrico e uma transmissão automatizada de dupla embreagem de oito marchas (8F-eDCT).
A bateria de íons de lítio tem capacidade de 1,3 kWh e permite ao modelo rodar em modo totalmente elétrico em curtas distâncias, especialmente no trânsito urbano. O sistema também realiza regeneração em todas as oito marchas e recuperação de até 25 kW, desacelerando até cerca de 100 km/h.
O motor elétrico, por sua vez, atua em conjunto com o propulsor a combustão, entregando torque de forma linear e contínua. O motor térmico é acionado sem a necessidade de partida convencional, utilizando a embreagem de separação, o que torna a transição quase imperceptível para o motorista.
Limusine híbrida Mercedes CLA (2025)
Foto de: Mercedes-Benz
Mesma cara
Visualmente, o CLA híbrido mantém o estilo refinado com grade tradicional da Mercedes-Benz e estrela central, faróis de LED e guias de luz também em LED. O CLA 180 Hybrid tem consumo médio entre 18,5 e 20,4 km/l, com emissões de 111 a 123 g/km de CO₂. Na Alemanha, parte de 46.243 euros, com leasing a partir de 325 euros mensais (36 meses e 45.000 km).
O motor 1.5 de quatro cilindros é uma nova unidade desenvolvida pela alemã dentro da família modular FAME (Family of Modular Engines). Construído em alumínio, adota o ciclo Miller, que melhora a eficiência em uso urbano e reduz perdas de bombeamento, com alta taxa de compressão de 12:1. O turbocompressor compacto com escapamento integrado já atende às futuras normas de emissões europeias.

Foto de: Mercedes-Benz
Outro destaque é o compressor elétrico do ar-condicionado de 48 volts, herdado do motor M256, que garante climatização mesmo em modo elétrico. O novo sistema MBUX de quarta geração traz inteligência artificial integrada à Microsoft e ao Google, oferecendo comando por voz aprimorado e atualizações online.
Entre os assistentes, o MB.Drive Assist atua em nível 2 de condução semiautônoma e estreia a função de mudança de faixa automática. O modelo vem de série com teto panorâmico fixo e pode receber o painel MBUX Superscreen, que combina até três telas sob uma única peça de vidro — uma de 10,25 polegadas para o motorista e duas de 14 polegadas para o painel central e o passageiro.

Foto de: Mercedes-Benz
Na Europa, o CLA híbrido será oferecido nas versões 180, 200 e 220, com potências entre 156 cv e 211 cv e torque variando de 20,4 a 30,6 kgfm. Todas contam com um impulso elétrico adicional de 22 kW (30 cv) e opção de tração dianteira ou integral 4MATIC. A velocidade máxima varia entre 218 e 240 km/h, dependendo da configuração.
E por aqui?
A Mercedes-Benz ainda não confirmou quando a nova geração do CLA chegará ao Brasil. Hoje, o modelo é vendido em quatro versões, partindo de R$ 304.900 na 200 Progressive e chegando a R$ 639.900 na esportiva CLA 45 S.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com