A Volkswagen do Brasil lançou oficialmente sua nova aposta de volume no país, o Tera, há cerca de cinco meses. Baseado na plataforma MQB-A0, o SUV chegou para ocupar o espaço entre o Polo Track e o Nivus, uma faixa até então sem representante da marca, mirando diretamente em rivais como Fiat Pulse e Renault Kardian.
E, ao que tudo indica, a estratégia deu resultado. Segundo dados da Fenabrave, o Tera foi o grande destaque de outubro ao alcançar a liderança de mercado entre os automóveis de passeio pela primeira vez. Foram 10.162 unidades emplacadas no mês, alta superior a 33% em relação a setembro. O modelo superou rivais diretos e consolidou sua posição como novo produto de volume da marca alemã.
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Fonte: Mario Villaescusa / Motor1.com
A proposta parece ter agradado especialmente aos compradores de hatchs compactos, como o próprio primo Polo, Chevrolet Onix ou Hyundai HB20. De acordo com a Volkswagen, boa parte dos consumidores de seu novo SUV veio desse segmento e de outras montadoras.

Fernando Silva, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil
Foto de: Motor1 Brasil
No total, 66% dos veículos usados dados na troca por um Tera vieram de marcas concorrentes, enquanto 56% eram hatches. Em setembro, os índices eram de 63% e 58%, respectivamente, o que reforça a tendência de migração para SUVs compactos de entrada, conforme apresentou Fernando Silva, Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen.
Como é o VW Tera
Produzido em Taubaté (SP), o Tera compartilha sua base estrutural com o Polo e o Nivus. Mede 4,15 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,50 m de altura, com entre-eixos de 2.566 mm. As proporções, combinadas com o estilo robusto e a posição de dirigir mais alta, reforçam a proposta de SUV urbano voltado ao uso familiar. O porta-malas comporta 350 litros pelo padrão VDA, volume suficiente para o dia a dia e pequenas viagens.
Em motorização, o Tera MPI usa o motor 1.0 aspirado, 3-cilindros, com 77/84 cv e 9,4/10,3 kgfm e câmbio manual de 5 marchas, a única versão com este conjunto. Acima, o Tera TSI com câmbio manual usa o conjunto 170 TSI, com 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com a caixa de 5 marchas – a partir disso, o Tera recebe o câmbio automático de 6 marchas no Comfort e High.

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Fonte: Mario Villaescusa / Motor1.com
Na lista de equipamentos, o Volkswagen Tera tem alerta de colisão com frenagem automática em todas as versões, inclusive MPI manual, assim como a central multimídia VW Play com tela de 10″ e o painel de instrumentos digital, de 8″ até a versão High, que recebe a de 10,25″. Veja abaixo as versões, preços e principais equipamentos.
O Volkswagen Tera está disponível em quatro versões com preços a partir de R$ 105.890 para a versão 1.0 MPI MT, de entrada, e chega aos R$ 141.890 na configuração de topo, a High 1.0 TSI 170 AT.
Todas as versões do SUV podem ser configuradas em seis opções de cor. Entre as sólidas, o Preto Ninja não tem custo adicional, enquanto o Branco Sólido acrescenta R$ 900. Já as metálicas Vermelho Hypernova, Prata Lunar, Cinza Platinum e Azul Ártico custam R$ 1.750 cada
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