Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Sucessor do Argo, Fiat Grande Panda ganha prêmio de carro europeu do ano

Sucessor do Argo, Fiat Grande Panda ganha prêmio de carro europeu do ano

Principal novidade da Fiat nesta década, a nova geração do Panda foi eleita o Carro Europeu do Ano 2026 pela Unione Italiana Giornalisti Automotive (UIGA). O modelo, que ganhou o apelido Grande Panda, superou concorrentes de peso como Audi Q3, BMW X3, Mercedes-Benz CLA e a nova geração do Jeep Compass.

A cerimônia de premiação foi realizada em Milão, na sede da Bosch Itália, parceira institucional da iniciativa. O troféu foi entregue por Maurizia Bagnato, diretora de Inovação e Vendas da Bosch Itália, que destacou que o prêmio “valoriza carros capazes de trazer inovação e conteúdo tecnológico transversal em um contexto competitivo em constante evolução”.

De acordo com o júri, a vitória reconhece o “progresso feito pela marca de Turim em design, qualidade de construção e completude da gama”, alcançado “sem perder de vista os valores de acessibilidade, eficiência e concretude que sempre distinguiram a Fiat”.

O Grande Panda também está entre os finalistas do Car of the Year 2026, cuja premiação ocorrerá em 9 de janeiro, durante o Salão do Automóvel de Bruxelas. Caso vença novamente, a Fiat conquistará um feito histórico de duplo reconhecimento no mesmo ciclo de lançamentos.

Baseado na plataforma CMP — a mesma de Peugeot 208 e Citroën C3 —, o modelo nasceu com inspiração visual na geração original do Panda, lançada nos anos 1980. O novo Grande Panda aposta em uma linguagem retrô-futurista, combinando tecnologias atuais, possibilidade de eletrificação e referências diretas ao primeiro modelo.

Grande Panda no Brasil: o que já sabemos

Já confirmado pelo CEO global da Fiat, Olivier François, o Grande Panda – ou qualquer que seja o nome que adote por aqui – terá papel central para a montadora em todo o mundo, especialmente no Brasil. O executivo chegou a compará-lo à família Palio, última linha global da marca.

Com isso, o hatch é tratado como peça-chave para o futuro da Fiat e servirá de base para novos derivados, incluindo os sucessores de Pulse, Fastback e até da picape Strada. O modelo já está em testes no país e deve substituir o Fiat Argo a partir de 2026.



Fiat Grande Panda 2025

Foto de: Fiat

Como compartilha boa parte da estrutura com a família C-Cubed da Citroën, as mulas do novo hatch vêm circulando com a carroceria do primo francês em testes pela região de Minas Gerais, como mostram flagrantes publicados pelo Portal Caminhões e Carretas em maio.

As proporções são semelhantes: ambos têm cerca de 3,99 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos. O estilo mais quadrado também é um ponto em comum, mas no Panda italiano isso aparece de forma mais acentuada. O design presta homenagem direta ao modelo original dos anos 1980, criado por Giorgetto Giugiaro, que também inspirou o primeiro Uno.



Fiat Grande Panda - em alta

Foto de: Jason Vogel



Citroën C3 XTR 2026

Foto de: Citroën

O que ainda não se sabe é se o hatch nacional manterá o nome e a aparência do Panda europeu. Caso siga a estratégia adotada com o C3, é possível que o Brasil receba uma variação própria, com adaptações para mercados emergentes. A estreia está prevista para acontecer até o fim da década.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Mercedes-Benz GLB 2026 vai ganhar versão a combustão

Após sete anos, a Mercedes-Benz enfim apresentou a nova geração do SUV GLB para o…

Estas são as 10 motos e marcas mais vendidas do Brasil em 2025 até agora

O mercado de motocicletas 0km no Brasil atingiu um marco impressionante entre janeiro e novembro…

Primeiro sedã da Smart tem 2 toneladas e o dobro do tamanho do original

A Smart mostrou na China o novo #6. É o primeiro sedã da história da…