Principal novidade da Fiat nesta década, a nova geração do Panda foi eleita o Carro Europeu do Ano 2026 pela Unione Italiana Giornalisti Automotive (UIGA). O modelo, que ganhou o apelido Grande Panda, superou concorrentes de peso como Audi Q3, BMW X3, Mercedes-Benz CLA e a nova geração do Jeep Compass.
A cerimônia de premiação foi realizada em Milão, na sede da Bosch Itália, parceira institucional da iniciativa. O troféu foi entregue por Maurizia Bagnato, diretora de Inovação e Vendas da Bosch Itália, que destacou que o prêmio “valoriza carros capazes de trazer inovação e conteúdo tecnológico transversal em um contexto competitivo em constante evolução”.
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Fonte: Uiga
De acordo com o júri, a vitória reconhece o “progresso feito pela marca de Turim em design, qualidade de construção e completude da gama”, alcançado “sem perder de vista os valores de acessibilidade, eficiência e concretude que sempre distinguiram a Fiat”.
O Grande Panda também está entre os finalistas do Car of the Year 2026, cuja premiação ocorrerá em 9 de janeiro, durante o Salão do Automóvel de Bruxelas. Caso vença novamente, a Fiat conquistará um feito histórico de duplo reconhecimento no mesmo ciclo de lançamentos.

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Fonte: Fiat
Baseado na plataforma CMP — a mesma de Peugeot 208 e Citroën C3 —, o modelo nasceu com inspiração visual na geração original do Panda, lançada nos anos 1980. O novo Grande Panda aposta em uma linguagem retrô-futurista, combinando tecnologias atuais, possibilidade de eletrificação e referências diretas ao primeiro modelo.
Grande Panda no Brasil: o que já sabemos
Já confirmado pelo CEO global da Fiat, Olivier François, o Grande Panda – ou qualquer que seja o nome que adote por aqui – terá papel central para a montadora em todo o mundo, especialmente no Brasil. O executivo chegou a compará-lo à família Palio, última linha global da marca.
Com isso, o hatch é tratado como peça-chave para o futuro da Fiat e servirá de base para novos derivados, incluindo os sucessores de Pulse, Fastback e até da picape Strada. O modelo já está em testes no país e deve substituir o Fiat Argo a partir de 2026.

Foto de: Fiat
Como compartilha boa parte da estrutura com a família C-Cubed da Citroën, as mulas do novo hatch vêm circulando com a carroceria do primo francês em testes pela região de Minas Gerais, como mostram flagrantes publicados pelo Portal Caminhões e Carretas em maio.
As proporções são semelhantes: ambos têm cerca de 3,99 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos. O estilo mais quadrado também é um ponto em comum, mas no Panda italiano isso aparece de forma mais acentuada. O design presta homenagem direta ao modelo original dos anos 1980, criado por Giorgetto Giugiaro, que também inspirou o primeiro Uno.

Foto de: Jason Vogel

Foto de: Citroën
O que ainda não se sabe é se o hatch nacional manterá o nome e a aparência do Panda europeu. Caso siga a estratégia adotada com o C3, é possível que o Brasil receba uma variação própria, com adaptações para mercados emergentes. A estreia está prevista para acontecer até o fim da década.
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