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Os Renault Megane e Scenic novos são elétricos com extensor?

As próximas gerações dos Renault Megane e Scenic não serão mais exclusivamente elétricas, mas também terão versões híbridas com extensor de autonomia. A mesma tecnologia híbrida plug-in também será aplicada ao Austral, Espace e Rafale a partir de 2028. É o mesmo sistema que estreou no Brasil com o Leapmotor C10 REEV.

Na prática, a Renault pretende substituir a plataforma de motor a combustão CMF-C/D para carros compactos e médios e a arquitetura de carro elétrico AmpR Medium de uma só vez por uma única plataforma multienergética que servirá a ambos os propósitos.

Segundo a Automotive News Europe, isso foi dito pelo próprio CEO da Renault Fabrice Cambolive, que afirmou durante a apresentação do novo Twingo:

“Ainda estamos buscando uma plataforma dedicada a veículos elétricos, mas também achamos que, se a adoção não for tão rápida quanto o esperado, poderemos colocar alguns extensores de autonomia junto com os veículos elétricos, e é nisso que estamos trabalhando.”

Plataforma multienergética para o próximo Renault

A decisão da Renault de criar uma plataforma multienergética para seus futuros modelos ainda não foi oficializada, mas já estava no ar há algum tempo e é parcialmente acelerada pela indecisão da Europa em parar de usar carros térmicos a partir de 2035.

Na prática, a Renault está seguindo a linha já adotada por outros grupos, como Stellantis, BMW e Mercedes, que desenvolveram plataformas multienergéticas adequadas para carros híbridos e elétricos. Os novos híbridos plug-in da Renault, segundo o próprio Cambolive, serão do tipo híbrido de série, também conhecidos como extensores de alcance ou pelos acrônimos EREV e REEV.



Renault Austral restyling (2025)

Foto de: Renault



Renault Rafale

Alguns também os chamam de “elétricos de alcance estendido”, mas eles são, em todos os aspectos, carros híbridos plug-in que podem ser recarregados na tomada, nos quais a tração nas rodas é confiada a apenas motores elétricos, enquanto o motor térmico de bordo (normalmente a gasolina) tem a única função de gerar eletricidade para a bateria e para os próprios motores elétricos.



Emblema da Renault

Renault Emblème, uma prévia dos próximos compactos

Foto de: BMW

A nova plataforma esperada para 2028 já foi apresentada em 2024 com o conceito Renault Embleme mostrado no Salão do Automóvel de Paris.

A Horse Powertrain já tem o extensor de alcance 1.5 pronto

Isso também é apoiado por anúncios recentes da Horse Powertrain, a joint venture entre a Renault, a Geely e a Saudi Aramco, mostrando os mais recentes desenvolvimentos em novos motores híbridos, em particular o“Future Hybrid System“.



Sistema híbrido futuro do trem de força de cavalos

Foto de: Motorização de cavalos

O Future Hybrid System é um trem de força compacto capaz de substituir um motor elétrico na parte dianteira de um veículo elétrico para transformá-lo em um híbrido completo, híbrido plug-in ou extensor de autonomia, com tração dianteira ou integral, conforme necessário. O sistema integra um motor a gasolina 1.5 de quatro cilindros, a caixa de câmbio eletrificada, a eletrônica de potência, o carregador de bordo e o conversor CC/CC em um bloco compacto.

E o pequeno Renault?

Nada foi divulgado sobre a possibilidade de que as plataformas dos carros menores da Renault e da Nissan (CMF-B para os térmicos e AmpR Small para os elétricos) também possam ser substituídas por uma arquitetura multienergética.

Em suma, não há confirmação de que a jovem plataforma elétrica AmpR Small, usada por Renault Twingo, Renault 4, Renault 5 e Nissan Micra, possa ser aposentada em breve em favor de uma nova plataforma multienergética para as versões com extensor de autonomia.



Renault Twingo E-Tech Elétrico (2026)

Renault Twingo E-Tech Elétrico

Foto de: Renault



Extensor de alcance Horse C15

Extensor de alcance Horse Powertrain C15

Foto de: Motorização de cavalos

O mais provável, mas ainda não confirmado, é que alguns desses elétricos também possam ter uma versão EREV, graças ao uso de novos sistemas Horse Powertrain. Particularmente interessante para essa finalidade seria um extensor de autonomia 1.0 de três cilindros apresentado em Xangai em abril de 2025 e planejado para produção na fábrica espanhola em Valladolid. Também interessante para o mesmo uso é o motor C15 da Horse.

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