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conheça o novo V8 híbrido de 640 cv da marca

A Toyota apresentou, na última quinta-feira (04/12) seu mais novo superesportivo de rua, o GR GT, criado pela divisão Gazoo Racing para funcionar como um “carro de corrida homologado”. O modelo estreia um V8 biturbo híbrido, estrutura integral de alumínio e mais de 640 cv, consolidando a escalada da marca no universo dos esportivos de alta performance.

Apesar de muitos associarem a Toyota apenas a híbridos e carros sem graça, a marca tem uma longa história com esportivos. Ela começou com o lendário 2000GT nos anos 60 e continuou com o Supra em diferentes gerações. O GR GT nasce para continuar com esse legado e estabelece três pilares essenciais no projeto: centro de gravidade extremamente baixo, peso reduzido e rigidez estrutural elevada.

Segundo a Toyota, esses fundamentos nortearam o desenvolvimento desde o início e explicam as metas de desempenho. O GR GT contará com um novo V8 biturbo acoplado a um motor elétrico montado no eixo de transmissão. A potência combinada deve alcançar, no mínimo, 640 cv, enquanto o torque projetado é de cerca de 85,1 kgfm. Esse conjunto envia força exclusivamente ao eixo traseiro por meio de um câmbio automático de oito marchas criado para o modelo.

A Toyota reforça que os números apresentados ainda são metas mínimas do protótipo e que a versão final deverá entregar igual ou maior desempenho. O superesportivo também é o primeiro da marca a adotar uma estrutura totalmente em alumínio, com painéis da carroceria confeccionados em plástico reforçado com fibra de carbono e alumínio. A redução de peso visa melhorar aceleração, frenagem, comportamento dinâmico e eficiência aerodinâmica.



Foto de: Toyota



Toyota GR GT

Foto de: Toyota



Toyota GR GT

Foto de: Toyota

Fotos de: Toyota

Os freios são de carbono-cerâmica nas quatro rodas, sinal de que o GR GT foi preparado para uso em pista. As rodas de 20 polegadas usam pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, chegando a 325 mm de largura no eixo traseiro. A meta de peso é de até 1.750 kg, número relevante quando comparado a modelos como Porsche 911 GTS ou Chevrolet Corvette E-Ray, que servem de referência dinâmica para o GR GT.

Por dentro do GT GR, não há qualquer menção à Toyota, apenas à divisão GR. Os bancos Recaro com concha em carbono, a posição de dirigir baixa e o acabamento que remete aos modelos da Lexus reforçam o caráter esportivo. O conjunto de instrumentos prioriza o motorista e mistura simplicidade funcional com materiais de alta qualidade.



Toyota GR GT

Foto de: Toyota



Toyota GR GT

Foto de: Toyota

Fotos de: Toyota

Visualmente, o Toyota GR GT abraça o estilo de carro de corrida civil. O teto é extremamente baixo, com apenas 1,19 metro de altura, tornando o esportivo mais baixo que rivais citados anteriormente. A traseira tem escapamento quadruplo integrado a elementos aerodinâmicos, enquanto as laterais trazem entradas de ar e saias que remetem a carros GT3. A relação entre capô longo e eixo dianteiro recuado compõe a silhueta típica dos grandes esportivos.

A comparação com a categoria GT3 não é coincidência. A Gazoo Racing desenvolveu o GR GT em paralelo ao futuro GR GT3 de competição, compartilhando parte da suspensão e o V8 biturbo. O resultado é um novo topo de linha esportivo dentro da Toyota. A marca ainda não divulgou datas de lançamento, mas promete que o som do V8 fará jus ao estilo agressivo revelado.

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