Como acontece com a maioria dos veículos à medida que envelhecem, o Porsche 911 de hoje é maior que seus antecessores. Dito isso, ele também é mais seguro, mais luxuoso, mais capaz e, recentemente, eletrificado. Mas, mesmo com o crescimento do 911, a Porsche não tem planos de alterar fundamentalmente o formato de seu icônico carro esportivo apenas para instalar uma bateria maior e um sistema híbrido plug-in.
O vice-presidente da Porsche para os modelos 911 e 718, Frank Moser, disse à mídia australiana que não gosta da ideia de um 911 com um plugue. De acordo com a Drive, Moser disse: “O 911 tem um pacote muito complexo. Temos o design icônico do carro… ele não deve ser maior”.
Se a Porsche quisesse aumentar a autonomia de condução elétrica do 911 com um modelo PHEV, precisaria de uma bateria maior, um sistema de carregamento e hardware adicional para suportar a mobilidade totalmente elétrica. Isso exigiria que a montadora alterasse a embalagem do carro. Isso é algo que a Porsche não quer fazer. De acordo com Moser:
Não queremos mudar o pacote do carro, não queremos mudar a distribuição de peso do carro, portanto, decidimos pelo híbrido de desempenho, e não foi fácil trazer todo o material elétrico para o pacote.
Foto a: Porsche
A bateria de 400 volts que a Porsche usa no 911 híbrido tem o mesmo tamanho da bateria de 12 volts e ocupa o mesmo lugar no porta-malas dianteiro “porque é o mesmo pacote”, disse Moser à mídia. Isso significa que os engenheiros da Porsche precisam trabalhar dentro de restrições rígidas.
Embora a Porsche não tenha planos de modificar o 911 para acomodar um sistema híbrido plug-in, novos avanços tecnológicos poderiam tornar isso possível. Baterias menores e mais eficientes seriam “um jogo completamente novo”. Se isso não acontecer, não espere um 911 com um plugue tão cedo, mas a Porsche não está desistindo dos híbridos.
A montadora registrou recentemente uma patente para um sistema híbrido que usa motores de fluxo axial menores e mais leves – perfeitos para as necessidades de desempenho da Porsche. O novo 911 Turbo S 2026 já usa o sistema T-Hybrid da marca, que produz 701 cavalos de potência e o torna o 911 mais potente de todos os tempos.
É difícil dizer não a mais potência e desempenho, desde que isso não comprometa o que torna o 911 tão bom, e a Porsche entende isso.
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– Equipe do Motor1.com