A Smart mostrou na China o novo #6. É o primeiro sedã da história da marca e, em comprimento, também é o maior já feito pela empresa, chegando a quase dois Smart ForTwo originais. E se você teve a impressão de que o carro parece um delírio de inteligência artificial, estaria perdoado. No entanto, ele é real, com imagens oficiais publicadas na conta Weibo da empresa na China.
O novo Smart #6 é um carro grande, e não apenas para os padrões da Smart. Com 4.906 mm de comprimento, ele tem quase o mesmo comprimento de um BMW Série 7 E32. Ele tira o título de maior carro da Smart que pertencia ao #5, um crossover lançado em meados de 2024 com a primeira configuração híbrida plug-in da marca.
11
Fonte: Smart
O novo sedã também combina um motor de combustão com um motor elétrico, mas o faz em uma carroceria maior com uma distância entre eixos substancial de 2.926 mm. O Smart #6 mede ainda 1.922 mm de largura e 1.508 mm de altura. Ele ainda usa grandes rodas de 20″ que parecem difíceis de limpar por causa do design complexo de seus raios. Além disso, o carro pode chegar a 2.099 kg em sua versão mais pesada.
Um spoiler traseiro ativo em um sedã Smart que tem um LiDAR montado no teto mostra o quanto a marca mudou desde que se tornou uma joint venture 50:50 entre a Mercedes-Benz e a Geely em 2019. O peso do veículo não é mencionado, mas com o SUV nº 5 chegando a uma balança de 2.450 kg na forma EV, nenhum número nos surpreenderia.
A autonomia total do #6, de acordo com a Smart, 1.810 quilômetros com um tanque cheio de gasolina e uma bateria totalmente carregada. No entanto, esse número merece um asterisco, já que se baseia no ciclo de teste CLTC chinês, que costuma ser bastante generoso.

Foto de: MIIT
Sem usar o motor de combustão de 1,5 litro, o Smart #6 consegue percorrer 285 km com uma única carga. Como um híbrido plug-in, o Smart #6 faz 25,6 km/l, o que não é muito ruim para um carro tão grande e presumivelmente pesado. A potência combinada é avaliada em 429 cv.
Embora a Smart ainda não tenha mostrado o interior do novo #6, apostamos que ele tenha um painel repleto de telas. Os clientes chineses são adeptos de telas grandes em detrimento da maioria dos controles convencionais. Isso também explica por que alguns fabricantes desenvolveram o hábito pouco saudável de substituir os interruptores tradicionais por telas gigantescas para acompanhar os recém-chegados da China.
O Smart #6 estará à venda na China no próximo ano e provavelmente continuará sendo um produto local. Na Europa, a Smart está revivendo o espírito do ForTwo com o próximo #2.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com