Após sete anos, a Mercedes-Benz enfim apresentou a nova geração do SUV GLB para o mercado europeu. Sem muitas surpresas, o modelo, baseado na mesma plataforma MMA do CLA, chegou apenas com mecânica elétrica, mas isso deve mudar em breve.
A principal mudança para o novo Mercedes-Benz GLB, entretanto, virá logo depois. Assim como já aconteceu com as variantes sedã e shooting brake do novo CLA, a Mercedes-Benz vai lançar versões híbridas leves do GLB com sistema de 48 volts em breve.
Nessa configuração, o motor elétrico do Mercedes-Benz GLB é ligado diretamente ao câmbio, solução mais refinada do que os sistemas de 12 volts usados por alguns grupos, como a Stellantis utiliza em alguns Fiat e Peugeot. Isso melhora a resposta em baixa rotação, reduz vibrações e ajuda a baixar o consumo sem exigir grandes modificações na plataforma.
Por ora, a Mercedes-Benz apresentou apenas duas variantes totalmente elétricas. A primeira é a GLB 250+, que oferece 272 cv e autonomia WLTP de até 631 km, enquanto o GLB 350 4MATIC chega a 354 cv e tração integral.
Foto de: Mercedes-Benz
Ambas as opções do novo Mercedes-Benz GLB utilizam uma bateria de 85 kWh e arquitetura de 800 volts, capaz de recuperar cerca de 260 km de alcance em dez minutos quando conectado a carregadores rápidos de alta potência. O sistema também aceita recargas de até 320 kW em corrente contínua e até 22 kW em corrente alternada, garantindo boa versatilidade em diferentes tipos de infraestrutura.
As versões 4MATIC do Mercedes-Benz GLB combinam o motor elétrico traseiro com outro motor no eixo dianteiro, acionado automaticamente quando há demanda adicional de tração. O Modo Terrain ajusta direção, tração e freios para superfícies de baixa aderência, como terra ou cascalho.

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Para mercados que ainda operam majoritariamente com carregadores de 400 volts, a Mercedes-Benz oferecerá um conversor opcional para o GLB, ampliando as possibilidades de uso no dia a dia. Já disponível para encomendas, o GLB elétrico parte de 59.048 euros (R$ 372.002) na versão 250+ e 62.178 euros (R$ 391.721) na 350 4MATIC.

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Como é o novo GLB 2026
Baseado na plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture), o Mercedes-Benz GLB de noa geração manteve o visual mais angulado e quadradão visto na geração anterior. A coluna D está mais vertical, as caixas de roda seguem destacadas e as maçanetas passam a ser embutidas, criando uma aparência mais limpa e moderna. As versões elétricas seguem o polêmico novo GLC e apostam em uma grade com 94 elementos de LED animados, enquanto as futuras variantes híbridas leves terão uma grade cromada convencional.
Nas medidas, o novo Mercedes-Benz GLB tem agora 4,73 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,69 m de altura e 2,89 m de entre-eixos. Sabe-se também que o GLB possui um porta-malas dianteiro — ou frunk — capaz de levar até 127 litros, enquanto o traseiro comporta 540 litros no modelo de cinco lugares e 480 litros no modelo de sete lugares. Com os encostos rebatidos, o volume sobe para 1.715 e 1.605 litros, respectivamente. Um total de quatro assentos infantis pode ser instalado nas fileiras dois e três.

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O teto panorâmico de série no Mercedes-Benz GLB cria impressão de espaço aberto, enquanto a versão opcional pode alternar a superfície do vidro entre transparente e opaca em poucos segundos. À noite, até 158 estrelas retroiluminadas são exibidas no interior.
Por falar em interior do Mercedes-Benz GLB, o design se concentra em elementos centrais. O MBUX Superscreen, disponível como opcional, reúne uma tela de 26 centímetros para o motorista e duas telas de 35,6 polegadas para o console central e o passageiro, todas integradas sob uma única superfície de vidro contínua. O console central está posicionado em nível elevado e traz um novo compartimento de armazenamento.

Foto de: Mercedes-Benz

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Fotos de: Mercedes-Benz
O volante do novo Mercedes-Benz GLB foi redesenhado ergonomicamente e, a pedido dos clientes, os controles do limitador e dos controles adaptativos voltaram a ser de botões físicos, enquanto o ajuste de volume retorna ao comando em rolo.
Em termos técnicos, o GLB utiliza o novo Sistema Operacional Mercedes-Benz (MB.OS), que permite atualizações remotas e integra sistemas de IA da Microsoft e do Google. Segundo a marca, os aplicativos podem ser reposicionados, agrupados e acessados com comandos por gestos.

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O Assistente Virtual MBUX usa IA generativa no Mercedes-Benz GLB, com memória de curto prazo, e combina dados do ChatGPT, Microsoft Bing Search e Google Gemini para fornecer informações contextuais e suporte ao motorista.
A navegação do Mercedes-Benz GLB, por sua vez, é baseada no Google Maps e utiliza o Automotive AI Agent do Google Cloud, enquanto a função Electric Intelligence planeja rotas com paradas de carregamento. A visualização MBUX Surround Navigation cria um ambiente 3D e melhora a percepção situacional.

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Apresentada nesta semana, a nova geração do Mercedes-Benz GLB já pode ser encomendada nas concessionárias alemãs. Para outros mercados, porém, sua chegada deve ocorrer apenas em 2026.
No Brasil, a Mercedes-Benz oferece atualmente o GLB em duas versões com motor 2.0 turbo: a GLB 220 4M Progressive, por R$ 369.900, e a GLB 220 4M AMG Line, por R$ 399.900. Acima delas está a esportiva Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC, por R$ 559.900.
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