Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • No Brasil em 2026, novo VW Tiguan tem nota máxima de segurança

No Brasil em 2026, novo VW Tiguan tem nota máxima de segurança

O Volkswagen Tiguan de nova geração, fabricado no México e já confirmado para chegar ao Brasil em 2026, recebeu cinco estrelas na mais recente bateria de testes do Latin NCAP. O SUV médio alcançou um desempenho consistente em todas as áreas avaliadas, reforçado pela oferta de seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e um pacote completo de tecnologias de assistência à condução de série em todas as versões e mercados.

Vale lembrar que o pacote para o Brasil ainda não foi confirmado, mas o VW Tiguan de nova geração vendido por aqui não deve ser muito diferente do que já é oferecido em outros países da América Latina. De acordo com a entidade, o novo Tiguan atingiu 85,79% em Proteção ao Ocupante Adulto, 80,96% em Proteção ao Ocupante Infantil, 79,69% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis e 92,15% em Assistência à Segurança.

O modelo foi submetido a avaliações de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, testes de controle de estabilidade e diversas modalidades de frenagem autônoma de emergência (AEB), incluindo cenários urbanos, interurbanos, para pedestres e ciclistas.

No impacto frontal, o Volkswagen Tiguan de nova geração apresentou estrutura e área dos pés instáveis, o que reduziu parte da pontuação de proteção ao adulto. Mesmo assim, os sistemas de retenção — airbags e cintos — ofereceram bom desempenho na contenção dos ocupantes. A cabeça e o pescoço tiveram proteção considerada boa, enquanto o peito do motorista ficou com avaliação marginal tanto no impacto frontal quanto no teste de poste. Os joelhos apresentaram proteção marginal devido à possibilidade de contato com estruturas rígidas atrás do painel, enquanto a proteção para tíbias foi classificada como boa.



Novo Volkswagen Tiguan no Latin NCAP

Novo Volkswagen Tiguan no Latin NCAP

Foto de: Latin NCAP

Nos testes de impacto lateral e de impacto lateral de poste, o Tiguan obteve pontuação máxima, oferecendo proteção integral para cabeça, peito, abdômen e pelve. A prova de chicotada cervical também registrou bom desempenho, demonstrando eficiência do encosto de cabeça e do banco na mitigação de lesões em colisões traseiras.

A proteção infantil foi outro ponto forte, com notas quase máximas. Com cadeirinhas instaladas voltadas para trás utilizando os pontos ISOFIX, os bonecos de teste de 1,5 e 3 anos tiveram desempenho muito bom. A pontuação só não foi totalmente completa devido ao risco potencial de interação entre a cortina de airbag e crianças pequenas posicionadas para trás no banco traseiro. O SUV conta com cintos de três pontos em todas as posições, desativação do airbag do passageiro e ancoragens ISOFIX, e todos os sistemas de retenção infantil avaliados foram aprovados quanto à instalação.



Novo Volkswagen Tiguan no Latin NCAP

Novo Volkswagen Tiguan no Latin NCAP

Foto de: Latin NCAP

Em relação à proteção a pedestres, o Tiguan apresentou comportamento robusto, com boa combinação entre soluções de segurança passiva — como conformação do para-choque e da borda do capô — e ativa, graças ao sistema de frenagem autônoma de emergência. A maior parte das áreas avaliadas ofereceu proteção satisfatória para impactos na cabeça e nas pernas de pedestres.

A pontuação mais alta do Tiguan, entretanto, veio no quesito Assistência à Segurança, com 92,15%. Todas as unidades do modelo contam de fábrica com AEB urbano e interurbano, AEB para pedestres e ciclistas, assistente de permanência e centralização em faixa, detecção de ponto cego, assistente de velocidade e escapamento eletrônico de estabilidade com ótimo desempenho. No teste do alce, o SUV registrou 90 km/h na avaliação ADAC e 70 km/h na prova de consumidores.

Apesar do excelente resultado geral, o Latin NCAP afirmou que ainda há espaço para melhorias, especialmente na atuação da cortina de airbag e em alguns aspectos estruturais, que podem ampliar ainda mais a proteção em cenários específicos. O novo VW Tiguan foi avaliado como decisão voluntária da fabricante.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Audi TT 2027 deve ser inspirado no Concept C, veja o que sabemos

Já faz dois anos que o Audi TT deu adeus ao mercado, após uma trajetória…

VW Polo a combustão pode ganhar tecnologia de T-Roc na Europa

Quando apresentou o protótipo ID.Polo, em setembro deste ano, era de se pensar que o…

Importado do Brasil, novo Nissan Kicks argentino passa dos R$ 200 mil

Lançada em julho no Brasil, a nova geração do Kicks acaba de desembarcar na Argentina.…