Search
Close this search box.
  • Home
  • Elétricos
  • Honda e Detran-SP fazem recall da Takata em veículos de pátio

Honda e Detran-SP fazem recall da Takata em veículos de pátio

O Detran de São Paulo iniciou uma ação inédita para regularizar recalls de segurança em veículos custodiados em pátios, começando por modelos da Honda afetados pelo conhecido problema dos airbags Takata. A iniciativa, feita em parceria técnica com a montadora japonesa, já resultou em 18 reparos concluídos e tem previsão de alcançar cerca de 400 veículos apenas nesta primeira etapa.

Os serviços envolvem a substituição dos insufladores dos airbags do motorista e do passageiro, eliminando o risco associado ao defeito de fabricação que marcou um dos maiores recalls da história da indústria automotiva. A partir de uma relação de números de chassi fornecida pela Honda, o Detran-SP cruzou os dados com veículos recolhidos em seus pátios e organizou as intervenções diretamente nos locais de custódia.

Com isso, os carros passam a ser entregues aos proprietários ou a compradores em leilões já em condições seguras de circulação, sem pendências relacionadas ao recall. Segundo o Detran-SP, a estratégia será replicada em outros pátios que concentram modelos afetados pelo problema.

De acordo com Vinícius Novaes, responsável pela Diretoria de Veículos Automotores do Detran-SP, a expectativa é que a iniciativa estimule parcerias com outras montadoras, ampliando a eliminação de riscos e contribuindo para um trânsito mais seguro no estado.



NHTSA Issues Massive Fine to Takata for Massive Airbag Recall

Recall Takata: um dos maiores da história

O recall tratado na ação envolve os airbags da fornecedora japonesa Takata, cujo defeito pode provocar o rompimento da estrutura do insuflador no momento do acionamento. Em vez de proteger os ocupantes, o airbag pode lançar fragmentos metálicos para dentro da cabine, oferecendo risco grave de ferimentos e até morte.

O problema está relacionado à deterioração do nitrato de amônia, composto usado para inflar rapidamente a bolsa em uma colisão. Quando degradado, o material pode gerar uma explosão mais violenta do que o previsto, rompendo a cápsula metálica do airbag.

Globalmente, o defeito atingiu dezenas de milhões de veículos, envolvendo ao menos 19 fabricantes. Estima-se que cerca de 69 milhões de unidades tenham sido afetadas ao longo dos anos, com milhões de chamados realizados em diversos mercados. O caso já foi associado a mais de 180 feridos e ao menos 20 mortes ao redor do mundo.



1. Os airbags fatais da Takata

No Brasil, a Honda afirma ter alcançado aproximadamente 94% de atendimento dos veículos envolvidos em suas campanhas de recall. Para avançar nos casos restantes, a montadora solicitou apoio do Detran-SP para identificar unidades que permaneciam fora do alcance por estarem apreendidas em pátios.

A ação reforça a importância de campanhas de recall não apenas para veículos em circulação, mas também para aqueles fora de uso temporário, garantindo que retornem às ruas livres de falhas críticas de segurança.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

empresa não decidiu ainda quais de suas 14 marcas serão eliminadas

A Stellantis costuma definir seu vasto portfólio como uma “constelação de 14 marcas automotivas icônicas”,…

SP quer zerar IPVA de motos pequenas, mas esquece da mais vendida do Brasil

O Governo de São Paulo encaminhou à Assembleia Legislativa (ALESP) o projeto de lei que…

Fiat Pulse em promoção é automático por preço de VW Tera manual

A italiana Fiat está com condições especiais para quem pretende sair com um Pulse 0…