Em julho, muitos fãs da franquia de jogos de corrida Forza ficaram preocupados com a possibilidade de que a principal série do gênero disponível hoje no Xbox pudesse estar em perigo, já que boa parte da equipe responsável pela franquia há quase 20 anos foi duramente atingida por demissões em massa.
O lançamento mais recente, chamado apenas de Forza Motorsport (2023), chegou ao Xbox Series X/S e PC como o oitavo título da franquia, mas recebeu críticas mistas do público e da imprensa. Muitos não aprovaram novidades como o sistema de progressão ao estilo RPG e a qualidade inferior de alguns carros, mesmo com os ajustes posteriores feitos pela Turn 10, que cuida dos jogos da série desde 2005.
16
Fonte: Motor1.com
Questionado sobre o assunto, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, tratou de amenizar e esclarecer qual será o futuro da franquia daqui para frente. Em entrevista à publicação japonesa Famitsu, durante o Tokyo Game Show deste ano, o executivo afirmou:
“Entendemos a reação de muitas pessoas quando reduzimos a Turn 10 Studios. Temos um grande número de jogos que queremos oferecer suporte com cuidado e, às vezes, damos às equipes de desenvolvimento um pouco mais de tempo para evitar sobrecarregá-las. Nossa estrutura atual nos permite essa flexibilidade.”

Foto de: Motor1.com
Trata-se de uma declaração bem diferente daquela feita por um ex-funcionário da Turn 10, que disse na época dos cortes que a empresa havia se tornado um estúdio de suporte para o spin-off Forza Horizon e que essa redução representava o fim da série Forza Motorsport. Ao que tudo indica, ela apenas deixou de estar entre as prioridades principais da Microsoft.
Forza Horizon segue forte
Se a franquia principal deixou de ser prioridade para a Microsoft, o mesmo não pode ser dito do spin-off Forza Horizon. Recentemente, a Playground Games, responsável pelos jogos de mundo aberto da série, confirmou que levará o próximo título para o Japão em 2026, ainda sem uma data oficial definida.
A ambientação no Japão atende a um pedido antigo dos jogadores e abre espaço para cenários variados. O mapa será um compilado de diferentes regiões, em vez de uma recriação 1:1. Isso permitirá alternar entre ruas de Tóquio iluminadas por neons, áreas rurais, serras nevadas com o Monte Fuji ao fundo e até regiões costeiras.

Foto de: Motor1 Brasil
Também no PS5
O jogo manterá a sazonalidade dinâmica já conhecida da franquia, agora com impacto ainda mais forte no Japão. As mudanças de estação afetarão tanto a dirigibilidade quanto o visual e a ambientação sonora. De florestas de cerejeiras floridas na primavera a chuvas torrenciais no verão, passando pelo vento frio do outono e pelas estradas congeladas no inverno, cada detalhe promete influenciar a experiência de pilotagem.
Forza Horizon 6 chegará ao PC e aos consoles Xbox no próximo ano e estará disponível por meio do Game Pass. A Playground Games também planeja levar o FH6 para o PlayStation 5, com a ajuda da Turn 10 Studios, criadora da franquia Forza Motorsport.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com