Search
Close this search box.

Afinal, o que é um carro híbrido leve (MHEV) e como funciona?

O termo MHEV, ou Mild Hybrid Electric Vehicle, tem aparecido cada vez mais em lançamentos de carros no Brasil, mas muita gente ainda não entende exatamente como ele funciona e quais são suas vantagens.

Diferente de um híbrido tradicional ou de um carro totalmente elétrico, o MHEV combina um motor a combustão com um sistema elétrico compacto, que ajuda o veículo em situações específicas, mas não permite rodar apenas na energia elétrica. Neste guia, vamos explicar como funciona, para que serve e quais cuidados você deve ter ao dirigir um veículo MHEV.

Como funciona um MHEV?

O MHEV possui uma bateria de baixa tensão, normalmente entre 12V e 48V, que alimenta um motor elétrico auxiliar conectado ao motor a combustão. Tal conexão pode ocorrer por meio de correia (Belt Start Generator, ou BSG) ou com o motor elétrico ligado de forma mais direta ao propulsor a combustão. Esse motor elétrico não substitui o motor principal: ele atua em momentos estratégicos, como:

  • Partida do motor: elimina o uso de motor de arranque tradicional, também tornando a partida mais silenciosa

  • Apoio em acelerações leves: reduz o esforço do motor a combustão, economizando combustível.

  • Recuperação de energia em frenagens (regenerativa): a energia cinética é convertida em eletricidade e armazenada na bateria para uso posterior.

Por conta disso, um carro com sistema MHEV usa o motor elétrico para substituir de uma vez só o alternador e o motor de partida convencionais de um carro. Diferentemente dos híbridos convencionais (HEV, para os plenos, ou PHEV para os que têm as baterias carregadas em tomada também), o MHEV não roda sozinho em modo elétrico. Ou seja, você sempre depende do motor a combustão, mas o sistema elétrico contribui para maior eficiência e suavidade na condução.



plataformabio-hybrid---stellantis-5

Plataforma Bio-Hybrid da Stellantis com sistema híbrido leve (MHEV) por BSG de 12V

Foto de: Stellantis

Vantagens de um MHEV

  • Economia de combustível: principalmente em trânsito urbano, com muitas paradas e partidas.

  • Redução de emissões: o motor elétrico auxilia em acelerações, diminuindo gases poluentes na medida em que reduz o esforço do motor a combustão partindo da imobilidade, fase em que mais se polui.

  • Partidas e retomadas mais suaves: o carro fica mais silencioso e confortável.

  • Custo menor que híbridos convencionais: como a bateria é pequena e o sistema mais simples, o preço do veículo não sobe tanto.

Cuidados ao dirigir um MHEV

  • Não espere dirigir totalmente elétrico: diferente de híbridos completos ou elétricos, o MHEV não permite rodar sem consumir combustível.

  • Manutenção da bateria: embora seja pequena, a bateria precisa estar sempre em boas condições para que o sistema funcione corretamente.

  • Uso correto de marcha e aceleração: o sistema é otimizado para uso urbano; acelerações bruscas podem reduzir a eficiência do motor elétrico auxiliar.




Foto de: Motor1.com

Mitos e verdades sobre MHEV

  • Mito: O carro MHEV funciona como um elétrico comum.

  • Verdade: Ele sempre depende do motor a combustão, mas oferece assistência elétrica estratégica.

  • Mito: A bateria do MHEV precisa ser carregada na tomada. Os híbridos que fazem isso são os PHEV, híbridos plug-in

  • Verdade: A bateria recarrega automaticamente durante a condução, sem necessidade de recarga externa.

  • Mito: MHEV não traz economia significativa. Pode ser pequena, mas é considerável

  • Verdade: Em uso urbano, especialmente com tráfego intenso, a economia pode chegar a 10% de combustível em comparação a um carro apenas a combustão.




Foto de: Motor1.com

Para quem é indicado

O MHEV é ideal para quem usa o carro majoritariamente em urbanos que querem reduzir consumo e emissões sem investir em um híbrido completo ou elétrico, que geralmente demandam preços mais elevados. Também é uma boa opção para quem busca tecnologia moderna sem abrir mão da praticidade do motor a combustão.

Ou seja…

Um carro MHEV, híbrido leve, combina o melhor de dois mundos: o motor a combustão continua fornecendo potência e autonomia, enquanto o motor elétrico auxiliar melhora a eficiência, suaviza partidas e reduz emissões. Entender como ele funciona ajuda a tirar o máximo proveito da tecnologia e dirigir de forma mais econômica e consciente, aproveitando o que esse sistema tem a oferecer.

Exemplos de carros que são MHEV, ou híbridos leves

O caso mais notório de carros com sistema MHEV no Brasil é o de carros da Stellantis dotados do que a empresa chama de Bio-Hybrid. Ele usa como base o motor 1.0 T200 com até 130 cv de potência em associação com um elétrico BSG de 12V. A Kia oferece algo similar, enquanto modelos relevantes da CAOA Chery já apostam em um sistema de 48V, com o mesmo princípio, mas mais robusto. Confira alguns exemplos:

  • Fiat Pulse T200 Hybrid (12V)
  • Fiat Fastback T200 Hybrid (12V)
  • Peugeot 208 GT T200 Hybrid (12V)
  • Peugeot 2008 GT T200 Hybrid (12V)
  • Kia Stonic (48V)
  • Kia Sportage (48V)
  • CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid Max Drive (48V)
  • CAOA Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive (48V)
  • CAOA Chery Tiggo 7Pro Hybrid Max Drive (48V)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

BMW i8 de Maradona está sendo leiloado

O BMW i8 não foi um carro de sorte: pouco mais de 20.000 unidades vendidas…

VW Tera está roubando clientes de outras marcas e donos de hatches

A Volkswagen do Brasil lançou oficialmente sua nova aposta de volume no país, o Tera,…

Triumph tem promoção com taxa zero para suas motos em novembro

A Triumph Motorcycles Brasil promove neste sábado, 8 de novembro, uma ação nacional em todas…